Seguidores

terça-feira, 10 de junho de 2014

Força para Momentos Difíceis!

 

Fonte - http://www.opregadorfiel.com.br/2014/06/

 

0

Força para Momentos difíceis!Texto: Apocalipse 2:8-11 

Introdução: Todos nós vamos enfrentar momentos difíceis! Será que temos a força necessária para enfrentar esses momentos difíceis? É difícil manter-se fiel durante momentos difíceis; no entanto, o Senhor lhe dará força para tais ocasiões. 

Em Apocalipse 2:8-11, encontramos um grupo de pessoas que estavam enfrentando momentos difíceis. As pessoas eram os crentes na igreja em Esmirna. 

Observe o que a Bíblia diz sobre eles. V. 8-11

 "Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto e reviveu: Conheço a tua tribulação e a tua pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás. Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que vencer, de modo algum sofrerá o dado da segunda morte''
 
Ao estudar esta igreja, encontramos vários princípios que nos ajudarão a encontrar forças para enfrentar momentos difíceis

1. O primeiro princípio é: A sua visão de Jesus lhe dará força para enfrentar tempos difíceis. 

 

João descreve Jesus como "o primeiro e o último, que esteve morto, e tornou a viver”.
 
Neste versículo encontramos três qualidades sobre Jesus. 

A. Ele é o primeiro e o último. Para mim, isso nos ensina que Jesus é consistente. Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre. As pessoas, as circunstâncias e a vida vão nos decepcionar, mas Jesus será sempre consistente. 

B. Ele esteve morto. Jesus sabe o que é enfrentar provações. Ele foi morto em uma cruz. Ele tomou a dor do pecado do homem sobre si mesmo. Ele conhece a dor e a dor de coração que você está enfrentando. 

C. Ele tornou a viver. Jesus sabe o que é ser um vencedor sobre as provações. Quando as equipes de atletismo estão procurando um novo treinador, elas querem um treinador que é um vencedor. Mesmo assim, é bom saber quem é o vencedor final. 

Sua visão vai motivá-lo a continuar durante momentos difíceis.

2. O segundo princípio é: O seu compromisso vai lhe dar força.

 

João descreve os momentos difíceis enfrentados pelos crentes em Esmirna. "Conheço a tua tribulação e a tua pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás. Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida"
João menciona tribulação, pobreza, sofrimento e prisão. É óbvio que os crentes eram comprometidos ou então eles teriam cedido às pressões que enfrentaram. 

A. Para que a nossa fé seja um benefício deve haver mais do que um compromisso casual. 

Ilustração: imagine dois levantadores de peso. Um levantador é dedicado. Ele treina todos os dias. Ele cumpre a sua dieta. O outro levantador é inconsistente com seu treinamento. Ele come qualquer coisa e é indisciplinado. Qual dos dois vai beneficiar mais do treinamento? Obviamente, o levantador número um. O mesmo acontece na vida cristã. Dedicação e compromisso rende força. 

B. Jesus nos chamou para um compromisso radical com ele. Ele usou frases como "tome a sua cruz"; "Vir e morrer" para explicar suas expectativas. 

3. Um terceiro princípio é: A sua dependência de Jesus lhe dará força.

 

Muitas vezes somos culpados de tentar viver em nosso próprio poder e nossa própria força. Essa vida está fadada ao fracasso.
Por exemplo: quando Jesus se aproximava da cruz, Simão Pedro se gabou de que ele nunca iria abandonar Jesus. No entanto, ele abandonou Por quê? Ele tentou viver em sua própria força.
Observe os comentários positivos que Jesus faz aos crentes em Esmirna. "Não temas";... "Eu te darei a coroa da vida";... “O que vencer não receberá o dano da segunda morte’’ (vs. 10-11)”.
Observe, cada uma dessas frases referem-se a força que vem de Jesus. Os crentes foram fiéis porque Jesus deu-lhes o poder e a força para ser fiel. Deu-lhes segurança.
  • Ele não nos trouxe até aqui para nos deixar.
  • Ele não nos ensinou a nadar para nos afogar.
  • Ele não construiu sua morada em nós para se afastar.
  • Ele não nos levantou para nos deixar cair.
Conclusão: Jesus deu aos crentes em Esmirna Sua segurança, Sua assistência e Suas promessas. Ele vai fazer o mesmo por nós hoje. Que Deus abençoe você a medida que você buscar a Sua força. 

Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque