sexta-feira, 18 de julho de 2014

Princípios Orientadores na Observância do Sábado


Princípios Orientadores na Observância do Sábado
Ellen White - Mensagens escolhidas Vol. 3 Pág. 256

O Sábado, um Sinal de Lealdade
Da coluna de nuvem Jesus disse a Moisés: "Tu, pois, falarás aos filhos de Israel, e lhes dirás: Certamente guardareis os Meus sábados; pois é sinal entre Mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que Eu sou o Senhor, que vos santifica." Êxo. 31:13. O sábado é um penhor dado por Deus ao homem - um sinal da relação que existe entre o Criador e os seres criados por Ele. Observando o monumento comemorativo da criação do mundo em seis dias e do descanso do Criador no sétimo dia, santificando o sábado, de acordo com as Suas instruções, os israelitas deviam declarar ao mundo sua lealdade ao único e verdadeiro Deus vivente, o Soberano do Universo.
Observando o verdadeiro sábado, os cristãos sempre devem dar ao mundo fiel testemunho de seu conhecimento do verdadeiro Deus vivente, como distinto de todos os falsos deuses, pois o Senhor do sábado é o Criador dos céus e da Terra, Aquele que é exaltado acima de todos os outros deuses.
"Portanto guardareis o sábado, porque é santo para vós outros. ... Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá. Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações. Entre Mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, e ao sétimo dia descansou e tomou alento." Êxo. 31:14-17. Manuscrito 122, 1901.


Antigo Conselho Sobre o Sábado e as Crianças
A casa de Deus é profanada e o sábado é violado pelos filhos de observadores do sábado. Eles correm pela casa, brincam, conversam e manifestam seu mau humor nas próprias reuniões em que os santos se reúnem para glorificar a Deus e adorá-Lo na beleza da santidade. O lugar que devia ser santo, onde devia reinar sagrado silêncio e onde devia haver perfeita ordem, asseio e humildade, torna-se uma Babilônia e um lugar em que reina confusão, desordem e desleixo. Isto é suficiente para excluir a Deus de nossas reuniões e fazer com que se acenda Sua ira, para que Ele não tenha prazer em sair com os exércitos de Israel a fim de batalhar contra os nossos inimigos.
Deus não quis dar a vitória na reunião em ______. Os inimigos de nossa fé triunfaram. Deus Se desagradou. Sua ira é acesa porque Sua casa se torna como Babilônia. ...
Acima de tudo, cuidai de vossos filhos no sábado. Não permitais que eles o violem, pois vós mesmos o estareis violando se consentirdes que vossos filhos o façam. Quando permitis que vossos filhos brinquem no sábado, Deus vos considera transgressores dos mandamentos. Transgredis o Seu sábado. Manuscrito 3, 1854.


Sem Barulho ou Confusão
Eles [a família inteira] chegam à mesa sem leviandade. Barulho ruidoso e contenda não devem ser permitidos em nenhum dia da semana; mas no sábado todos devem manter silêncio. Não devem ser ouvidas ordens em voz alta em nenhuma ocasião; mas no sábado isso é completamente impróprio. Este é o santo dia de Deus, o dia que Ele reservou para comemorar Suas atividades criadoras, um dia que Ele abençoou e santificou. Manuscrito 57, 1897.


Cuidando dos Próprios Interesses
Pergunto aos que afirmam ser adventistas do sétimo dia: Podeis reivindicar o selo do Deus vivo? Podeis afirmar que estais santificados pela verdade? Não temos, como um povo, dado à lei de Deus a preeminência que devíamos dar. Estamos em perigo de fazer nossa própria vontade no dia de sábado. Carta 258, 1907.


Não um Dia Para Procurar Prazeres, Nadar ou Jogar Bola
Deus quer que todas as Suas dádivas sejam apreciadas. Todos os fragmentos, todo jota e til devem ser cuidadosamente entesourados, e devemos tornar-nos devidamente familiarizados com as necessidades dos outros. Tudo que temos da verdade bíblica não é meramente para o nosso benefício, mas para ser comunicado a outras almas, e isto deve ser gravado nas mentes humanas, e toda palavra bondosa deve ser proferida para preparar o caminho a fim de formar um conduto pelo qual a verdade flua em copiosas correntes para outras almas.
Toda operação de milagres por Cristo era essencial e devia revelar ao mundo que havia uma grande obra a ser realizada no dia de sábado para alívio da humanidade sofredora, mas não o trabalho comum. Procurar prazeres, jogar bola, nadar, não era uma necessidade, mas pecaminosa negligência do dia sagrado santificado por Jeová. Cristo não realizava milagres meramente para mostrar Seu poder, mas sempre para enfrentar a Satanás ao afligir ele a humanidade sofredora. Cristo veio ao nosso mundo para satisfazer as necessidades dos sofredores aos quais Satanás estava torturando. Carta 252, 1906.


A Louça do Sábado
Recomendamos a todos que não lavem sua louça no sábado se for possível evitá-lo. Deus é desonrado por todo trabalho desnecessário efetuado no Seu santo dia. Não é incoerente, e, sim, apropriado, que a louça fique por lavar até o fim do sábado, se isto puder ser feito assim. Carta 104, 1901.


