terça-feira, 22 de julho de 2014

Como Pregar Com o Objetivo Correto

 

Fonte - http://www.opregadorfiel.com.br/2014/03

 

Como Pregar Com o Objetivo Correto

Como Pregar Com o Objetivo CorretoEu gostaria de pensar que o que vou dizer é obvio, e que não é necessário tratar dessa questão. Mas eu ainda suspeito que possa estar equivocado.
O objetivo da leitura da Bíblia, e de fato, o objetivo de ouvir uma Pregação, não é para reunir informação. Ainda que isto não seja um mal resultado, mas não é o objetivo real, ou pelo menos não deveria ser.
Como pregador, o objetivo de passar tempo na Palavra de Deus, não é encher o cérebro com os fatos, ou seja, com informações, para que possamos impressionar os nossos ouvintes na nossa próxima mensagem. Não é para reunir informação para que possamos nos sentir bem acerca de nosso conhecimento em relação aos demais. Agora, isto não quer dizer que o conhecimento da bíblia que temos em nosso cérebro não importa. Sim, é importante, e muito. Mas nosso objetivo na leitura da Bíblia, e nossa meta e Objetivo na Pregação da Palavra de Deus, não é primordialmente intelectual, mas espiritual.
O objetivo de passar tempo na Palavra de Deus é conhecer, relacionar-se e responder a Deus. Adoramos a Deus, não a Bíblia. Sem duvida, podemos conhecer a Deus e responder a Deus, bem como passar tempo no que Ele tem dado de Si mesmo a nós através da Palavra, a Bíblia.
Você precisa ter isto muito claro na Pregação. Incluso se você sabe disso, creio que alguns de seus ouvintes ainda estarão no “Preciso saber mais, preciso educar minha escola de espiritualidade”.
Como pregadores, nós primeiro temos que viver, e logo também pregar, já que vivê-lo é de vital importância e de maneira absoluta do cristianismo como relação.
Alguns dos seus ouvintes podem ser que não entendem isto. De fato, eles podem estar muito preocupados e inclusive desanimados na luta por reter informação. Você como Pregador deve ajuda-las a conhecer que o verdadeiro objetivo é Conhecer e Responder a Deus.
O objetivo da pregação não é principalmente informativo ou educativo, ainda que isso faça parte, mas não é o mais importante. O objetivo sempre deve ser “Espiritual”. O objetivo é Deus, é conhecê-lo, e não o quanto eu sei dEle.
Pr. Aldenir Araújo

Postagens de Destaque