Seguidores

domingo, 21 de dezembro de 2014

Neozelandes ganha 31 mil dólares por demissão por causa do sábado

Neozelandes ganha 31 mil dólares por demissão por causa do sábado

marca da besta e selo de deus questao de adoracao20

Uma empresa da Nova Zelândia foi condenada a pagar salários perdidos a um adventista do sétimo dia, demitido por se recusar a trabalhar no sábado.
Mark Meulenbroek foi demitido de seu cargo na empresa Vision Antenna, que instala sistemas de televisão e de áudio na cidade de Invercargill, em setembro de 2012, após recusar-se a trabalhar aos sábados.
O Tribunal de Revisão de Direitos Humanos, que pertence ao Ministério da Justiça da Nova Zelândia, descobriu que Meulenbroek “foi despedido por causa das suas crenças religiosas”, e concedeu-lhe 40 mil dólares neozelandeses (31.025 dólares americanos) por salários perdidos, despesas legais e sofrimento emocional.
A Igreja Adventista na Nova Zelândia teve interesse ativo neste caso e congratulou-se com a decisão do tribunal no mês passado. 
Essa descoberta “representa uma vitória para todas as pessoas que procuram viver ativamente a sua fé como um empregado fiel”, disse Damien Rice, presidente da Associação Sul da Nova Zelândia, da denominação. “Isso abre um precedente na Nova Zelândia que irá ajudar a proteger as liberdades de outros trabalhadores no futuro. Ficamos também felizes por Mark, pois esta foi uma demanda legal difícil”.
Meulenbroek tinha trabalhado na Vision Antenna desde 2004 e era considerado um trabalhador “fantástico” pela empresa Invercargill, disse o tribunal.
Em 2011, ele reintegrou-se à Igreja Adventista, que havia deixado com a idade de 16 anos, e pediu a seus empregadores para não agendar-lhe trabalhos aos sábados a fim de que pudesse observar esse preceito bíblico.
Apesar de aceitar este pedido, inicialmente, o diretor de Vision Antenna, Glen Stapley, se recusou a conceder a Meulenbroek folga todos os sábados dizendo que os seus motivos para não trabalhar eram “simplesmente inaceitáveis”.  O tribunal, no entanto, discordou, dizendo que “como observadores externos não podemos deixar de notar quanto perversamente a Vision Antenna tratou com o pedido do Sr. Meulenbroek de não trabalhar no sábado”.  E acrescentou: “Um trabalhador dedicado, consciente e “fantástico” foi reduzido a uma condição de ‘zumbi’ [um morto-vivo] pelo fracasso da Vision em respeitar sua crença religiosa”, relatou a estação de televisão local TVNZ.
A Vision Antenna pode recorrer da decisão.
O advogado do governo, Robert Kee, que representou Meulenbroek no caso, disse que a decisão do tribunal iria servir como um alerta a outras empresas de pequeno e médio porte, que podem não estar familiarizadas com a Lei dos Direitos Humanos da Nova Zelândia.

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque