Seguidores

domingo, 4 de janeiro de 2015

Estudo Bíblico nº 1 “A Bíblia Fala” - Riquezas Esquecidas

 

Estudo Bíblico nº 1 “A Bíblia Fala” - Riquezas Esquecidas

Estudo Bíblico nº 1 “A Bíblia Fala” - Riquezas Esquecidas

Anos atrás um abastado cavalheiro inglês adoeceu e morreu. Ao chegar o dia da leitura de seu testamento e da partilha da fortuna que deixara, sua filha predileta teve amarga decepção. Dizia o pai, no testamento, que ela devia receber "Minha Bíblia e tudo que ela contém." Embora soubesse que o pai fora devotado estudioso da Bíblia, e que esse Livro era sempre por ele tido como um tesouro, escondeu-o ela no fundo de um velho baú e continuou a viver como dantes. Após algum tempo a adversidade começou a seguir-lhe os passos. A saúde precária e outras dificuldades reduziram-na à pobreza. Alquebrada física e espiritualmente, procurou desesperada, uma solução aos seus problemas. Depois de tentar todos os meios ao seu alcance, resolveu recorrer à Bíblia de seu pai, para ver se ela a ajudaria a vencer as dificuldades. Imaginai sua surpresa ao folhear aquele Livro esquecido e descobrir, entre muitas de suas páginas, vultuosos cheques de banco! Era rica havia muito, e não se apercebera de sua boa fortuna por não ter entendido as palavras do pai, ao legar-lhe "Minha Bíblia e tudo que ela contém."



Deixou-nos nosso Pai Celestial um grande tesouro nas páginas deste Livro maravilhoso. Talvez não encontreis notas de banco entre as páginas da Bíblia, mas podeis encontrar paz, alegria, esperança, fé e vida eterna ao lerdes o seu conteúdo. Tesouros inapreciáveis! Riquezas esquecidas! Que tesouro maior poderia o homem desejar? Muito milionário trocaria sua fortuna por esses valores. Triste é dizer, milhões de pessoas se acabrunham e amargam a vida porque não aprenderam como encontrar no "bom Livro antigo" a solução de suas dificuldades. Demasiada TV, ocupações demasiadas e demasiados problemas para resolver, têm roubado à humanidade o tempo necessário para deixar que Deus lhes fale ao coração e à mente por meio de Sua Palavra.

Unamo-nos na busca da verdade e dos tesouros escondidos, ao tratarmos de descobrir o que a Bíblia nos diz a seu próprio respeito.

A BÍBLIA FALA

1. Qual, disse Jesus, é a fonte da verdade? Resposta Bíblica, João 17:17

2. De que maneira comunicava Deus aos profetas a Sua Palavra de verdade, as Escrituras? Resposta Bíblica, II Pedro 1:20 e 21

3. Que parte das Escrituras é inspirada por Deus? Resposta Bíblica, II Timóteo 3:16

4. Que parte das Escrituras usou Cristo para provar a verdade? Resposta Bíblica, Lucas 24:44

5. De quem dão testemunho todas as Escrituras? Resposta Bíblica, João 5:39

6. Por que foram registadas as experiências dos personagens bíblicos? Resposta Bíblica, I Coríntios 10:11

7. Que podemos ter, mediante o estudo das Escrituras? Resposta Bíblica, Romanos 15:4

8. Como um auxílio no caminho da vida, a que compara Pedro a palavra profética? Resposta Bíblica, II Pedro 1:19

9. Por que disse Paulo que os bereanos eram mais nobres do que os de Tessalônica? Resposta Bíblica, Atos 17:11

10. Desde quando estudou Timóteo as Escrituras? Resposta Bíblica, II Timóteo 3:15

11. Que, disse Paulo, devemos fazer com a Bíblia? Resposta Bíblica, II Timóteo 2:15

12. Como devemos estudar a Bíblia? Resposta Bíblica, Isaías 28:10

NOTA: Para compreender qualquer assunto apresentado na Bíblia, temos de considerar tudo que é ensinado nas diferentes partes das Escrituras. Essas passagens têm de ser reunidas, como se reúnem, por exemplo, as partes de um quebra-cabeça, para ver o quadro completo, em sua beleza.

13. Com que propósito devemos estudar a Palavra de Deus? Resposta Bíblica, II Timóteo 3:16 e 17

14. De que maneira nos ajudará a Palavra de Deus a andar nos Seus Caminhos? Resposta Bíblica, Salmo 119:105

Ao cabo dos quarenta dias, quando Cristo estava fisicamente débil e com fome, aproximou-se-Lhe o diabo e O tentou a pecar. Apresentou ao nosso Senhor três tentações. Tentou-O a transformar em pão as pedras. Tentou-O a adorá-lo, a ele que era Satanás, com a falsa promessa de que poderia ter o domínio do mundo sem por ele morrer. Afinal, tentou-O a lançar-Se do pináculo do templo. Cristo saiu vitorioso de cada tentação. Fez frente a cada tentação de Satanás com um texto bíblico. Três vezes Cristo resistiu à tentação de Satanás com a declaração: "Está escrito." Jesus conhecia as Escrituras e delas Se servia para resistir às argúcias do tentador. Jesus nos advertiu de que o diabo procuraria enganar até mesmo os eleitos. Unicamente revestindo-nos "de toda a armadura de Deus" seremos aptos a resistir aos magistrais enganos do maior enganador.

Está você familiarizado com o que a Bíblia ensina? Dedica todos os dias algum tempo a ler a carta de amor de Deus a Seus filhos terrestres? Sabe o que Deus deseja que faça e creia, a fim de poder um dia ser um cidadão daquela terra melhor? Se se sente descontente com o conhecimento que tem adquirido no passado acerca de Deus e Sua verdade, como é ensinada na Palavra, estes estudos lhe oferecerão uma oportunidade para aprender o que é a verdade. Cada um dos estudos se baseará na Bíblia. Por que não pôr de parte um pouco de tempo cada semana, ou, cada dia, para aprender o que precisa saber para poder entrar no reino dos Céus?

As duas frases seguintes exprimem duas de nossas grandes necessidades. Não desejaria você torná-las uma expressão de seu próprio desejo sincero?
Então porque não expressar este desejo a Deus em oração?
( ) É meu desejo conhecer o plano de Deus para minha vida.
( ) Dedicarei cada semana um pouco de tempo ao estudo do Livro de Deus.

A Bíblia Fala é uma iniciativa independente que visa a pregação do evangelho.
Nosso email para contato: contato@abibliafala.com



Luís Carlos Fonseca





Nenhum comentário:

Postagens de Destaque