sexta-feira, 29 de maio de 2015

Como realizar uma cerimônia de 15 anos

Como realizar uma cerimônia de 15 anos


15 anos, Aniversário, cerimonia

Entrada do cortejo

Uma música instrumental suave será executada.

O ministro conduzirá pelo braço a mãe da aniversariante, e a deixará em um dos lados da plataforma.
Ele se situará ao lado direito da cadeira colocada para a aniversariante, e ali permanecerá de pé durante toda a cerimônia.

A seguir desfilarão 14 pares de moças e rapazes.
Cada rapaz conduzirá uma moça pelo braço esquerdo. Cada uma das moças terá uma flor na mão (podem ser usados cravos ou açucenas). À medida que forem entrando, os casais se posicionarão em ambos os lados da cadeira destinada a aniversariante, ao longo da plataforma, o rapaz de um lado e a moça de outro, Cada fileira terá, alternadamente, um rapaz e uma moça.

Entrada da aniversariante

Outra música apropriada será executada.

A aniversariante entrará segurando o braço de seu pai (ou, em substituição, o braço de quem ela escolher), caminhará lentamente até a plataforma, e se sentará na cadeira especialmente decorada para a ocasião.

Dirigindo-se aos presentes, o ministro dirá: 
"Amados irmãos e amigos, é para mim um privilégio dar-lhes as boas-vindas em nome de Jesus Cristo por ocasião desta cerimônia de ação de graças pelos 15 anos de vida de __________________(nome da aniversariante), filha de __________________(nomes e sobrenomes dos pais). Com grande alegria invocamos a presença de Deus para este ato e sobre a vida desta jovem. Oremos."

Oração

"Pai amado, nós nos aproximamos de ti neste momento para agradecer-te pela vida de_________________ (nome da aniversariante). Damos-te graças porque tu a tens aben­çoado até esta formosa idade de 15 anos. Imploramos-te que 3 teu Santo Espírito continue a guardá-la e a proteja durante todos os dias de sua vida. Em nome de Jesus Cristo, nós te pedimos. Amém." 

Entrega de flores e leitura bíblica

Nesse momento outra música de fundo será executada.

Cada moça - começando pela última que entrou - caminhará até a cadeira onde se encontra a aniversariante, lhe entregará a flor e lerá para ela em uma Bíblia - na qual estão marcados os 14 textos que não devem ser lidos - o texto bíblico que lhe corresponde, de modo que todos possam ouvir. (A primeira moça, que entrou com a Bíblia, após ler seu texto, a entregará à segunda, e a segunda à terceira, e assim sucessivamente). 

Moça 1: "Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra." (Salmo 119:9). 
Moça 2: "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocida­de, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamen­to." (Eclesiastes 12:1). 
Moça 3: "Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê exem­plo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza." (1 Timóteo 4:12). 
Moça 4: "Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade. Anda pelos cami­nhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos, mas sabe que por todas estas coisas te trará Deus a juízo." (Eclesiastes 11:9). 
Moça 5: "Exorta semelhantemente os moços a que sejam moderados. Em tudo te dá por exemplo de boas obras. Na doutrina mostra integridade, reverência..." (Tito 2:6,7). 
Moça 6: "Foge também dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor." (2 Timóteo 2:22). 
Moça 7: "Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis." (Provérbios 31:10). 
Moça 8: "Aquele, pois, que sabe o bem que deve fazer e não o faz, comete pecado." (Tiago 4:7). 
Moça 9: "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, man­sidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei." (Gálatas 5:22,23). 
Moça 10: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida." (Provér­bios 4:23). 
Moça 11: "Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus." (Mateus 5:8). 
Moça 12: "Vós sois a luz do mundo. Não se pode escon­der uma cidade edificada sobre um monte." (Mateus 5:14). 
Moça 13: "Quando disseste: Buscai o meu rosto; o meu cora­ção te disse: O teu rosto, Senhor, buscarei." (Salmo 27:8). 
Moça 14: "O mesmo Deus de paz vos santifique completa­mente. E todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam ple­namente conservados irrepreensíveis para a vinda de nos­so Senhor Jesus Cristo." (1 Tessalonicenses 5:23).

Entrega da Bíblia e coroação

Quando todas as moças tiverem entregado as flores e lido o texto bíblico diante da aniversariante, entrará o líder dos jovens da igreja ou a esposa do ministro, receberá a Bíblia das mãos da última moça, se colocará ao lado da jovem e dirá:

"Permita o Senhor que você guarde em seu coração, como um ramo de flores que nunca murchará, os sábios conselhos que a Palavra de Deus tem-lhe dado. Se você se­guir com fidelidade a vontade de Deus, receberá no final a coroa da vida."

Em seguida a pessoa que pronunciar estas palavras entregará à aniversariante a Bíblia na qual foram lidos os 14 textos antecipadamente marcados, e colocará ;obre sua cabeça uma coroa que estava mantendo segura na outra mão.

Intervenção dos pais

O pai da aniversariante falará brevemente sobre algum fato destacado na vida de sua filha, lambem a mãe falará alguns minutos acerca dela. 
(Um dos dois poderá revelar os objetivos da aniversariante.) 

Oração

O ministro convidará toda a igreja a colocar-se de pé, e orará assim: 
"Soberano Deus, nós te louvamos nesta hora, e uma vez mais pedimos tua bênção em favor de___________ (nome da jovem). Faz com que tua Palavra sempre dê fruto abun­dante em sua vida. Em nome de Jesus Cristo nós te pedimos. Amém."

Saída do cortejo e da aniversariante

Uma música suave e majestosa será executada nesse momento enquanto os participantes se preparam para sair.

Os casais começarão a sair da plataforma para a porta, na ordem inversa da que entraram.

Por último, sairá a aniversariante. 


Nota: Se não for possível formar 14 casais, poderão ser formados 7 - ou 14 moças sozinhas, caso não haja suficientes rapazes para acompanhá-las. O importante é que o total das pessoas some 15. Antes da oração do ministro, a aniversariante poderá ter a oportunidade de dizer algumas palavras de reconhecimento a seus pais, seus líderes espirituais e aos irmãos da igreja. Se ela desejar, poderá cantar nesse momento. 

Se você não gostou desse modelo de cerimonia, veja outro modelo de cerimonia de 15 anos


Postar um comentário

Postagens de Destaque