Seguidores

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

A Lei da Colheita: Você colhe o que você planta

 A Lei da Colheita: Você colhe o que você plantaTexto: Gálatas 6:6-8
 
Introdução: Nesta passagem, Paulo afirma um dos princípios mais poderosos da Bíblia. É chamado de "a lei da colheita" É normalmente expressa da seguinte maneira: Você colhe o que você planta.
 
Aqui não usamos muito os termos da semeadura e da colheita, assim eu quero que pensemos sobre essa lei nos seguintes termos: Você colhe o que você planta.
 
Gálatas 6:6-8 "E o que está sendo instruído na palavra, faça participante em todas as boas coisas aquele que o instrui. Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”.


A lei da colheita é tanto uma lei natural como é uma lei espiritual. É verdade que na agricultura você colhe o que você planta. Mas também é uma grande verdade espiritual que você colhe o que planta. Quero aproveitar esta lei irrefutável da colheita e observa-la a partir de dois ângulos diferentes.

I. O que você é hoje é o resultado das escolhas que você fez no seu passado

Sua vida agora é basicamente a colheita de seus hábitos. Isso é muito profundo para se perder então me permita dizer isso de novo. Sua vida é a colheita de seus hábitos.
 
A lei da colheita pode ser resumida da seguinte forma: cada escolha tem consequências. Boas escolhas têm consequências boas e más escolhas têm consequências desagradáveis​​.
 
Pais, um dos valores mais importantes que você deve ensinar aos seus filhos é que eles precisam fazer escolhas sábias, porque as escolhas têm consequências. Mas o que é verdade para crianças é também verdadeiro para os adultos.
 
Quem você é e onde você está agora na vida é o resultado de uma combinação de fatores. Seus pais e familiares influenciaram você. Nossa sociedade e as circunstâncias influenciaram você também. Mas suas escolhas têm sido os principais fatores para a sua atitude, a sua posição, e seu caráter. Suas circunstâncias tiveram um impacto. Mas uma grande parte de sua situação atual é o resultado direto de uma série de escolhas que você fez no passado.
 
Há três realidades sobre a lei da colheita:
 
A. Você sempre colhe o que você planta.
Se você plantar sementes de grama, você não espera colher milho. Um agricultor que planta soja sabe que ele vai colher soja. Todo tipo de semente cresce exatamente o que é. Sementes de tomate geram tomates. Sementes de abóbora geram aboboras.
 
Jacó é um bom exemplo deste princípio espiritual. Ele não era o filho primogênito, ele e sua mãe arquitetaram um plano para roubar a primogenitura e a bênção que justamente pertencia a seu irmão mais velho. Quando Isaque estava velho e cego, Jacó entrou em seu quarto com as roupas de caça de Esaú. Ele cobriu os braços com pelos de cabra para que seu pai pensasse que ele era Esaú, cujo nome significa “peludo”. Jacó plantou as sementes do engano em sua família, e anos mais tarde, ele foi vítima de engano também. Seu tio Labão o enganou para que se casasse com Leia em vez de Raquel. E anos mais tarde, os filhos de Jacó o enganaram novamente, dizendo-lhe que o seu filho favorito, José, tinha sido morto por um animal selvagem.
 
Se você é uma pessoa amarga, irrita os outros, não se surpreenda se você recebe a hostilidade dos outros. Mas se você está plantando sementes de bondade e amor, você vai achar as outras pessoas gentis e amorosas. Jesus disse: "Cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. As pessoas não colhem figos de espinheiros, nem uvas dos abrolhos" (Lucas 6:44 ). Você colhe a mesma coisa que você planta.
 
B. Você sempre colhe mais do que você planta
As sementes não se reproduzem uma por uma; elas se multiplicam exponencialmente. Quando você planta um feijão, um pé de feijão cresce, e produz varias vagens de feijão contendo dezenas de feijões. Uma pequena semente de abacate se torna um pé de abacate poderoso, que produz milhares de abacates ao longo de sua vida.
 
Uma palavra pequena, ação, ou uma escolha pode parecer pequeno, mas pode resultar em uma colheita em massa. Quatro mil anos atrás, Deus prometeu a Abraão e Sara que eles teriam um filho. Mas os anos se passaram e não veio o filho. Então, Sara decidiu ajudar a Deus e sugeriu a Abraão que tomasse por mulher sua serva, Agar. Abraão concordou. O que foi uma escolha trágica! Hagar deu à luz um filho chamado Ismael. Mais tarde, Sara deu à luz Isaque. Estes dois irmãos não se davam bem. Eles se odiavam. Mas essa escolha não era apenas sobre dois irmãos, trata-se de duas raças de pessoas hoje. Ismael foi o antepassado de todos os povos árabes e Isaque foi o antepassado dos israelitas. A razão pela qual; milhões de judeus e árabes se odeiam hoje é por causa de uma má escolha feita há 4.000 anos. Você colhe mais do que você planta!
 
As sementes são pequenas, mas eles se transformam em grandes plantas. Você pode pensar que uma pequena palavra ou ação é insignificante, mas sempre se multiplica e cresce em grandes consequências. Há um ciclo de colheita que é verdade na vida, bem como na agricultura: "Semeie um pensamento, colha um ato; semeie um ato, colha um hábito, semeie um hábito, colha um caráter; Semeie um caráter, colha um destino" Você vai sempre colher mais do que você planta.
 
C. Você sempre colhe depois que você planta
Na história de João é o pé de feijão; os feijões mágicos que ele comprou cresceram e se tornou um enorme pé de feijão durante a noite, mas isso é um conto de fadas. Quando você planta uma semente, ela não sai do chão imediatamente. Leva tempo para que uma semente cresça e se torne uma planta. É preciso ter paciência para ser um bom agricultor, porque você tem que esperar a colheita.
 
Espiritualmente falando, as escolhas que você faz pode não ter consequências imediatas. Mas não deixara de ter consequências, porque você sempre colhe depois que você planta.
 
Com certeza, a lei da colheita não se aplica apenas a pessoas físicas, aplica-se às nações também. No Antigo Testamento, Israel se afastou de Deus e começou a adorar os ídolos de seus vizinhos. O resultado foi calamidade nacional. Deus falou por meio do profeta Oséias estas palavras: “Israel rejeitou o que é bom... com a sua prata e ouro fazem ídolos para si para sua própria destruição" Então Deus deu a versão do Velho Testamento sobre a lei da colheita. Ele disse: "Eles semeiam o vento e colhe tempestades" (Oséias 8:3-4 , 7)
 
Agora, neste momento, você pode estar se sentindo desanimado sobre a condição do nosso país. Ou você pode estar se sentindo desanimado com as más escolhas que você fez no passado.
 
Mas aqui está a boa notícia. Há esperança para você e há esperança para o Brasil. E a esperança é ter apenas expectativas positivas. Há uma grande promessa na lei da colheita também. Você não pode fazer nada sobre o seu passado, mas certamente você pode fazer algo sobre o seu futuro. Vejamos a lei da colheita a partir de um ângulo diferente.

II. O que você vai ser amanhã será o resultado das escolhas que você faz hoje

É verdade para você, pessoalmente, e é verdade para a nossa nação.
 
A Bíblia diz que podemos estar envolvido em apenas dois tipos de plantio - plantar na natureza pecaminosa, ou plantar no Espírito. Então, há a admoestações que podemos tirar desta verdade.
 
A. Cuidado! A vida egoísta é autodestrutiva
A Bíblia diz: "Aquele que semeia na sua carne, da carne ceifará a destruição" (Gálatas 6:8) Alguém disse que muitas pessoas passam toda a semana semeando ervas selvagem, e então eles vêm à igreja no domingo e oram para o fracasso da safra.
 
John Stott, o estudioso do Novo Testamento, escreveu: "semear na carne é agrada-la, abraçar e acariciá-la, em vez de crucificá-la. As sementes que plantamos são em grande parte pensamentos e ações. Toda vez que nós permitimos nossa mente abrigar um rancor, uma queixa, entreter uma fantasia impura, ou chafurdar na auto piedade, estamos semeando para a carne. Toda vez que deito na cama, quando deveríamos estar orando, cada vez que lemos literatura pornográfica, cada vez que corremos um risco brincando com nosso autocontrole, estamos semeando, plantando, semeando para a carne”.
 
A Bíblia não diz se você plantar más escolhas você pode colher uma safra de más consequências. É uma lei irrefutável. É por isso que Paulo começou este versículo com a seguinte advertência: "Não se deixem enganar. Deus não se deixa escarnecer" Você não pode viver em pecado e achar que Deus não está te vendo. Só não chegou o tempo da colheita ainda.
 
B. Seja paciente! Você pode não desfrutar da sua colheita até a eternidade
Quando a maioria das pessoas fala sobre Gálatas 6:7, eles falam sobre o aspecto negativo de uma plantação de más escolhas. Mas acho que realmente devemos focar o lado positivo. A Bíblia diz: "Aquele que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna" (V. 8)
 
Recebi um e-mail com esta citação de um autor desconhecido: "Há dois dias em todas as semanas sobre o qual não deveríamos nos preocupar. Um destes dias é Ontem com seus erros e cuidados, seus fracasso e enganos. Ontem passou para sempre e está fora do nosso controle. Outro dia que você não deve se preocupar é Amanhã com seus possíveis cuidados e encargos. O sol de amanhã vai surgir ou em esplendor ou por trás de uma máscara de nuvens, mas vai surgir”.
 
Isso deixa apenas um dia: Hoje. Qualquer pessoa, pela graça de Deus, pode lutar as batalhas de apenas um dia. Quando nos concentramos apenas na amargura dos erros do passado ou o medo do que pode acontecer amanhã, perdemos o dom de hoje.
 
Vamos, portanto, viver um dia de cada vez. "Isso é o que Jesus quis dizer quando disse: "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal" (Mateus 6:34) Jesus não quis dizer que é preciso se preocupar com hoje, Ele disse que quando você faz boas escolhas o amanhã cuidará de si mesmo. No versículo antes Ele disse: "Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:33)
 
Você não pode fazer nada sobre a colheita do ano passado, mas você ainda tem tempo para fazer algo sobre a colheita do próximo ano. A Bíblia diz: "Não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desistir" (Gálatas 6:9)
 
Conclusão: Se você está apenas plantando para que você possa colher pessoalmente, então você perdeu o ponto. Nós plantamos boas escolhas para que os outros que virão depois de nós tenham uma boa colheita. É por isso que eu estou preocupado com a nossa nação. Que tipo de país que vamos deixar para nossos filhos e netos?
 
O que será amanhã se baseia nas escolhas que fazemos hoje. E o que nosso país será daqui a 20 anos baseia-se nas decisões que tomamos hoje como nação. Se continuarmos a isolar Deus de nossa vida pública, nossos filhos e netos vão colher uma colheita amarga.
 
Então, vamos continuar plantando boas sementes, boas escolhas levam a bons hábitos, o que leva a uma boa colheita. Não desanime se você não vir a colheita de seus esforços nesta vida. Se você plantar boas sementes, haverá colheita de bênção. Você pode não vê-la até chegar ao céu, mas haverá outros que irão beneficiar de suas boas escolhas. Que tipo de legado você vai deixar para os outros?
 
Estamos experimentando o benefício do serviço e do sacrifício das gerações que vieram antes de nós. A Nova Vida está aqui por causa de pessoas que tinham uma visão e se sacrificaram para tornar esta visão uma realidade.
 
Você já deve ter ouvido falar sobre John Wycliffe, deixe-me contar a história. No século 14, um padre católico chamado John Wycliffe era professor altamente educado em Oxford. Ele leu a Bíblia nas línguas originais; hebraico e grego. Ao ler a Bíblia, ele comparou-a com a igreja de seu dia e percebeu que os dois não se alinhavam. Não havia nenhuma base bíblica para um Papa e para o punho de ferro da Igreja Católica usado para controlar os membros. Então John Wycliffe fez algo revolucionário e que era ilegal. Ele teve a audácia de traduzir a Bíblia para o Inglês. A Igreja Católica ordenou-lhe para não fazer a tradução, mas ele perseverou. Ele foi preso e acusado de heresia. Ele foi removido de seu cargo de professor na Universidade de Oxford e despojado de todos os seus direitos. Desolado, ele morreu de um acidente vascular cerebral, alguns anos depois, enquanto ele estava pregando a um pequeno grupo de cristãos.
 
Quarenta e quatro anos depois que ele morreu, ele ainda era tão odiado pela Igreja que o Papa ordenou que seu corpo exumado. Seu corpo foi queimado junto com seus livros e Bíblias e suas cinzas foram aspergidas sobre o rio Tâmisa, em Londres.
 
Os inimigos de John Wycliffe comemoraram: "Wycliffe está morto e esquecido" Mas se você está segurando uma Bíblia em sua mão hoje. Esta é a colheita que John Wycliffe deixou para nós. Ele nunca viu em sua vida, mas ele foi fiel ao plantar as sementes da obediência. O que você vai deixar para trás?
 
Hoje, estamos aproveitando a colheita do sacrifício e serviço de fiéis que vieram antes de nós. Então, seja fiel e seja paciente. Você não pode ver a sua recompensa de uma boa colheita até chegar ao céu.
 
"Oxalá, que todos os que vêm atrás de nós nos encontre fiéis, que o fogo da nossa devoção ilumine seu caminho, que as pegadas que deixamos; leve-os a crer. E a vida que vivemos inspire-os a obedecer”.
 
Pr. Aldenir Araújo


Fonte - http://www.opregadorfiel.com.br/

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque