Seguidores

sábado, 19 de julho de 2008

O CHAMADO DE ELIZEU

1 Reis 19.19

De todos os profetas do velho testamento, um de mais destaque com certeza foi o profeta Elizeu.
Elizeu era filho de um homem rico chamado Safate, apesar da riqueza era um jovem simples e trabalhador. O seu pai foi um dos que não se dobraram a Baal quando todo o país vivia mergulhado em apostasia.

Na casa de Safate o profeta Elias costumava hospedar-se, quando das suas viagens missionárias pelo país. Ali ele via a dedicação daquele jovem às coisas espirituais. Foi por orientação do próprio Deus que Elias o convidou para ser seu auxiliar e ensina-lo o oficio de profeta, que tão bem ele iria exercer no futuro. “E também a Elizeu filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirá profeta em teu lugar”. 1: Rs. 19. 16

Quando Elizeu recebeu o chamado, simbolizado pelo manto que era jogado nas costas do convidado, ele imediatamente o aceitou. Não perguntou quanto ganharia, nem quais seriam as vantagens. Pediu apenas que o profeta o permitisse ir à sua casa, despedir-se dos pais.

Elizeu foi a casa, despediu-se dos seus queridos, voltou, matou uma junta de bois, distribuiu a carne entre os seus empregados, fez uma farofa do resto e acompanhou o profeta. O profeta quando recebeu o chamado não estava à-toa, estava lavrando a roça, com doze juntas de bois. Este é um indicio que temos que ele era de uma família abastada.

A principal função de Elizeu, a partir daquele dia, era cuidar do profeta. Serviço humilde, para quem havia sido criado em meio de abastança. Ele o desempenhava com prazer, enquanto isto, observava o trabalho daquele grande homem e tirava lições que lhe seriam úteis para o resto de sua vida, e para o bem do povo de Deus.

Quando Elias estava já final do seu ministério, foi revelado a Elizeu, que o profeta seria tomado para Deus sem ver a morte. Essa revelação também teve os alunos das escolas que Elias dirigia. Elizeu ficou na expectativa. E Elias querendo poupá-lo da separação, disse-lhe: “fica-te aqui, pois o Senhor me enviou a Betel”. Elizeu recusou ficar. Por três vezes Elias tentou afastar-se dele, porem ele não concordou.

“... indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo os separou um do outro; e Elias subiu ai céu num redemoinho”. O que vendo Elizeu clamou: meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros. E nunca mais o viu e tomando as suas veste as rasgou em duas partes
Então levantou o manto de Elias que lhe deixara cair, e voltando-se se pôs à borda do Jordão. ” 2. Rs 11-13”.

Quando Elizeu tocou as águas do Jordão com a capa de Elias, que havia caído do céu, elas se abriram ele então reconheceu que estava habilitado para exercer o ministério em lugar do outro profeta.
Ao chegar a casa sem o profeta Elias, alguns não acreditaram que o mesmo houvera sido arrebatado.
“E lhes disseram: eis que entre os teus servos há cinqüenta homens valentes, ora, deixa-os ir a procura do teu senhor; pode ser que o espírito do Senhor o tinha levado e lançado em alguns dos montes, ou nalgum dos vales. Porem ele respondeu. Não os envieis”. Mas eles apertaram com ele até que constrangido disse: enviai. E enviaram cinqüenta homens que o procuraram por três dias, porem não o achou.

Então voltaram para ele em Jericó; e ele lhes disse: não vos disse que não fosseis?”2. Rs. 2.16-18”.
Essa deve ter sido a pior experiência de Elizeu. Ser questionado. Não resta dúvida que aquela era uma experiência inusitada. Sair com alguém para os matos, voltar só, vestindo as roupas daquela pessoa e dizer que a mesma foi para o céu em um carro de fogo, fica meio difícil de se fazer acreditar. Porem ninguém tinha motivos para desconfiar dele, pois sempre se houvera leal a Elias e sua honestidade era a toda prova.

Com insistência enviaram cinqüenta homens para procurar o cadáver de Elias que eles julgavam estar em algum lugar. Só que a busca foi em vão. A Bíblia não dá detalhes, mas dá para gente imaginar o que algumas pessoas passaram a dizer em relação a este caso:
- você viu o que aconteceu com o profeta Elias? Sumiu de repente. Diz o secretário dele, que ele foi levado para o céu em um carro de fogo. Você acredita?
-será que não fizeram uma maldade com ele? Onde já se viu alguém subir para o céu assim de repente?

O certo é que cinquenta homens saíram em sua procura e por três dias o procuraram até se cansarem.
A dúvida que levantaram a respeito do profeta, fez com que alguns rapazes perdessem o respeito para com ele. Como alguns sem motivo, passaram a desconfia dele, os rapazes sentiram-se livres para fazer o mesmo e o desrespeitarem.

“Então subiu dali a Betel; indo ele pelo caminho, uns rapazinhos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhes: Sobe calvo. Sobe calvo! Virando-se ele para trás, viu-os e os amaldiçoou em nome do Senhor; então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois deles. 2 Rs. 2.23,24”.
O que eles queriam eram forçar Elizeu a subir para o céu também. Era uma critica ás palavras do homem de Deus. Era como se dissessem: - já que dissertes que ele subiu, tu vai ter que subir Também. Se não fora a proteção divina, eles talvez fizessem um mal a Elizeu.

Com aquela intervenção divina, nunca mais qualquer pessoa teve a coragem de mofar de um servo de Deus.

Lições

a) Assim como Deus chamou o profeta Elizeu, ele chama a mim e a você.
Ainda há necessidade de homens e mulheres que estejam dispostos a levar o trabalho de Deus avante

b) aqueles que desejam realizar grandes coisas precisam aprender ser fieis em coisas pequenas. “A lição é para todos. Ninguém pode saber qual é o propósito de Deus em sua disciplina; mas todos podem estar certos de que a fidelidade em pequenas coisas é a evidencia da capacidade para responsabilidades maiores” “... aquele que sente não ser de qualquer conseqüência à maneira como realiza suas pequenas tarefas, prova-se incapaz para uma posição mais honrosa”. PR. 218.

c) O trabalho de Deus é todo trabalho nobre que se faz com amor e boa vontade. “O sucesso não depende tanto de talento quanto de energia e voluntariedade. Não é a posse de esplêndidos talentos que nos capacita a prestar serviço aceitável; mas à conscienciosa realização dos deveres diários, o espírito contente, e o interesse sincero e sem afetação no bem estar alheio. Na mais humilde sorte, pode ser encontrada verdadeira excelência. As tarefas mais comuns, executadas com amorável fidelidade, são belas à vista de Deus”.

d) “O ministério compreende mais do que pregar a palavra. Significa educar jovens como Elias educou Elizeu ““... (“pg. 222”.)...” A mãe que educa seus filhos para Cristo, esta trabalhando tão verdadeiramente como o ministro no púlpito. ”(Pg. 219.)”.

e ) ‘A reverencia que faltava aos jovens que zombaram de Elizeu, é uma graça que deve ser cuidadosamente acariciada. Cada criança deve ser ensinada a mostrar verdadeira reverencia para com Deus. Jamais deve o seu nome ser pronunciado leviana ou irrefletidamente. Anjos ao pronunciarem aquele nome cobrem o rosto. Com que reverencia não devemos nós, que somos caídos e pecadores, toma-lo nos lábios. ” Pg.236.


f) A Reverencia também envolve os lideres e os pais da igreja. “Deve-se mostrar reverencia pelos representantes de Deus. - os pastores, os professores, e os pais, que são chamados a falar e agir em seu lugar. No respeito que a eles se mostre Deus é honrado”. Idem. 237

g) Os jovens que foram devorados pelas ursas, a culpa de muitos deles terem morrido, foram dos próprios pais. Pois muitos duvidaram das palavras de Elizeu e chegaram a insinuar que ele mesmo havia dado fim ao profeta, para tomar o seu lugar. E esta insinuação sem fundamento, fez com que, eles, os jovens, perdessem o respeito para com aquele que foi escolhido pelo céu, para continuar o trabalho começado por Elias. Muitos pais ainda hoje dão maus exemplos aos filhos, quando em casa falam mal da liderança da igreja, ou dos outros irmãos em geral. E as crianças que ouvem dos pais comentários maldosos, contra aquelas pessoas, perdem o respeito pelas mesmas e perdem o interesse pela casa de Deus ou pelos seus pregadores.
Pais. Pelo amor que você tem para com sua alma e pela alma de vossos filhos, não permita que a vida de ninguém seja comentada maldosamente em vossa casa. Você estará colaborando com a destruição do bem mais precioso que alguém pode ter nessa terra, que é a reputação e destruindo a sua própria fé, e a fé de seus filhos.

h) Deus às vezes age de maneira estranha à nossa compreensão. Ele é amor, e não quer a destruição de ninguém, porem, para salvar outros, ele age com muita dureza, em alguns casos, para ensinar lições eloqüentes do seu desagrado para algumas situações. Foi assim com Nadabe e Abiu, com Ananias e Safira, com Uzá, que pôs a mão na arca e morreu, e também com aqueles jovens. Dali em diante nunca mais alguém ousou duvidar da palavra ou caluniar o servo de Deus.Diz a Serva de Deus: “Até mesmo à bondade deve ter seus limites. A autoridade deve ser mantida mediante firme severidade, ou será recebida com zombaria e desdém. A assim chamada tolerância, lisonja e condescendência, usadas para com a juventude por pais e responsáveis, é um dos piores males que lhes pode sobrevir. Em toda família, firmeza, decisão, exigências positivas, são essenciais.” Idem. Pg. 236.

i) Elizeu foi um tipo de Jesus. O seu trabalho consistia em pregar, ensinar, (dirigia três escolas,) e curar. Chegou a ressuscitar um morto. O mesmo trabalho de Jesus. Ele foi o sucessor de Elias, e Jesus foi o sucessor de João Batista, o segundo Elias. Jesus multiplicou os pães, e Elizeu multiplicou o azeite da botija. Jesus andou por cima das águas e Elizeu fez um machado flutuar.

j) Ele em tudo representou a Jesus. Porem o seu começo foi simples e humilde. Ele foi grande porque aprendeu a obediência nas pequenas coisas.

k) Se desejarmos uma vida de resultados para Deus, que façamos como aquele profeta, que na humildade do seu oficio, carregar água para lavar os pés do profeta Elias, chegou a ser um dos homens mais importantes de todos os tempos.

9 comentários:

Melânia disse...

Pastor Manoel, esse assunto q o Senhor escolheu para esplanar, é excelente e serviu-me de grande aprendizado. Não vou dizer em qual sentido mas Deus sabe.
Um grande abraço, para o Senhor, a irmã Lucila e as meninas.
Melânia

Blog do Pastor Manoel Barbosa disse...

obrigado melânia.
esse é o objetivo. ajudar de alguma forma as pessoas que os lerem. cada assunto que eu explano aqui são do meu sermonário. voce pode usar para pregar em sua igreja.
aliás esse é tambem outro objetivo. fornecer aos leitores, idéias para sermões.
um abraço

Heloísa Barbosa disse...

tá ficando metido com esse blog! hahahaha
tu mesmo que fez o layout novo?

saudade, pai!

Blog do Pastor Manoel Barbosa disse...

foi a erica
ela que tá ficando boa nisso. eu só escrevo, mas ja tem muito leitores, vez por outra eu recebo comentários de pessoas inesperadas, geralmente no meu e-mail. isso me anima a continuar escrevendo
beijos

Pr. Wanderson disse...

Aqui é o pastor Wanderson. Esse sermão está um pouco desorganizado. Talvez se colocasse mais estruturado, seria muito melhor. Um abraço.

Anônimo disse...

Soou Tiago Serafim , jovén de 18 anos minha segunda pregação sera sobre Eliseu ..ou seja o sucessor para Jovéns passar aki abriu um pouco minha mente , sou novo no manto mais estamos nos levantando para obra Ore por mim Pr. Manoel ! ABraço

Anônimo disse...

o q acabei de ler é incrivel q Deus continue te usando pastor manoel,serviu q uma lição tremenda pra minha vida um forte abço !! fica na paz de Deus !!

me chamo Théo Oliveira !!obreiro da casa do senhor !por misericordia DELE !!!

Unknown disse...

Reverendo Manoel, com todo o respeito que sua posição merece, entendo, que faltaram algumas considerações úteis, ao mundo de hoje, a. líderes que Deus chama, não deveriam estar vinculados a instituições que defendem o que há de pior no mundo, esperando que quando Cristo volte arrume a casa: ela deve ser arrumada hoje; b. pastorado não é atividade para ninguém enriquecer; deveria ser, salvo melhor juízo, de ensinamento, motivação, e, até, de algum sacrifício (porque ser decente num mundo indecente que marcha a passos largos para a destruição é algo fora de propósito); c. a opção da igreja, qualquer que seja ela, deveria ser pelos pobres, já que a opção do próprio Salvador foi por eles, e não pelos ricos do mundo (ricos, chorai por vosso ouro, que êle enferrujou!); d. diga que Eliseu viveu seus últimos dias acometido de uma doença incurável, dentro de um leprosário (porque deveria feder como um morto-vivo), com dores atrozes não aplacadas por anestésicos, que não haviam, e, mesmo assim, quando jogado dentro do buraco aberto às pressas para outros cadáveres, os que alí jaziam se levantaram, devolvidos à vida, apenas no contato com o corpo putreafato e nauseabaundo do Homem de Deus; e. fale, meu irmão, em nome do Crucificado, eleve sua voz pelos que não têm vóz, chame a injustiça pelo seu nome, onde quer que esteja, mesmo entre a liderança de sua Igreja, que se acumpliciou como genocida Tio Sam, e finge não ver seus pecados, bem como com o não menos genocida Israel, que mata seus irmãos desde sempre, e quiçá o Todopoderoso tenha misericórdia de Vossamercê e o salve e lhe dê a paz, que é o que eu desejo.

Blog do Pastor Manoel Barbosa disse...

Concordo com você, Flavio Ataliba, um pastor deve realmente ter vida simples pois, como você disse, "pastorado não é atividade para ninguém enriquecer"; quanto a doença do profeta Elizeu, esse informação para mim é nova. O que eu tenho lido na Bíblia É que, quem ficou leproso foi o secretário de Elizeu, Geazi, por causa da mentira que usou para extorqui dinheiro de Naamã. Quanto ao profeta ter morrido leproso, te confesso, é a primeira vez que ouço alguém falar isto

Postagens de Destaque