Seguidores

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Diferenças Entre "Louvor" e "Adoração"

Um texto imperdível do Pastor Valdeci Junior. Você não pode deixar de lê-lo 

Fonte - http://www.nasaladopastor.com

Diferenças Entre "Louvor" e "Adoração"

Que diferença a Bíblia faz entre louvor e adoração? Louvor e adoração não são a mesma coisa? Penso que, se não posso cantar determinada música na igreja, então aquela música é pecaminosa. Existe alguma música de louvor a Deus que não seja apropriada para a casa de Deus?


É. Nós temos a tendência de associar os verbos louvar e cantar. Entretanto devemos ter em mente que estas duas palavras não são sinônimos, ou seja, louvar pode ser diferente de cantar. Isto também ocorre entre os verbos louvar e adorar. Apesar de os associarmos louvar pode ser diferente de adorar.

Na Língua Portuguesa
O Que é Louvor

A palavra louvor significa “ato de louvar, aplauso, elogio, encômio. Apologia de uma obra meritória”. Tem como antônimo “censura e crítica” .

Sendo assim o louvor pode ser dirigido a pessoas, instituições, ideologias, objetos, lugares, animais, e outras coisas, através de elogios, aplausos, cânticos, falas poéticas, apologéticas, informais, etc. Por exemplo, quando cantamos o Hino Nacional Brasileiro, estamos louvando o Brasil.

Portanto louvar significa “admirar, falar bem, elogiar, engrandecer... Diariamente estamos louvando muitas coisas ao nosso redor... quando louvamos a Deus nós estamos admirando os atributos do seu caráter, como sua fidelidade, sua bondade, seu amor, sua longanimidade, sua retidão, sua justiça, sua misericórdia, e estamos usando nossa alma para fazer isto. Agora qualquer um pode fazer isto ! A natureza, por exemplo, também pode louvar a Deus, veja Sl 19:1. Como você pode ver, louvor é algo que qualquer um pode dar a qualquer coisa ou pessoa. Veja Sl 9:11;33:2;67:3;42:12” .

O Que é Adoração

O vocábulo adoração deriva da palavra em latim adorare, que etimologicamente vem a ser “falar com". O dicionário define seu significado como ato de adorar; culto a Deus; amor profundo” . É render culto a Deus, coisas ou pessoas considerados como sendo santos. É prostrar-se fisicamente diante de algo em sinal de reconhecimento, rezar, idolatrar, amar apaixonadamente, etc .

O Sentido Destas Palavras na Bíblia
Adoração

Há duas palavras no Antigo Testamento significando adoração: uma delas, em certos lugares, tem o sentido de fazer ‘reverência’, ‘inclinar-se’ (Dn 2.46 - 3.5) - a outra usa-se a respeito do culto prestado ao Senhor e a outros deuses ou objetos de reverência (Gn 24.26, 48, etc. - Êx 34.14 - Dt 4.19,etc.) - e também a respeito do ‘príncipe do exército do Senhor’ (Js 6.14). A palavra traduzida mais freqüentemente para adorar é o vocábulo hebreu shachah, que aparece mais de 170 vezes na Bíblia hebréia com o significado de “adorar, prostrar-se, inclinar-se” Ex. 34:8; Sl. 66:4; e 95:6; Zc. 14:16. A outra palavra é abhôdhâ, que significa servir com temor reverente, admiração e respeito.

No novo Testamento a palavra principal para adoração deriva da palavra grega proskyneo. "Pros" significando "até" e kuneõ "beijar"; beijar a mão de alguém, como sinal de consideração, fazendo-se uma inclinação respeitosa. Proskyneo é usada quase 60 vezes com o sentido de fazer reverencia, dar obediência a, adoração a Deus (Mt 4.10) - reverência para com Jesus Cristo (Mc 5.6) - e culto idólatra (At 7.43 - cf. Ap 9.20 - 14.9 - 22.8). Há ainda a palavra grega latreia que origina palavras como idolatria.

M. Giovani Bianchini, menciona que de acordo com a Bíblia, a adoração está associada com a idéia de culto, reverência, veneração por aquilo que Deus é (Santo, Justo, Amoroso, Soberano, Misericordioso, etc... - Sl. 96:9; Ap. 4:8-11; Ap. 7:11-12; Ap. 11:16-17), ou seja, independentemente do que Deus faz, fez ou fará, nós devemos adorá-lo, pois, Ele é Deus. Todos nós sabemos que somente a Deus se deve adorar. Somente Ele é digno de adoração. A adoração que não é dirigida a Deus é idolatria. A Bíblia a condena (Lc 4:8; Dt. 11:16; Ex 20:4; Lv 26:1; Is 42:8). Deus é incisivo em reivindicar adoração somente a Si .

Louvor

As palavras no Antigo Testamento para louvor vêm do hebraico hãlal, que significa fazer ruído, yãdhâ que está associada às ações e gestos corporais que acompanham o louvor e, zãmar, que é associada à música tocada e cantada.

No Novo Testamento. a palavra grega eucharistein que significa agradecer e a palavra eulogein que significa bendizer.
O Uso de Louvor na Bíblia

Analisando 245 passagens bíblicas que contêm a palavra louvor e/ou seus derivados, encontradas numa concordância de busca bíblica, de acordo com o sentido que é empregado podemos agrupá-las da seguinte forma:

Louvor de Uma Pessoa Para Outra Pessoa – 12 passagens

Gênesis 49:8 Judá, teus irmãos te louvarão; a tua mão estará sobre a cerviz de teus inimigos; os filhos de teu pai se inclinarão a ti.

Salmos 6:5 Pois, na morte, não há recordação de ti; no sepulcro, quem te dará louvor?

Provérbios 27:21 Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem é provado pelos louvores que recebe.

Provérbios 12:8 Segundo o seu entendimento, será louvado o homem, mas o perverso de coração será desprezado.

Provérbios 27:2 Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios.

Provérbios 27:21 Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem é provado pelos louvores que recebe.

Provérbios 28:4 Os que desamparam a lei louvam o perverso, mas os que guardam a lei se indignam contra ele.

Provérbios 31:28 Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo:

Provérbios 31:30 Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.

Cânticos dos Cânticos 6:9 Mas uma só é a minha pomba, a minha imaculada, de sua mãe, a única, a predileta daquela que a deu à luz; viram-na as donzelas e lhe chamaram ditosa; viram-na as rainhas e as concubinas e a louvaram.

I Coríntios 11:2 De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei.

I Pedro 2:14 quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem.

Louvor às Ações de Uma Pessoa – 5 passagens

Provérbios 31:31 Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.

I Coríntios 11:17 Nisto, porém, que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior.

I Coríntios 11:22 Não tendes, porventura, casas onde comer e beber? Ou menosprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? louvar-vos-ei? Nisto, certamente, não vos louvo.

II Coríntios 8:18 E, com ele, enviamos o irmão cujo louvor no evangelho está espalhado por todas as igrejas.

II Coríntios 9:3 Contudo, enviei os irmãos, para que o nosso louvor a vosso respeito, neste particular, não se desminta, a fim de que, como venho dizendo, estivésseis preparados,

Deus Louvando Seu Povo – 4 passagens

Salmos 148:14 Ele exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, povo que lhe é chegado. Aleluia!

Sofonias 3:20 Naquele tempo, eu vos farei voltar e vos recolherei; certamente, farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando eu vos mudar a sorte diante dos vossos olhos, diz o SENHOR.

Romanos 2:29 Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.

I Coríntios 4:5 Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus.

Autoridade Louvando o Povo – 1 passagem

Romanos 13:3 Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela,

Louvor a Si Próprio – 2 passagens

II Coríntios 10:12 Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez.

II Coríntios 10:18 Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva.

Reivindicação de Louvor de Um Ser Humano – 1 passagem

II Coríntios 12:11 Tenho-me tornado insensato; a isto me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós; porquanto em nada fui inferior a esses tais apóstolos, ainda que nada sou.

Louvor a Coisas – 1 passagem

Filipenses 4:8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

Natureza Louvando a Deus – 4 passagens

Salmos 65:13 Os campos se vestem de rebanhos, e os vales se cobrem de trigo; eles se regozijam e cantam.

Salmos 69:34 Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo quanto neles se move.

Salmos 98:8 Os rios batam as palmas; regozijem-se também as montanhas,

Isaías 44:23 Cantai alegres, vós, ó céus, porque o SENHOR o fez; exultai vós, as partes mais baixas da terra; vós, montes, retumbai com júbilo; também vós, bosques, e todas as suas árvores; porque o SENHOR remiu a Jacó, e glorificou-se em Israel.

Louvor do ser humano a Deus – 215 passagens

Das 249 passagens analisadas, 215 referem-se ao louvor do ser humano a Deus. Por ser um número tão grande, não estão transcritas aqui. Aqui estão apenas uns exemplos delas: Gn. 29:35; Ex.15:2; Lv 19:24; 22:29; Dt. 8:10; 10:21; 26:19; 32:43; Js. 7:19; Jz. 16:24; II Sm. 22:4; 22:50; I Cr. 16:4; 16:25; 16:35; 16:36; 16:41; 23:5; 23:30; 25:3; 29:10; etc.
Há ainda na bíblia citações de verdadeiros louvores diretos que um ser dirige a outro onde não se encontra a palavra louvor ou qualquer variação morfológica da mesma. O maior exemplo disto é o livro de Cantares de Salomão. O livro é um composto de louvores trocados mutuamente entre dois cônjuges em forma de cânticos, falas e ações.

Lições que Tiramos do Uso que a Bíblia faz das Palavras Louvor e Adoração

O louvor, se direcionado de forma correta, pode ser dirigido de vários seres, para vários seres. O pensamento de que se estamos louvando outro ser que não é o nosso Deus então estamos pecando não coaduna com o uso que a Bíblia muitas vezes faz da palavra louvor. Por exemplo, um ser humano pode louvar um ser animal e ainda assim continuar não desonrando ao Senhor, uma vez que este seja mais exaltado que aquele, no “trono do coração” .

Nosso principal louvor deve ser dirigido a Deus. Note que das 245 palavras ou variações de louvor analisadas, 215 vezes o louvor referido era dirigido do humano ao divino. Como Senhor do nosso viver Ele deve receber o nosso mais alto e prioritário louvor.

O nosso louvor a Deus pode acontecer de forma indireta. Ao afirmar que se pode louvar outros seres diferentes de Deus, mas que o mais alto louvor deve ser para Ele, parece ser levantada uma contradição. Mas ao louvarmos diretamente a outros seres, se Deus estiver sendo honrado, ele pode estar sendo indiretamente louvado. Por exemplo: quando uma esposa declara uma poesia que elogia seu esposo ela está louvando-o, mas por esta ser uma ação que agrada a Deus, nela Ele também está sendo louvado. Tudo que mostra, aponta, ou faz lembrar de Deus como Supremo, verbalmente ou não, está louvando-O. A própria bíblia é um louvor a Deus, enquanto também louva outras coisas. A natureza, sem cantar nem falar, louva a Deus. Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos (Sl 19:1).

Levando em consideração que o louvor pode existir nas formas direta e indireta, em tudo o que fazemos, deve caber o louvor a Deus, ainda que indireto.Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus (ICo 10:31).

Toda música que uso, deve permitir que eu, direta ou indiretamente, louve a Deus. Talvez a canção nem mencione o nome de Deus. Pode ser, por exemplo, o louvor a um aniversariante. Analise: Parabéns pra você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida. Este é um louvor que fazemos a alguém que está completando anos. Ao fazê-lo, não estamos desonrando a Deus. Ele também se alegra nisto. Esta é uma “outra coisa” feita “para a glória de Deus”. Aí está uma canção que louva a Deus somente da forma indireta.

Mas lembre-se do sentido da palavra adoração: prestar culto. Isto sim, se faz somente a Deus. Há músicas que, embora louvem a Deus, não servem para a adoração a Deus, por serem louvores indiretos a Ele. Logo, existem canções sadias que o cristão não peca ao usá-las, a menos que não seja na igreja. Talvez a musica até mencione Deus, mas não é musica de culto. São músicas que, embora louvem-No, não O adoram.

A música na igreja deve louvar e adorar, pois a casa de Deus é lugar para adorá-Lo. Também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos (Is 56:7). Ao submetermos um cântico dentro do recinto sagrado devemos analisar se ele serve de instrumento de prestação de culto, de adoração. Se a música não puder conduzir os adoradores à veneração ao sagrado, não é apropriada para os Átrios do Senhor. Mas isto não quer dizer que se não serve para ser usada na igreja, então é pecaminosa.

Em toda adoração deve haver louvor, mas nem sempre há adoração em todo louvor.

Como eu já disse ontem, diante de tanta diferença de gostos e formações culturais geradas pela tranculturação interna dentro da nossa sociedade brasileira, nossos músicos precisam ter uma flexibilidade e bom senso muito grande para produzir musicas que se adequem a diferentes contextos de adoração. Como este leque é bem extenso, poderá ter pontos incompatíveis; poderá haver músicas que sirvam para adoração em um contexto, e em outro não. Fazer música é uma forma, na linguagem paulina, de profetizar. Portanto, siga o conselho de Paulo em relação à profecias, aplicando-os à musicalidade da sua comunidade cristã: "julgai todas as coisas, retende o que é bom (1Ts 5:51); ao selecionar as músicas para serem usadas, analise o contexto e as pessoas que participarão, executando-as e ouvindo-as: se a música levar a maior parte das pessoas a Jesus, num espírito de adoração e louvor, sem ruído de comunicação, ela é adequada; caso contrário, deve ser substituída (mas tal substituição não quer dizer que em outro contexto a música não seja adequada), a despeito dos gostos particulares.

A música na igreja deve ser o preguinho na parede que segura o quadro Jesus.

Louve ao Senhor!

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque