Seguidores

segunda-feira, 17 de abril de 2017

SOBRE DISSIDÊNCIA & DISSIDENTES & AMIZADES NO FACEBOOK COM "DISSIDENTES"...

Elizeu Lira 


SOBRE DISSIDÊNCIA & DISSIDENTES & AMIZADES NO FACEBOOK COM "DISSIDENTES"...
postado em: 5/4/2017

Escrevi o despretensioso texto abaixo a partir da leitura que fiz da postagem feita por um amigo sobre a questão, e os comentários "inflamados" dos seus amigos (Do tipo: "você tem que amá-los"...) - como se, em nome do "amor", sejamos obrigados a tolerar "boca suja", grosserias gratuitas, desonestidades intelectuais e doutrinárias, ataques sórdidos e levianos contra a Igreja e seus líderes, etc. etc.

Bem, aí está o texto - que segue com os meus cordiais votos de uma feliz semana pra todas as queridas amigas & queridos amigos!!!


Fecha a conta & passa a régua, amigo Pastor Manoel Barbosa da Silva!!!

Olha, não me venham com este blá-blá-blá... Orar, eu oro por todos; respeitar, eu respeito a TODOS que pensam diferente de mim e de "nós" (participo de um grupo de pesquisa do CNPQ, MIRE, de Mídia Religião e Cultura, que reúne: adventistas, católicos, metodistas, judeus, o "embaixador do Islã no Brasil", etc.); agora, as pessoas precisam saber que existem três tipos de "dissidentes":

a) O "iludido e sincero", que mais dia ou menos dia acaba caindo na real e voltando: Esse tipo "não cospe no prato, onde já comeu"; é respeitador e sincero, "apenas" está sinceramente enganado... Teologicamente falando, muitas vezes é apenas uma questão de "grau" ou de "modulação doutrinária"; explico: É o caso dos PERFECCIONISTAS - que exageram na "dose", confundindo a busca da PERFEIÇÃO ou SANTIDADE com IMPECABILIDADE...

b) O "espertalhão e mal-intencionado": Busca dinheiro e/ou poder, sabe que está errado e levando outros na trilha do erro e da perdição; no entanto, viola a sua consciência e, como diz Paulo, está "mercadejando com a Palavra"... Via de regra, respeita os seus "pares" e "não queima as pontes" - mantendo distanciamento da IASD e, ao mesmo tempo, um contato respeitoso com os seus líderes e com antigos companheiros de fé. Já que as "questões" que o levaram à dissidência e o "movem", em essência, não são doutrinárias, eclesiásticas ou administrativas...

c) O terceiro grupo, pelo que pude entender da descrição feita pelo Pastor Manoel Barbosa da Silva, é formado pelos maiores inimigos da IASD (muito mais agressivos, ferrenhos e odientos que os ateus, incrédulos e/ou outros grupos religiosos acérrimos inimigos dos adventistas...); como ele mesmo diz: são aqueles que "se revoltaram contra a igreja e passaram a acusá-la: corrompida, apostatada, babilônia (sic) e outros adjetivos pejorativos".

Esse pessoalzinho, do último grupo, joga sujo e pesado contra a Igreja Adventista do Sétimo Dia, contra a sua liderança constituída por Deus (Vejam: Romanos 13:1 a 7; Judas, versos 8 a 16; II Pedro 2:1 a 22, etc.), contra os "marcos antigos" - tudo aquilo que foi estabelecido por Deus e que torna DISTINTIVA esta Igreja!!!

Eles não buscam e não aceitam um diálogo cortês e honesto, em torno das doutrinas e da Palavra de Deus; pelo contrário, distorcem a Palavra de Deus, distorcem os escritos de Ellen White, falseiam os seus argumentos e, sempre que possível, distorcem as palavras e argumentos dos seus "oponentes".

CONCLUSÃO:

Portanto, ao mesmo tempo em que tenho no meu rol de amigos no Facebook e convivo numa boa e de forma respeitosa com os dois primeiros grupos de "DISSIDENTES" (eles "lá", e eu "cá" - no que tange às "crenças" e doutrinas e infindáveis e infrutíferas discussões já travadas ao longo de três décadas, com estes indivíduos...), eu cansei desse terceiro grupo!!!

Sim, cansei!!! Ah, quer dizer, então, que sou obrigado a mantê-los no meu rol de amigos!?!?!? De jeito nenhum!!! A Bíblia é clara e taxativa a esse respeito:

"Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez, pois sabes que tal pessoa está pervertida, e vive pecando, e por si mesma está condenada" (Tito 3:10 e 11).

"Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más." (II João, versos 9 a 11).

SUMARIZANDO:

1. Isso NÃO TEM NADA A VER com os meus queridos amigos ateus, espíritas, católicos, da umbanda, Nova Era (etc.)!!! Respeito e quero bem a todos, e espero continuar e intensificar a nossa amizade...

2. Isso NÃO TEM NADA A VER com os meus queridos amigos "DISSIDENTES" (Embora deteste rótulos, tenho que usar aqui - pra fazer-me entender...); alguns até dos quais eu já fui Pastor e, hoje, de livre vontade, foram para outras denominações religiosas e/ou até fundaram "igrejas" - novas denominações!!! Sejam felizes!!! Respeito e quero bem a todos, e espero continuar e intensificar a nossa amizade...

3. Eu me refiro ESTRITAMENTE àquele tipo chato de indivíduo que se acha o "SANTO", "PERFEITO" & "IMPECÁVEL" - e que, consequentemente, passa a atacar a Igreja (no caso em questão, a IASD...), rotulando-a de "Babilônia", e a atacar os seus líderes, a antiga Fé e os antigos "irmãos" e "irmãs".

Quanto a estes, prestem bastante atenção ao que recomenda a Palavra de Deus sobre como tratar esse "tipo" "faccioso" (desagregador, hostil, desencaminhador dos fiéis, etc.): "[...] não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más."


Fecha a conta & passa a régua!!! MARANATA!!!

Pastor Elizeu Lira

O Pastor Lira, como prefere ser chamado, é formado em Teologia e, também, é bacharel em Educação Religiosa, bacharel em Comunicação Social (habilitação: Jornalismo) e possui uma pós-graduação em Ciências da Religião. Atualmente cursa o Mestrado em Comunicação Social na UMESP (Universidade Metodista de São Paulo) e está servindo à IASD no Distrito de Frutal, Triângulo Mineiro. Juntamente com um grupo de amigos escritores e jornalistas, criou e desenvolveu o Portal IASD Em Foco - do qual é o diretor-geral

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque