Seguidores

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Uma fuga apressada e angustiante

Gênesis 35:3

Angústia, medo, vergonha... Eram esses os sentimentos do velho patriarca Jacó, em um determinado dia da sua vida.Naquele dia ele orou como nunca o fizera antes. Na situação em que se encontrava, só Deus poderia livrá-lo.Estava rodeado de inimigos, que mais cedo ou mais tarde o atacariam, e com certeza seria dizimado com a sua família. Esse era o motivo de sua angústia.
Quem era Jacó?
Jacó era um próspero fazendeiro que morava no município de Siquém, pequena cidade da região da samaria.
Neto de Abraão, filho de Isaque e Rebeca, era Ele um dos três patriarcas tidos como os pais da fé.
Tudo começou quando Jacó volta de Padã-Arã, terra onde viveu, na casa do sogro, por mais de vinte anos; com medo de encontra-se com o irmão Esaú, não foi morar em Berseba, casa do seu pai, mas em Siquém, cidade dos Heveus, que ficava a cerca de 120 kilômetros de distância. Ali comprou uma fazenda e cavou um poço, o famoso poço de Jacó, e se estabeleceu.
“Depois que voltou de Padã-Arã, Jacó chegou são e salvo a cidade de Siquem que está na terra de Canaã, e se acampou diante da cidade. Por cem peças de prata ele comprou dos filhos de Hamor, pai de Siquem, a parte do campo em que estendera sua tenda”. Gen. 33;18,19.
Tudo ia bem, até o dia que aconteceu um incidente desagradável e deste, uma tragédia.
Diná, a única filha, começou a namorar o filho de Hamor, o governador do lugar. O moço tinha o mesmo nome da cidade, Siquém.Só que havia um sério problema. Os dois eram de religiões diferentes.Ela adorava a Jeová. O Deus a quem o seu pai servia. Ele era pagão. Adorava outros deuses. E a orientação que Deus dera aos descendentes de Abraão, era que não deviam mistura-se com pagãos.
Certo dia, Diná saiu a encontrar-se com o namorado e nesse encontro ela perdeu a virgindade. Em uma sociedade conservadora como a oriental, e mesmo entre os pagãos, um homem tirar a virgindade de uma mulher sem casar, era considerado a pior afronta. Crime punido com morte.
Hamor o pai se Siquem, ao tomar conhecimento do fato, sabendo que por causa desse ato poderia acontecer uma guerra, resolveu contornar a situação sugerindo o casamento dos dois. Jacó aceitou. Porém dois irmãos dela, Simeão e Levi, não aceitaram. Resolveram vingar o ultraje feito a irmã. Só aceitariam, disseram, se os siquemitas aceitassem a religião deles.
“Sob uma condição consentiremos; se vos tornardes como nós, circuncidando-se todo macho entre vós”. Gen.34: 15.
O que eles queriam mesmo era ver todos os homens doentes, pois para se tornar membros da igreja deles, era necessário circuncidar o homem. E a circuncisão era uma pequena cirurgia feita no pênis, hoje, sem muitas conseqüências. Porém naqueles tempos, sem anestesia, sem acompanhamento clínico, e sem antibióticos; a cirurgia causava no homem uma infecção que o deixava vários dias sem ação. E era isto que desejava os irmãos de Diná, deixar os homens impossibilitados de reagir, para poderem se vingar. Sem desconfiar, o velho Hamor tratou de convencer o povo a aceitar a nova religião. Dizia: Será muito bom para nós, eles são ricos, se nos unimos a eles, poderemos casar nossos filhos com as filhas deles, e seremos tão ricos quanto eles.
“O seu gado e todas as suas propriedades serão nossos, consintamos, pois, com eles e eles habitarão conosco”. verso. 23.
Pensando nas vantagens financeiras, aceitaram. Todos os homens foram circuncidados.
“Três dias mais tarde, quando os homens estavam doridos, dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, entraram na cidade e mataram a todos os homens”.
“Mataram também ao fio da espada a Hamor e a seu filho Siquem e tomaram Diná da casa de Siquem e saíram”. Versos 25,26.
Mataram o velho Hamor, mataram o filho Siquem, roubaram gado, prenderam mulheres e crianças, fizeram uma barbárie; essa era a causa do desespero de Jacó.
Ele temia que quando a notícia se espalhasse, houvesse, entre o povo da terra, uma confederação de forças, que o atacaria, e toda a sua família seria dizimada.
Só uma coisa ele poderia fazer. Orar. E foi o que ele fez. Orou como nunca o fizera antes. E Deus atendeu a sua oração. Mandou que ele fosse embora dali. Que fosse moram em Betel.
“Então, disse Deus a Jacó. Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali. E faze um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da presença de Esaú teu irmão”. Gen. 35: 1.
Ele foi. Gen. 35,2.
Porém antes de viajar tomou uma decisão. Promoveu uma reforma espiritual na família.
“Levantemos e subamos a Betel”... Versos 3-5.
Ele nunca fora fiel. E sempre sofria por causa disso.
É certo que ele cria em Deus, orava, devolvia o dízimo, provavelmente guardava o sábado, porém faltava mais. Ser cristão não é apenas práticas exteriores, precisa de comprometimento maior. Mais consagração. Mais fé, mais testemunho. Isso lhe faltava, testemunho.
Aproveitou da fraqueza do irmão, para lhe tomar a primogenitura.Quando a mãe o mandou mentir ao pai, aceitou.Quando o sogro trocou sua esposa por outra, também aceitou, é possível que estivesse de olho nas duas.Quando uma das esposas sugeriu que ele fornicasse com a empregada dela, concordou. Depois adulterou com a empregada da outra esposa.
Alguém lhe falou de uma simpatia; que se ele descascasse algumas varas e as colocasse no bebedouro das cabras, estas iriam parir de acordo com os desenhos da varas. Bobagem. Isto não tem nada a ver. Deus o ajudou por amor, e não por causa de uma simpatia sem sentido.
E por último, quando a filha começou a namorar um pagão, permitiu; e agora estava em uma tremenda enrascada.A filha deflorada, os filhos assassinos, uma cidade destruída, a opinião publica contra eles, e a ameaça de destruição de toda sua família.Precisava fugir e não sabia para onde.Perdera o bem mais precioso que alguém pode ter. A Paz.
Acredito que paz era algo que, ao que parece, nunca ele teve.Quando criança, brigava constantemente com o irmão, por inveja da primogenitura. Até que lha tomou.Saiu fugido de casa, para não ser morto pelo irmão. Foi morar com o tio, e explorado pelo mesmo por vinte anos.Casado, o lar era um inferno. Duas mulheres brigavam por causa dele, depois três e por último, quatro.O sogro não gostava dele, os cunhados muito menos, pois se sentiam enganados, ao o verem ficar rico apesar se explorado. Saiu da casa do sogro escondido, e foi perseguido pelo mesmo, por causa de alguns ídolos que uma de suas mulheres roubou. Perdeu algumas noites de sono, com medo de encontrar o irmão que o jurara de morte.Não voltou para a casa do pai, para poder ficar longe do irmão, em quem não confiava.Ali comprou a fazenda, cavou os poços, se estabeleceu.Quando pensava que agora tinha paz, lhe acontece aquela tragédia.
Mais uma vez tinha que fugir. Ter que abandonar, terras, poços, roças e fugir para não ser morto.
Foi quando resolver fazer com Deus um pacto de fidelidade. Abandonar tudo que tinha vínculo com o pecado. Consagrar a vida inteiramente a Deus.Fez uma reforma espiritual e nesta reforma obrigou todos a abandonar a idolatria, mudar o estilo mundano de vestir, o uso de jóias e enfeites pagãos.
“Então disse Jacó á sua família e a todos os que com ele estavam: lançai fora os deuses estranhos que há no meio de vós e purificai-vos e mudai as vossas vestes. Levantemo-nos e subamos a betel, onde farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho por onde andei”. Gen. 35: 2,3.

O povo atendeu o apelo. Deram-lhe, os deuses, as argolas, brincos, jóias, jogaram fora as roupas indecentes, Jacó cavou debaixo de uma árvore lá em meio à floresta e escondeu tudo.
“Então deram a Jacó todos os deuses estranhos que tinham as mãos, e as argolas que lhes pendiam das orelhas e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto à siquem. Então partiram e o terror de Deus caiu sobre as cidades que estavam ao redor deles, e não seguiram aos filhos de Jacó”. Versos. 4,5.
Na sua bondade, Deus enviou os anjos a protegê-los, e a presença dos anjos aterrorizava os habitantes das cidades, e ninguém ousou molestá-los, pelo contrário, fugiam deles.

Estamos em viagem para a Betel Celestial.
Á semelhança de Jacó estamos rodeados de inimigos. E nossos inimigos não são carnais, mas espirituais.

“O diabo anda em derredor rugindo como leão buscando a quem tragar”. 1 Pedro. 5:8.

Para nosso sucesso na caminhada cristã, precisamos aprender algumas lições da experiência de Jacó.
1 - Porque cometemos pecados, ou mesmo por que nos afastamos da igreja, significa que Deus nos abandona. Jacó fazia jus ao nome, era enganador, e mesmo assim, era objeto do cuidado e amor de Deus. Passou vinte anos, longe da igreja, convivendo com um tio pagão, e mesmo assim Deus o ajudou muito. Ficou tão rico na casa do tio, que na volta, tirou alguma coisa doque trazia para o seu irmão Esaú, um pequeno presente em gado e animais, e esse presente chegou a 580 cabeças. Gen. 32:13-21.
2 - Os sofrimentos, na maioria, são causados, por nós mesmos.
• Jacó vivia desterrado por causa de suas atitudes
• Se em casa havia conflito, ele que escolheu viver com quatro mulheres.
• Quando os filhos mentiam a ele, era porque com ele aprenderam a mentir.
3 - Satanás procura destruir os filhos de Deus. Tantoespiritualmente,quanto fisicamente. 1 Pedro 5:8.
4 Para chegarmos a Betel Celestial, é necessária uma reforma espiritual.
Esta reforma envolve:
a)Tirar os deuses estranhos
b)Mudar os vestidos
c)Purificar-se
d)Principalmente confiar na graça divina. Pois Deus na sua misericórdia não abandona um seu filho, mesmo que seja enganador como Jacó o foi.
Deus deseja transformar cada Jacó em Israel. De enganador, passa a seraquele que lutou com Deus e venceu


Pastor Manoel Barbosa da Silva
Distrital de Divinópolis - Tocantins

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque