Seguidores

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Seguindo Uma Estrela E Encontrando Um Casebre

Seguindo Uma Estrela E Encontrando Um Casebre

Seguindo Uma Estrela E Encontrando Um Casebre
Texto: Mateus 2:1-12 

Introdução: Você já reparou como a vida nem sempre sai da maneira como nós planejamos cuidadosamente? Às vezes, as circunstâncias nem sempre seguem nossos planos. Muitas vezes, parece que a vida nada mais é que uma série de sonhos despedaçados. Esses Sábios, haviam passado os últimos dois anos seguindo uma estrela, versos 7, 16. Para seguir esta estrela, eles tinham saído de casa e deixado a família para trás. Eles haviam deixado o seu país e agora eram peregrinos. Ao longo do caminho, eles sem dúvida enfrentaram perigos e obstáculos. Inclusive se encontraram na presença de um rei. Então, quando eles finalmente chegaram ao seu destino, eles encontraram a estrela que tinham seguido parada sobre uma casa humilde, em vez de um palácio real. Estes homens provavelmente sonharam em encontrar o Messias em um palácio, isso provavelmente explica a ida a Herodes primeiro! Tenho certeza de que, pelo menos, esperavam luxo, e uma bela casa. O que eles encontraram não coincidia com seus sonhos. Eles encontraram o Rei dos Reis, na casa de um camponês; provavelmente nada mais que um casebre! Sem dúvida, seus sonhos foram destruídos. No entanto, no meio dos escombros de seus sonhos rasgados e torcidos, estes sábios descobriram algumas coisas nesse humilde cenário que mudou suas vidas. Às vezes a vida tem um jeito de quebrar nossos sonhos e destruir nossas esperanças e planos. Eu quero ajudá-lo esta noite. Eu quero te dizer o que fazer quando você está seguindo uma estrela e encontra um casebre. 

I. Os Homens Sábios Reconheceram Deus Nos Casebres Da Vida

A. O contexto. Não era o que eles esperavam, mas eles foram para adorar e eles adoraram! Eles viram Deus naquele casebre! Eles viram Deus em Jesus!
B. Quando a vida destrói seus sonhos, seu primeiro dever é encontrar o Senhor. Se você é dele, então nada pode acontecer em sua vida que Ele não permitiu. (Jó 1:1-2).
C. Quando sua estrela leva você a um casebre, lembre-se que Deus está fazendo uma de três coisas:
1. Correção - Hebreus 12:6; Apocalipse 3:19
2. Instrução - Ele está tentando se revelar a você de uma maneira nova; Romanos 8:28. (João 6 - tempestades; João 6 - Fome; João 6 - Medo) (Israel – Se eles nunca tivessem enfrentado o que eles enfrentaram, eles nunca saberiam que Ele podia vê-los através) (Os homens de Samaria - Eles creram porque eles tinham experimentado - João 4:42.
3. Perfeição - Ele está tentando moldá-lo à Sua imagem. Ele deseja um vaso que ele pode usar e escolheu você como esse vaso e ele está preparando o para o serviço! (Moisés - Ele não poderia ter liderado Israel, até que ele liderasse primeiro aquelas ovelhas no deserto!)
D. Quando a estrela leva você a um casebre - Procure por Deus, Ele vai estar lá! 

II. Os Homens Sábios Ofereceram Presentes Nos Casebres Da Vida

A. O contexto. Teria sido fácil para estes homens terem se virado, arrumado tudo o que tinham e voltado para casa. Afinal, quem iria culpá-los? Não havia saído como eles haviam planejado. Mas, eles não fizeram! Eles deram a Jesus o que era seu por direito. (O significado dos presentes e da necessidade!)
B. Quando sua estrela leva você a um casebre, é o momento de dar! A resposta da maioria das pessoas para o casebre. A maioria das pessoas vai parar de dar quando chegar nessa situação do casebre. Essa é a resposta errada! A maneira apropriada de receber de Deus é dar a Ele - Malaquias 3:8-10; Lucas 6:38; 2 Coríntios 9:7, 2 Coríntios 9:1-9. Mateus 10:40-42; Mateus 25:34-40.
C. Estes homens sábios receberam de volta muito mais do que deram. Esse é sempre o jeito de Deus.
D. O caminho certo para receber uma bênção é ser uma bênção! (A Parábola dos Talentos - Mateus 25:14-30) 

III. Os Homens Sábios Receberam Graça Nos Casebres Da Vida

A. O contexto. Enquanto estavam lá, experimentaram dois tipos de graça. Primeiro, eles experimentaram a graça salvadora. Em segundo lugar, eles experimentaram a Graça sustentadora. Deus os salvou e, em seguida, Ele dirigiu suas vidas.
B. Quando a nossa estrela leva a um casebre, podemos esperar encontrar a graça de Deus nessa hora de necessidade - 2 Coríntios 12:9. A vida raramente é justa, nem o que nós pensamos que deveria ser. Mas, mesmo quando a vida nos decepciona, podemos ter certeza de que Deus nunca o fará! (Hebreus 13:5; Hebreus 4:15) (Hebreus 2:17-18)
C. Quando a nossa estrela leva a um casebre, podemos esperar que Deus irá fornecer liderança e orientação para nós, João 16:13!
D. Como filhos de Deus, nunca estamos sozinhos e nunca sem recurso. Ele sempre fará um caminho para nós e vai nos apoiar através dos barracos da vida!

Conclusão: Você já esteve seguindo uma estrela e acabou em um casebre, cercado por escombros de suas esperanças e sonhos despedaçados? Talvez você esteja no momento. Se assim for, deixe-me dizer-lhe que Jesus ainda está em seu casebre. Ele está trabalhando em seu favor e está preocupado com a sua necessidade. Por que você não faz o que os sábios fizeram, prostraram-se diante dele e o adoraram.

Pr. Aldenir Araujo

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque