Seguidores

domingo, 5 de março de 2017

O Pregador E Seus Críticos

O Pregador E Seus Críticos
Se você é um estudante fiel da Palavra de Deus, se você prega a verdade com o melhor de sua capacidade, e se você tenta o seu melhor para exemplificar qualidades semelhantes a Cristo, você nunca vai ser criticado. Bem, se você acredita nisso, provavelmente você vai querer ir em frente e ler um post diferente neste blog porque você está fazendo algo que nenhum outro pregador já fez, incluindo o próprio Cristo. 

Na minha ingenuidade, eu

costumava pensar que todo mundo amava o homem de Deus. Quero dizer, ele prega a Bíblia, ele pastoreia a alma, ele cuida do bem-estar espiritual do seu rebanho, ele incentiva os oprimidos; por que você não amaria alguém assim? Dennis Wholey afirma: "Esperar o mundo tratá-lo de forma justa só porque você é uma pessoa boa é como esperar que o touro não cobre de você porque você é um vegetariano". Nem todo mundo valoriza o seu propósito, a sua paixão ou mesmo a sua pregação. E assumir que eles o fazem, o coloca em uma posição de ser derrubado. 

A crítica é parte do pacote ministerial, e esperar qualquer coisa menos é trabalhar a partir de uma premissa de que somos melhores do que Cristo. Jesus viveu sob escrutínio constante durante todo o curso do seu ministério público. Seus motivos, sua mensagem, seus modos, seus métodos, sua missão ... todos eles foram postos em causa pelas cabeças falantes religiosas de Seus dias. Eles não só o criticaram, eles realmente conspiraram contra Ele. Eles mantiveram reuniões secretas sobre Ele e alistaram outros para o mesmo ponto de vista. Nada disso aconteceu até que ele começou a atingir as massas com a verdade. Ter um ministério público muitas vezes significa ter uma miséria pública. 

"Para evitar críticas", disse Elbert Hubbard, "não faça nada, não diga nada, e não seja nada". É verdade, o baixo perfil, sob a mentalidade para o ministério podem satisfazer os caprichos do temperamental, mas há um juízo maior em jogo com essa abordagem: cair sob a crítica de Deus. Vamos encarar; a crítica é tecida no tecido do ministério público. Não há maneira de contornar isso. 

O Aspecto Dificil Da Crítica

Só porque você pode esperá-la, não diminui a sua força quando ela chega. Você pode ir ao médico sabendo que você precisa de uma injeção, inclusive esperando receber uma injeção; mas só porque você espera isso, não significa que não vai doer. A crítica fere, e o mais forte dos homens, quando submetido a sua força pode tornar-se enfraquecido por seu golpe. 

A desvantagem do pregador é que a crítica vem de todos os ângulos. Todos os aspectos da sua vida vão cair sob o microscópio espiritual de seu povo. Considere as diversas áreas de análise: 

  • Habilidades de liderança
  • Habilidades administrativas
  • Estilo de pregação e entrega
  • Direção visionária
  • Relacionamentos familiares
  • Personalidade e Carisma
  • Aparência e Características físicas
  • Status Financeiro
  • Amizades e Associações pessoais
  • Gerenciamento de tempo
  • Filosofias e convicções
A pregação é pessoal. E quando você toma uma decisão forte e toma uma posição às convicções, os críticos vão sair da carpintaria proverbial só para lhe dar um pedaço de suas mentes. 

O Aspecto Saudável Da Crítica

A única coisa que devemos evitar é tentar evitar as críticas completamente. Nem todas as críticas são ruins. Por uma questão de fato, existem alguns momentos em que é necessário. Quando dada no espírito certo, com a motivação certa, sob as circunstâncias certas, a crítica pode ser o seu maior companheiro. A Bíblia diz: "Fiéis são as feridas de um amigo" (Provérbios 27:6). 

Charles Spurgeon disse: "Que bênção será a crítica irritante de um homem sábio". Abraham Lincoln declarou: "Aquele que tem o coração para ajudar tem o direito de criticar". Se você tiver sorte o suficiente para ter um amigo que vai olhar além de sua sensibilidade e tentar ajudá-lo, mesmo quando dói, então você deve, com confiança, chamar esse homem de um amigo de verdade. Como um pregador você terá que determinar quais críticos estão aí para machucá-lo e quais críticos têm sido dirigidos por Deus para ajudá-lo. 

O Aspecto Humilhante Da Crítica

Pensar que estamos acima de melhoria é uma noção perigosa e enganosa. Podemos não gostar de admitir isso, mas uma das razões porque as críticas doem tanto é porque elas tocam uma das áreas mais sensíveis do nosso coração - a parte composta de orgulho. Norman Vincent Peale alega precisamente, "O problema com a maioria de nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio do que salvos pela crítica". 

O fato de pensar que você não luta com um coração arrogante, na verdade, deriva de um coração cheio de orgulho; e tal orgulho precisa ser descoberto e destruído. Às vezes o orgulho só é exposto através da voz irritante e desagradável do crítico. É melhor cair sob o escrutínio do homem e ajustar em conformidade, do que resistir ao desenvolvimento de Deus e cair sob a sua ira. O contexto maior da nossa crítica é que Deus é o Oleiro Mestre que está trabalhando, moldando-nos para ser o tipo de pregador que precisamos ser. Há um cerne de verdade em todas as críticas.

Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque