Seguidores

sábado, 16 de maio de 2015

Se Deus falou com Pilatos, Ele pode falar com você também

Se Deus falou com Pilatos, Ele pode falar com você também

Texto: Mateus 27:11-45 

Introdução: Há uma história sobre um homem que estava preocupado porque ele percebeu que sua esposa estava perdendo a audição. Então, ele decidiu testá-la um dia, enquanto ela estava sentada, fazendo algum trabalho. O homem foi atrás dela e de duas distâncias diferente ele disse "Você pode me ouvir?" Não houve resposta em nenhuma das vezes, então ele determinou que sua audição estava realmente ruim. Ele finalmente chegou ao alcance da voz e mais uma vez gritou: "Você pode me ouvir?" Sua esposa, um tanto quanto irritada disse: "Sim João, pela terceira vez, eu posso ouvi-lo"! 
O problema não estava na audição de sua esposa, mas na audição dele! 
  
Hoje, muitas pessoas estão preocupadas porque parece que Deus não está mais falando com elas. No entanto, Deus nunca parou de falar. O problema muitas vezes é que nós ou não estamos ouvindo ou não estamos conseguindo identificar a voz de Deus.
Deus ainda fala a nós de diferentes maneiras.
  
Deus falou a Pilatos, em muitos aspectos, mas ele recusou-se a ouvir ou abrir seu coração para o Senhor. Deixe-me compartilhar 5 maneiras que eu acredito que Deus falou com Pilatos, e Ele ainda nos fala de maneira semelhante. 

1. Deus falou a Pilatos através de sua esposa. Mateus 27:19

Sua esposa teve um sonho perturbador e ela mandou um recado a ele dizendo: "não tenho nada a ver com esse homem inocente." Ela também mencionou que ela tinha "sofreu muito" por causa do sonho, mas Pilatos não deu ouvidos. 
  
Ainda hoje, Deus nos fala muitas vezes através de nossos cônjuges, que são os mais próximos de nós. Mas, será que nós estamos ouvindo? Ou somos orgulhosos demais para acatar a orientação dada por nosso cônjuge? Muitas são as vezes que tive de aceitar humildemente que minha esposa parecia ter uma orientação mais clara sobre determinados assuntos importantes do que eu! 

2. Deus falou a Pilatos através de um sonho. Mateus 27:19

Este pensamento foi parcialmente mencionado no ponto 1, porque foi a esposa de Pilatos que teve o sonho. Mas o sonho foi finalmente comunicado a Pilatos. 
  
Deus falou muitas vezes em sonhos e visões nas escrituras a homens como José, Jacó e Salomão. A história do Natal também está repleta de sonhos e visões. Ele ainda está falando hoje da mesma forma. 
Pilatos não quis ouvir. E quanto a nós? 
  
Ilustração - O famoso 'Chamado macedônio' veio ao apóstolo Paulo no capitulo 16 de Atos, numa visão noturna (sonho). Como resultado, muitas cidades ouviram o Evangelho, porque Paulo foi obediente ao chamado visionário! 

3. Deus falou a Pilatos por meio da criação. Mateus 27:45

No dia da crucificação repleto de eventos, houve trevas sobre toda a terra (Marcos 15:33). O véu do templo se rasgou em dois, a terra tremeu e as rochas tremera (Mateus 27:51). Os céus fecharam seus olhos e a terra começou a gemer. No entanto, Pilatos se recusou a ouvir. 
  
Deus ainda fala a nós, muitas vezes através de Sua criação majestosa. Confira 1 Reis 18:43-44 e 2 Samuel 5: 22-25. Vamos lembrar também que os sábios foram levados para o Senhor Jesus na história do Natal através de uma parte de sua criação, uma estrela. 
A Bíblia está cheia de relatos que mostra que a criação honra e fala por Deus, porque Ele é o único Criador (Salmo 19:1). Nós estamos ouvindo? Pilatos não ouviu. 
  
Ilustração - Diz-se que Carl Boberg, um sueco, estava uma vez em um trabalho pastoral, quando foi interrompido por um trovão e uma tempestade. Depois da chuva, quando notou a beleza da criação de Deus ao seu redor, ele aparentemente escreveu seus pensamentos em um poema que mais tarde foi traduzido da língua sueca original para o alemão e russo e, em seguida, para o Inglês pelo missionário Stuart Hine, que acrescentou algumas letras de sua autoria. A música foi adicionada e a canção se tornou um dos maiores hinos de todos os tempos, especialmente depois que Beverly Shea começou a cantá-la nas cruzadas realizadas por Billy Graham. Algumas das palavras são como se segue, 
  
Senhor meu Deus, Quando eu maravilhado,
Fico a pensar nas obras de Tuas mãos
O céu azul de estrelas pontilhado,
O seu poder mostrando a criação.

Então minh'alma canta a Ti, Senhor.
Quão Grande és Tu.
Então minh' alma canta a Ti, Senhor.
Quão Grande és Tu.

Quando a vagar nas matas e florestas
O passaredo alegre ouço a cantar
Cruzando os montes, vales e florestas
O Teu poder mostrando a criação.

4. Deus falou a Pilatos através do centurião. Marcos 15:44-45

Quando José de Arimatéia foi a Pilatos e pediu o corpo de Jesus, Pilatos ficou surpreso que Jesus já estava morto. Ele, portanto, convocou o centurião e perguntou se Jesus já estava morto. O centurião confirmou. 
  
Este centurião era o mesmo homem que em Marcos 15:39, fez a exclamação, "certamente este homem era o Filho de Deus!" Quando viu a maneira em que Jesus morreu. Com toda a probabilidade, deve ter comunicado seus pensamentos a Pilatos. 
Da mesma forma, Deus nos fala hoje através do testemunho e inspiração de pessoas que tenham experimentado ou visto o seu poder em suas vidas. Mas, nós estamos ouvindo? Pilatos não ouviu. 
  
Ilustração: Lembro-me de uma ocasião em que eu estava lutando contra o que parecia ser uma enorme crise na minha vida. Em nosso culto, domingo à noite, um irmão que era uma pessoa muito tímida e quieta, falou uma palavra profética que era exatamente a situação que eu estava. Assim que eu recebi a garantia de Deus através das palavras deste irmão, Deus começou a trabalhar e tudo mudou dentro um par de semanas! 

5. Deus falou a Pilatos através de Jesus. Mateus 27:11

As palavras de Jesus, Sua serenidade, Sua autoridade, falou a Pilatos. Observe João 18:36-37, 19:11 e 1 Timóteo 6:13. 
Mateus 27:14 diz que Pilatos ficou muito admirado. Pilatos também estava convencido de que Jesus era inocente (Mateus 27:18 e 24, Lucas 23 4). Na verdade, ele estava tão convencido que ele fez uma inscrição em três idiomas que testemunhavam que Jesus era de fato o rei dos judeus (João 19:19-20). No entanto, ele não deu atenção as palavras de Jesus. 
  
Ainda hoje, a maneira mais certa de Deus falar conosco é através de Seu Filho, a Palavra de Deus (Hebreus 1: 1-2). A Palavra é revelada através das Sagradas Escrituras e qualquer outra revelação que recebemos deve estar sempre em harmonia com a Palavra de Deus. 
  
Quando foi a última vez que a Palavra de Deus falou com você? 
  
Conclusão: Nos 5 pontos anteriores, vemos as diferentes formas em que o Senhor falou a Pilatos. Ele ainda pode falar conosco de maneira similar hoje. Vamos abrir nossos corações e ouvidos para que possamos ouvir a sua voz quando Ele fala. 
  
Fala Senhor que o teu servo ouve! 
  
Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque