Seguidores

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Senhor, quem creu?

 

Fonte - http://www.opregadorfiel.com.br/2014/06

 

0

Senhor, quem creu?Texto: João 12 


Introdução: Na semana antes da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo, Ele entrou em Jerusalém montado num jumentinho. Para os primeiros seguidores de Jesus, esta foi uma semana que começou com enorme entusiasmo e expectativa.
Eles tinham sido seguidores de Jesus por cerca de três anos e meio e tinham testemunhado Jesus realizando milagres extraordinários, curando os enfermos, expulsando demônios e até mesmo silenciando os líderes religiosos da época, com a autoridade que Ele respondia as suas perguntas e desafios.
Eles tinham crido que ele era o Messias que todos os profetas do Antigo Testamento tinha falado. E agora eles estão prontos para coroá-lo como rei e viver e governar com Ele para sempre. Todos de Jerusalém estavam olhando para este grande evento com antecipação e esperança. João 12:12-15
“No dia seguinte, as grandes multidões que tinham vindo à festa, ouvindo dizer que Jesus vinha a Jerusalém, tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o rei de Israel! E achou Jesus um jumentinho e montou nele, conforme está escrito: Não temas, ó filha de Sião; eis que vem teu Rei, montado sobre o filho de uma jumenta"

• Da exaltação à rejeição
Mais uma vez, esta semana começou com enorme entusiasmo e grandes expectativas. No decorrer da semana as pessoas, inclusive os discípulos, passaram da exaltação ao desânimo, do entusiasmo à decepção e desânimo, da esperança à desilusão e da crença a descrença.
Eles começaram a semana proclamando o como Rei e terminou a semana rejeitando-o. Pode-se dizer que, foi uma semana em que sonhos foram destruídos e a crença deles em Jesus como o Messias foi destruída.
No final da semana, essas mesmas pessoas que começaram a semana proclamando-o como Rei dos judeus, estava agora o rejeitando e condenando-o à crucificação na cruz.
Seus discípulos que orgulhosamente discutiram um com o outro sobre quem ia ser o maior e sentar ao lado dele no reino estavam abandonando-o. E Pedro, que uma vez o proclamou como o Cristo foi encontrado agora negando três vezes. A fé deles em Cristo estava tão destruída que, mesmo após a Sua ressurreição eles foram lentos para crer. João 12:37-38
“E embora tivesse operado tantos sinais diante deles, não criam nele; para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías: Senhor, quem creu em nossa pregação? e a quem foi revelado o braço do Senhor?"

• Sistema de crença falido
Todas essas pessoas e as situações são exemplos clássicos de um sistema de crença falido. O que levou a fé deles falhar no momento de crise e dizer que não tinham rei, senão César?
O objetivo desta mensagem é descobrir o que é que nos faz não ter o forte sistema de crença que pensamos que temos.
Nós não queremos ser apanhados na mesma teia de enganos que essas pessoas foram, na medida em que cumpriu a profecia do profeta Isaías sobre: "Senhor, quem creu em nossa pregação?”.
Pedro e os outros discípulos estavam enganados quanto à sua crença e fé. Pedro nunca pensou que fosse possível que ele pudesse negar o Senhor. Os outros nunca imaginaram abandoná-lo em seu momento de crise. E você? Você sabe o quão forte é o seu sistema de crença?

I. Causas de um sistema de crenças falido.

 

1. Conceitos falsos e falta de entendimento.
Jesus tentou em várias ocasiões e oportunidades preparar os seus discípulos e às multidões para este momento de crise. Mas todos eles falharam em compreender o significado do que ele estava tentando dizer a eles. Até o final eles tiveram falsa concepção de Jesus e Seu reino. João 12:32-34
"E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. Isto dizia, significando de que modo havia de morrer. Respondeu-lhe a multidão: Nós temos ouvido da lei que o Cristo permanece para sempre; e como dizes tu: Importa que o Filho do homem seja levantado? Quem é esse Filho do homem?"
Quantas vezes deixamos de ouvir coisas porque já temos uma ideia do que alguém está tentando nos dizer?
O povo de Israel naquele dia tinha um conceito forte já fixo em suas mentes a respeito do que se esperava do Messias e como Ele iria governar. Eles estavam tentando ver Jesus e Seu reino através de uma lente distorcida.
Devido a isso o coração não poderia compreender o significado completo do que Jesus estava dizendo a eles. Enquanto Ele estava compartilhando com eles, eles já estavam começando a perder a fé nEle. "Senhor, quem creu em nossa pregação?”
 

• Os discípulos mais próximos de Jesus tinha esse mesmo problema.
Mateus 16:22 “E Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Tenha Deus compaixão de ti, Senhor; isso de modo nenhum te acontecerá”.
Aqui encontramos Pedro, que tinha acabado de receber a revelação de quem era Cristo, ainda segurando a suas falsas concepções e ideias preconcebidas. Elas estavam impedindo-o de ver o quadro completo de como o reino de Jesus era para ser revelado.
Como resultado a sua crença em Cristo não foi capaz de ser reforçada para além da sua perspectiva limitada. Isso contribuiu para condição enfraquecida de Pedro em seu momento de experimentação e de crise, quando ele negou conhecer Jesus.
Ele perdeu a oportunidade de a sua fé e crença ser reforçada por causa de suas ideias preconcebidas. Como resultado, ele foi tardio em ouvir. Ele e os outros discípulos permitiram que suas falsas concepções endurecessem o coração para ouvir a verdade. Eles foram seletivos em que ouviram.
O que acontece conosco quando estamos tentando algo novo e uma situação difícil vem ao nosso caminho? Nós voltamos à velha forma e tentamos mesmo que possa estar errado ou ineficaz. É por isso que é importante fortalecer o nosso sistema de crenças imediatamente. Por exemplo. Parábola do semeador.
Pedro assim como os outros discípulos tinha sido ensinado a visão distorcida da vinda do Messias desde os tempos de infância. Eram falsos conceitos que tinham sido construídos muito fortemente em seu sistema de crenças e foi para isso que eles voltaram quando viram Cristo ser preso. Como resultado o entusiasmo transformou-se em desânimo, a esperança em desilusão e a crença em descrença. Eles foram destruídos em sua fé.
Quantos de nós temos permitido outras coisas além da palavra de Deus moldar o nosso sistema de crenças, como experiências negativas, ideias preconcebidas, filosofias, tradições de homens ou vãs sutilezas.
Colossenses 2:6-8 “Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também nele andai, arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças. Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”. 

2. O medo do homem lhe arma laços.
Há muitas pessoas que tiveram uma visão maravilhosa da verdade a respeito de Jesus e Seu reino, mas por causa do medo do homem e do medo de serem rejeitados por seus amigos e suas tradições eles nunca confessam totalmente o que eles acreditam e a verdade nunca é totalmente plantada em seus corações.
Provérbios 29:25 “O receio do homem lhe arma laços; mas o que confia no Senhor está seguro”.
João 12:42 “Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele; mas por causa dos fariseus não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga”.
Creio que um dos problemas enfrentados quando Pedro negou Cristo por três vezes foi o medo do homem. Pedro nunca havia conquistado essa área em sua vida e como resultado, em um momento de dúvida e incerteza, ele cedeu ao medo do homem.
Temos de ser capazes de confessar corajosamente o que nós acreditamos. O apóstolo Paulo disse: "Eu acreditei e por isso falei". Nós temos que fazer também, mesmo em face da oposição. 

3. Há uma falta de vontade de pagar o preço. João 12:42-43
“Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele; mas por causa dos fariseus não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus”.
Muitas pessoas não ouve plenamente o que Deus está dizendo, porque eles têm medo do que vai custar-lhes. Muitas pessoas, até mesmo pastores, permanecem sob o jugo de tradições, por causa do medo de perder sua reputação e amigos quando o Espírito Santo revela ainda mais a verdade a respeito de Jesus Cristo e Seu reino. Como resultado, o sistema de crenças é enfraquecido em vez de fortalecido. 

II. Observações finais.
Meu objetivo com esta mensagem é nos tornar conscientes de quão perigoso e prejudicial, é para nós, não fortalecer a nossa fé em Cristo e Seu reino enquanto temos a oportunidade. É somente à medida que avançamos nele que nós crescemos, de fé em fé. Caso contrário, nós estaremos permitindo que estas áreas enfraqueçam nossa crença e confiança em Cristo e Seu reino. Há outra hora escura que está chegando antes da segunda vinda de Cristo. Assim como a escuridão que veio sobre a terra durante sua crucificação fez tropeçar a muitos, o mesmo deve acontecer nos últimos dias.
Há uma grande apostasia que vem antes de Jesus ser revelado na Sua segunda vinda em toda a Sua glória. Assim como o povo sucumbiu à pressão da multidão nos dias de Jesus a negá-Lo, o mesmo deve acontecer nos últimos dias. Porque muitos dos seguidores de Cristo têm sistemas de crenças mal estabelecidos, muitos cairão fora. Agora é o dia para se fortalecer em Cristo.
Hebreus 12:26-28, “a voz do qual abalou então a terra; mas agora tem ele prometido, dizendo: Ainda uma vez hei de abalar não só a terra, mas também o céu. Ora, esta palavra-Ainda uma vez-significa a remoção das coisas abaláveis, como coisas criadas, para que permaneçam as coisas inabaláveis. Pelo que, recebendo nós um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e temor”.
Alguns anos atrás, ouvi uma história de um homem que pegou uma bela rocha do leito de um rio na Carolina do Norte e usou-o como batente de porta. Anos mais tarde, um geólogo que estava caminhando na área parou e percebeu o batente, que ele reconheceu imediatamente como um enorme pedaço de ouro. Na verdade, era uma dos maiores pepitas de ouro já encontrado a leste das Montanhas Rochosas.
Como o homem que não conseguiu reconhecer o ouro, quando ele o segurou em suas mãos, os discípulos não conseguiram reconhecer a verdadeira natureza do Senhor, mesmo depois de mais de três anos com ele. E você? Conhece quem ele é? 

Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque