Seguidores

domingo, 12 de abril de 2015

O que é Cair no espirito?

O que é Cair no espirito?

cair no Espirito
Cair no Espírito é um fenômeno que ocorre nas igrejas pentecostais. Supostamente o que acontece é quando um cristão é tão impactado pelo Espírito Santo que ele ou ela cai no chão e fica incapacitado por um tempo. Se é ou não um fenômeno legítimo não podemos determinar. Há registros de tais ocorrências em todos os tipos de igrejas ao longo dos últimos cem anos, mas se este é ou não um ato de Deus ou puro emocionalismo, não podemos dizer com certeza.

Normalmente, cair no espírito ocorre em um culto na igreja depois de um período de cânticos e pregação onde a congregação é, aparentemente, levada a um lugar de fervor emocional. O povo vem para a frente para receber uma bênção especial, muitas vezes com o propósito expresso de cair no espírito.O pregador então toca a pessoa que cai para trás, e é pego pelos participantes ou diáconos que estão lá para evitar ferimentos resultantes da queda.

Sem dúvida há pessoas que estão tão emocionalmente prontas para qualquer experiência espiritual que elas podem convencer a si mesmas que estão caindo no espírito e eles caem na primeira fila dado por um pregador. Isto é especialmente provável em um culto na igreja concebido para aumentar o nível emocional dos participantes.

É real? Não podemos dizer de qualquer maneira. Certamente há ocorrências falsas, mas é certamente possível que o Espírito Santo pode vir sobre uma pessoa com tal força que a pessoa cai. Mas, biblicamente, tais ocorrências são de cair para frente e são acompanhados com prostração humilde. 
Gênesis 17:3, "Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo". 
Números 16:20-22: "Então disse o senhor a Moisés e a Arão: Apartai-vos do meio desta congregação, para que eu, num momento, os possa consumir. Mas eles caíram com os rostos em terra, e disseram: Ó Deus, Deus dos espíritos de toda a carne, pecará um só homem, e indignar-te-ás tu contra toda esta congregação?” 
1 Reis 18:39, "Quando o povo viu isto, prostraram-se todos com o rosto em terra e disseram: O senhor é Deus! O Senhor é Deus!". 
Apocalipse 1:17-18: "Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último, e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades”

Devemos sempre usar a Bíblia ao tentar verificar se algo que está ocorrendo na igreja é bíblico. Vemos nas Escrituras que sempre que a presença de Deus vem sobre uma pessoa, a pessoa se humilha a tal grau que ela inclina a cabeça para baixo e muitas vezes se prostra. Isto não é o mesmo que participar de um culto emocional que as pessoas são conduzidas a um nível elevado de excitação, sendo então chamadas a frente para receber uma "bênção especial", e o pregador toca sua testa para que você possa cair para trás.

Devemos ser muito cautelosos, por três razões.


Primeiro, não queremos menosprezar o movimento real do Espírito Santo. É certamente possível que a presença de Deus pode derrubar uma pessoa.

Segundo, nós não queremos substituir a presença de Deus com emocionalismo.

Em terceiro lugar, devemos considerar os incrédulos. Nós não queremos faze-los tropeçar com comportamentos que podem ser nada mais do que explosões emocionais.

Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque