terça-feira, 8 de julho de 2014

Como Jesus dá o exemplo perfeito para todo marido

 

Como Jesus dá o exemplo perfeito para todo marido

marido-mulher 
Texto: Efésios 5:25-28

Introdução:  A noiva de Cristo é a Igreja e Ele é o exemplo perfeito do que um marido deve ser, deve fazer e deve se esforçar para realizar. Paulo escreve: "Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela para a santificar, purificando-a pela lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou qualquer outro defeito, mas santa e irrepreensível. Assim também, os maridos devem amar suas esposas como seus próprios corpos" (Efésios 5:25-28)

Como Jesus demonstrou o exemplo perfeito para todo marido?


1. O proposito maior de Jesus para a Sua noiva, a igreja, é a santidade.  Todo marido deve amar a sua esposa, e não apenas para ela se sentir bem, mas para ajudá-la a tornar-se mais semelhante a Jesus. Quando o marido visa trazer a si mesmo e sua esposa a um nível maior de maturidade espiritual, Ele vai seguir nas pisadas de Jesus.

2. Jesus cumpriu seus propósitos para a igreja através do poder do amor.  Motivado por um amor incondicional por sua noiva, a igreja, Ele voluntariamente deu a Sua vida para o benefício da igreja.

3. Jesus reconheceu que todo relacionamento exige constante renovação, refino e restauração. Todo relacionamento entre marido e mulher exige um fluxo continuo de cuidados. Ninguém que não está disposto a gastar uma grande quantidade de energia no casamento deve celebrar este contrato sagrado.

4. Jesus assumiu dores semelhantes, condições e realidades com a sua noiva, a igreja. Um grande marido está disposto a assumir as mesmas condições de vida, problemas, realidades humanas, juntamente com sua esposa. O marido não deve tentar viver acima das realidades cotidianas de sua esposa, mas compartilhar o que têm em comum.

5. Jesus viu a sua noiva como um meio de trazer uma boa notícia para as comunidades vizinhas. O Senhor sabia que a boa notícia do perdão, da vida eterna e a vida abundante seria melhor promovida através da vida e ministério de sua noiva, a igreja. Da mesma forma, os maridos e esposas formam uma grande equipe promocional para a apresentação de exemplos e propósitos da vida de Cristo. Quando um marido e uma esposa compartilham um ministério de reconciliação, amor e serviço; eles são atraídos mais próximos.

6. Jesus viu a sua noiva, a igreja, como possuidora de riqueza incalculável, beleza e dignidade. Todo marido que vê a sua mulher como alguém que é tão valiosa como joia preciosa estima-a a cada minuto.

7. Jesus viu o crescimento de sua noiva, a igreja. O Senhor prometeu: "Eu edificarei a minha Igreja e as portas do inferno (Todas as forças opostas do mal) não prevalecerão contra ela" (Mateus 16:18)
Todo bom marido trabalha diligentemente para edificar sua esposa espiritualmente, emocionalmente, mentalmente e fisicamente.

8. Jesus remove as doenças de sua noiva, a igreja. Todo marido recém-casado se preocupa com o menor resfriado da sua amada. No entanto, depois de décadas de casamento muitos maridos, apenas diz a sua esposa: “tome uma aspirina e vá para a cama”. Não é assim com Jesus.

9. Jesus continua a proteger, preservar e evitar que danos atinja a Sua noiva, a igreja. Maridos amorosos protegem suas esposas de qualquer desconforto desnecessário.

10. Jesus sempre admira a beleza e o valor de sua noiva, a igreja. Um marido atencioso está disposto a lembrar constantemente sua noiva como ela é bela, formosa.

O ministério do marido de afirmação, louvor e agradecimento garante a esposa de Seu amor.

Pr. Aldenir Araújo

Fonte - O pregador 

Postagens de Destaque