terça-feira, 24 de março de 2015

Teresina tem o maior movimento social de jovens adventistas da sua história

Teresina tem o maior movimento social de jovens adventistas da sua história

Movimento Eu Sou a Mensagem
Movimento Eu Sou a Mensagem em Teresina
Teresina, PI… [ASN] 

Mais de dois mil jovens da capital piauiense participaram do Dia Mundial do Jovem Adventista, neste último sábado (21). Alguns projetos com objetivo social voltados para a promoção da saúde, bem estar físico, mental e espiritual, foram realizados. A finalidade foi alertar a população para uma melhor qualidade de vida e chamar a atenção dos piauienses para as atividades e existência da Igreja na região, até pouco tempo bem reduzida na capital.
Orientação Nutricional
Grupo ofereceu atendimento nutricional para a população.
A iniciativa ocorreu na principal avenida central da cidade, Frei Serafim. O local foi escolhido para oferecer serviços como aferição de pressão arterial, dicas sobre nutrição, alimentação saudável, teste de glicemia, orientação sobre como deixar de  fumar, entre outros.  No espaço destinado à saúde, a população foi atendida por enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos.
Jovens oferecem abraços grátis nas ruas de Teresina/PI.
Jovens oferecem abraços grátis nas ruas de Teresina/PI.

Alguns projetos religiosos também foram realizados – “Ganhe Um Abraço”, “Sofá de Descanso” e orações pelos passantes ao ar livre ou em tendas armadas na avenida.  Quem circulava pelo centro tinha a oportunidade de receber um carinho, tomar uma água e ainda era presenteado com um livro Viva com Esperança.


A energia contagiou a todos
Dia do Jovem 1Com a frase nas camisas “Eu sou a mensagem”, o que se via eram jovens pra lá e pra cá, gente se abraçando, orando, cantando e muita alegria. Os pedestres acenavam, sorriam e se contagiavam com a energia dos jovens adventistas teresinenses. Em cada semáforo eles distribuíam impressos, levantavam cartazes, encenavam histórias da paixão de Cristo e ao som de instrumentos louvavam, pulavam e batiam palmas.  Além disso, vários grupos entravam nos ônibus coletivos em silêncio estratégico e em determinado momento, um deles começava a tocar o violão, outro iniciava um louvor seguindo o toque, e em uma ação aparentemente aleatória; aos poucos todos os jovens iam um a um cantando.
Distribuição de Literatura em ônibus
Nos ônibus, participantes distribuíram literatura.
Por fim batiam palmas e entregavam livros sempre dizendo: “Jesus te ama”. A paixão por servir e por proclamar era nítida nos olhos de todos. Como relata o voluntário Amilton Madeira: “Proclamar a verdade é tremendo. As pessoas recebem com carinho os folhetos, buzinam e querem fazer parte disso. Pra mim, essa também é uma forma de seguir o exemplo de Jesus”, disse. É a mesma impressão passada pela voluntária Roseane Sales. Para ela a experiência é única.“Você imerge nos sentimentos das pessoas percebendo que como você, elas precisam muito de Jesus. Na verdade, não há palavras para expressar o que é parar e orar por alguém que acaba desabafando, pois sentem que Deus está presente”, falou com emoção.
 Balanço positivo
Segundo o organizador do evento na região, pastor Fabiano Marton Capelleti, “a meta foi colocar na mente do jovem que não basta estar na igreja e carregar uma Bíblia, mas sermos a mensagem com nosso comportamento quando estamos na rua”, define. Conforme relatório do projeto, que levou meses para ser arquitetado, a ação coordenada e conjunta de sábado foi a maior dos jovens adventistas de Teresina na história. Para o pastor Aroldo Mendes, líder dos adventistas no Piauí, “ações como esta, mostram o quanto a cara da igreja tem mudado no estado nos últimos anos. Saímos de uma igreja inexpressiva e acanhada, para uma igreja vibrante, ativa e crescente.”
 Doação de sangue
Na sede do hemocentro do Estado, o Hemopi, doadores voluntários tiveram que se dividir em grupos para que a instituição pudesse atender a todos. Ao longo do ano, serão doadas cerca de 1.700 bolsas de sangue. O que mais chamou a atenção dos funcionários da instituição é a qualidade do sangue dos jovens adventistas, reflexo de sua vida sem álcool, drogas e promiscuidade.
A iniciativa de Teresina fez parte da ação mundial da Igreja chamada Global Youth Day, que teve a mesma linha de ação, envolvendo milhões de jovens ao redor do mundo. 

[Noticias Adventistas - Equipe ASN, Franck Oliveira com colaboração de Danieli Maciel]

Postagens de Destaque