domingo, 21 de junho de 2015

Agencia da Igreja Adventista, ADRA abre 12 poços durante a série evangelística no Zimbábue

ADRA abre 12 poços durante a série evangelística no Zimbábue

ADRA abre 12 poços durante a série evangelística no Zimbábue
[Foto de cortesia da ADRA Zimbabwe]

Os poços acrescentam outro componente a um esforço adventista em atender às necessidades físicas e espirituais das comunidades

May 27, 2015 | Andrew McChesney, Adventist Review
Primeiro vieram os cuidados de saúde gratuitos. Em seguida, uma série evangelística. Agora vem a água.
A iniciativa de duas semanas para compartilhar Jesus na cidade zimbabuense de Chitungwiza se expandiu na quinta-feira com a inauguração de um dos 12 poços cavados pela ADRA, fornecendo água potável para a comunidade. ”Estamos praticando o ministério da saúde global”, disse o presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Ted N. C. Wilson, que cortou a fita cerimonial na abertura do poço, uma torneira à altura da coxa junto a uma tubulação em terreno coberto de cascalho e festivamente decorado com um par de balões e fitas verde-e-branco.
O Ministério da Saúde Abrangente descreve um esforço da Igreja Adventista a nível mundial para atender tanto as necessidades físicas quanto espirituais das comunidades. Chitungwiza, uma cidade de cerca de 365.000 pessoas, localizada a 30 minutos de carro ao sul da capital, Harare, tornou-se um centro de atividades adventistas nos últimos dias.
Uma mega clínica grátis dirigida por cerca de 180 voluntários foi aberta para multidões de pacientes num centro comercial local em 13 de maio oferecendo testes para diabetes e doenças cardíacas, rastreio de câncer, exames oftalmológicos, avaliações psicológicas, serviços odontológicos, aulas de nutrição, um programa de cessação do fumo, cuidados de saúde primários, cirurgias menores incluindo circuncisão, e grandes cirurgias num hospital do governo nas proximidades.
Mais de 13.000 pacientes tinham sido tratados até quinta-feira, cinco dias antes do evento que terminou em 29 de maio. “O número de pacientes é inacreditável!”, Disse Wilson. “É muito mais do que aquilo que tínhamos antecipado. Este é um enorme sucesso para a glória de Deus!”
A clínica, que está aberta seis dias por semana, comemorou sua abertura oficial quinta-feira com uma visita do Ministro de Território, que está atuando interinamente no Ministério de Saúde, Assistência à Infância e Bem-Estar, Douglas Mombeshora.
As pessoas atendidas e tratadas na clínica foram convidadas a assistir a uma série evangelística noturna que começou num grande campo, adjacente, em 17 de maio A multidão de 12 mil pessoas que veio para ouvir Wilson falar sobre a profecia bíblica na noite de abertura aumentou para mais de 20.000.
Outras reuniões evangelísticas estão sendo realizadas simultaneamente em 86 outros locais em 17 cidades e aldeias por todo Zimbabwe, que é o culminar de meses de trabalho preparatório que incluiu cerca de 5.000 grupos de estudo da Bíblia nessas áreas. As reuniões evangelísticas vão findar com um número esperado de 30.000 batismos no sábado, 30 de maio.
O Ministro Mombeshora também participou da abertura do poço, onde agradeceu à ADRA e à Igreja Adventista por trabalharem para melhorar a vida das pessoas. Os outros 11 poços estão localizados em vários locais por todo o país.
“A construção de novos poços pode transformar completamente um vilarejo, propiciando água segura, limpa, perto de casa”, Jason Brooks, disse à ‘Adventist Review’ o assessor técnico sênior para água, higiene e saneamento da ADRA [Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais].”Mulheres e crianças não têm que caminhar quilômetros para conseguir água, assim podem passar os seus dias em trabalhos significativos ou permanecer na escola.”
Ele também disse que os poços reduzirão drasticamente doenças crônicas causadas por água imprópria para consumo, porque os aldeões já não têm de partilhar as suas fontes de água com banhistas, gado e outros contaminantes.
Com a abertura dos poços, a ADRA irá agora fornecer educação em higiene e saneamento para a comunidade, disse ele.

Postagens de Destaque