quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Vida Reverente - Para com os Idosos


Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho, e terás temor do teu Deus. Eu sou o Senhor. Lev. 19:32.


Há serviços que devemos aos outros e que não podemos passar por alto e ao mesmo tempo guardar os mandamentos. Viver, pensar e agir só em benefício próprio é tornar-se inútil como servo de Deus. Mente, Caráter e Personalidade, vol. 2, pág. 610.
Temos em nossas fileiras demasiado número de pessoas que são inquietas, faladoras, importantes aos seus próprios olhos e que tomam a liberdade de se colocar à frente, sem atenção para com os idosos, nem para com os mais experientes, nem para com os de cargo mais elevado. A igreja hoje sofre por falta da influência de caracteres opostos a estes - homens modestos, calmos e tementes a Deus, os quais se desempenhem de responsabilidades desagradáveis, que lhes sejam confiadas, não por causa do nome mas para prestar serviço ao seu Senhor, que morreu por eles. Pessoas dessa espécie não julgam ser coisa deprimente erguerem-se diante dos mais idosos ou tratarem respeitosamente aos de cabeça encanecida. ...
Aos que temem e reverenciam a Deus, Ele Se deleita em honrá-los. O homem pode ser tão elevado que forme o elo que ligue o Céu à Terra. Ele saiu das mãos do Criador com um caráter simétrico, dotado de capacidades para desenvolver-se, combinando a influência divina com os esforços humanos, para que pudesse elevar-se quase ao nível dos anjos. Contudo, quando assim elevado, não terá noção de sua bondade e grandeza. Testimonies, vol. 4, págs. 339 e 340.
Deus ordenou, especialmente, afetuoso respeito para com os idosos. Diz Ele: "Coroa de honra são as cãs, achando-se elas no caminho da justiça." Prov. 16:31. Elas falam de batalhas feridas, vitórias ganhas, encargos suportados e tentações vencidas. Falam de pés fatigados próximos de seu descanso, de lugares que logo se vagarão. Ajudem às crianças a pensar nisto, e elas por meio de sua cortesia e respeito suavizarão o caminho dos que são idosos, e trarão graça e beleza a sua própria vida juvenil ao atenderem a ordem: "Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho." Lev. 19:32. Educação, pág. 244.


Ellen White
Minha Consagração Hoje - MM 1989 Pag. 279

Postagens de Destaque