O Sábado, um Dia de Atividade
O primeiro sábado da semana de oração foi um dia de intensa atividade. De "Sunnyside" e da escola, foram enviados duas parelhas de animais e um barco a Dora Creek, a fim de trazer para as reuniões os que não podiam andar tão longe. As pessoas tinham sido convidadas a trazer seu lanche, e vir à reunião preparadas para passar o dia, e elas atenderam de bom grado ao convite.
Alguns ficaram muito surpresos de que nos empenhássemos no sábado para trazê-los à reunião. Fora-lhes ensinado que a observância do domingo consistia principalmente em inatividade física; e pensavam que em virtude de sermos zelosos no tocante à guarda do sábado, nós o guardaríamos de acordo com os ensinos dos fariseus

Dissemos a nossos amigos que, no tocante à observância do sábado, estudamos o exemplo e os ensinos de Cristo, cujos sábados freqüentemente eram passados em diligente esforço para curar e ensinar; que críamos que uma de nossas irmãs, que estava cuidando de uma família doente, observava tanto o sábado como aquele que dirigia uma divisão na Escola Sabatina; que Cristo não pôde agradar aos fariseus de Seu tempo, e que não esperávamos que nossos esforços para servir o Senhor satisfizessem aos fariseus de nosso tempo. Review and Herald, 18 de outubro de 1898.
Atividades Sagradas e Seculares
Os sacerdotes no templo realizavam maior trabalho no sábado que em outros dias. O mesmo trabalho, feito em negócios seculares, seria pecado, mas a obra dos sacerdotes era realizada no serviço de Deus. O Desejado de Todas as Nações, pág. 285.


Exemplo de Longo Alcance de uma Igreja na Sede
Minha mente tem estado preocupada com a condição da igreja neste lugar. ... Havia grande necessidade de exaltar a norma neste lugar em muitos aspectos, antes que correta e salutar influência pudesse dirigir-se a outros lugares. À medida que a verdade tem sido apresentada aqui, ela tem tirado pessoas do mundo e das igrejas, reunindo-as na qualidade de igreja; mas nem todos os que professam crer na verdade são santificados por ela. ...
Deus solicita que os obreiros nesta missão elevem a norma e manifestem sua consideração por Seus requisitos, honrando o sábado. ... Deste lugar são enviadas as publicações, e partem os obreiros para proclamar os mandamentos de Deus; e é da maior importância que seja exercida correta influência por esta igreja, tanto por preceitos como pelo exemplo. A norma não deve ser posta a um nível tão baixo que os que aceitam a verdade transgridam os mandamentos de Deus enquanto professem obedecer-lhes. Seria melhor, muito melhor, deixá-los em trevas até que recebessem a verdade em sua pureza.


Os Adventistas do Sétimo Dia Estão Sendo Observados
Há os que estão observando este povo para ver qual é a influência da verdade sobre eles. Os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz; quando lhes são apresentados as exigências do quarto mandamento, eles olham para ver como ele é considerado pelos que professam obedecer-lhe. Examinam a vida e o caráter de seus defensores, para verificar se estão em harmonia com a sua profissão de fé; e, com base nas opiniões assim formadas, muitos são grandemente influenciados na aceitação ou rejeição da verdade. Se este povo puser sua vida em harmonia com a norma bíblica, eles serão realmente uma luz no mundo, uma cidade edificada sobre um monte. Manuscrito 3, 1885.


A Importância e a Glória do Sábado
Ontem [10 de agosto de 1851], que era sábado, tivemos agradável e glorioso período. O Senhor encontrou-Se conosco, e a glória de Deus foi derramada sobre nós, e fomos levados a regozijar-nos e a glorificar a Deus por Sua extraordinária bondade para nós. ... Fui arrebatada em visão. ...
Vi que sentíamos e compreendíamos bem pouco da importância do sábado, em comparação com o que ainda devemos compreender e saber de sua importância e glória. Vi que não sabíamos ainda o que era cavalgar sobre os altos da Terra e ser sustentado com a herança de Jacó. Quando, porém, vier o refrigério e a chuva serôdia pela presença do Senhor e a glória do Seu poder, saberemos o que é ser sustentado com a herança de Jacó e cavalgar sobre os altos da Terra. Então veremos mais da importância e glória do sábado. Mas não o veremos em toda a sua glória e importância até que seja feito conosco o concerto de paz, à voz de Deus, e as portas de pérola da Nova Jerusalém sejam abertas de par em par e revolvidas em seus resplandecentes gonzos, e seja ouvida a agradável e jubilosa voz do adorável Jesus, mais melodiosa do que qualquer música que já incidiu em ouvidos mortais, mandando que entremos. [Vi] que tínhamos todo o direito de entrar na cidade, pois havíamos guardado os mandamentos de Deus, e o Céu, o doce Céu, é o nosso lar, porque guardamos os mandamentos de Deus. Carta 3, 1851

Postagens de Destaque