sábado, 12 de julho de 2014

Vida Social - As Crianças Gostam da Companhia da Mãe



Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também seu marido, que a louva. Prov. 31:28.


O lar deve ser para as crianças o mais atrativo lugar do mundo, e sua maior atração deve ser a presença da mãe. As crianças têm natureza sensível e amorosa. Facilmente se consegue agradá-las, e facilmente também se sentem infelizes. Mediante uma disciplina branda, com palavras e atos amáveis, as mães podem unir os filhos ao seu coração.
As crianças gostam de ter companhia, e raramente se podem divertir sozinhas. Anseiam simpatia e ternura. O que lhes dá prazer, elas crêem que também o dá à mãe. ...
Em vez de mandar que os filhos se afastem dela, a fim de não ser molestada pelo barulho que fazem, ou perturbada por suas pequeninas necessidades, imagine a mãe algum divertimento ou trabalho leve, para entreter a mente e suas ativas mãozinhas. Penetrando em seus sentimentos, dirigindo-lhes os brinquedos e as ocupações, a mãe conquistará a confiança dos filhos. ...
Mediante paciente e vigilante amor, ela poderá dar à mente das crianças a verdadeira direção, nelas cultivando belos e atrativos traços de caráter.
As mães devem guardar-se de educar os pequenos de maneira a se tornarem dependentes, e absorvidos consigo mesmos. Nunca os leveis a cuidar que são o centro, e que tudo o mais deve girar em torno deles. Alguns pais dedicam demasiado tempo e atenção para distrair os filhos, mas estes devem ser acostumados a se divertirem a si próprios, a exercer seu próprio engenho e habilidade. Assim, aprenderão a estar satisfeitos com prazeres simples. Devem ser ensinados a sofrer animosamente seus pequeninos desapontamentos e provações. ... Estudai maneiras a sugerir às crianças, pelas quais elas aprendam a preocupar-se com os outros. A Ciência do Bom Viver, págs. 388 e 389.
Na Palavra de Deus encontramos a bela descrição de um lar feliz e a mulher que o dirige: "Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também seu marido, que a louva." Prov. 31:28. O Lar Adventista, pág. 534.

Ellen White
Minha Consagração Hoje - MM 1989 Pag. 197

Postagens de Destaque