Seguidores

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

0 Findar do ano - Agradecimento e Ãnimo

 

0 Findar do ano  -  Agradecimento e Ãnimo

Ano Novo

 

Se visitássemos as empresas por ai; nós encontráríamos uma grande correria, dado o balanço que fazem todo fim de ano.

Neste balanço as empresas analisam os lucros obtidos, e as percas que tiveram. E quando dão o exercício findo. Geralmente obtiverão lucros, ainda que pouco. Aqueles que tiveram a desventura, do prejuízo; renovam os planos, fazem novo orçamento, e no planejamento incluem novas ideias que lhe ajudarão, a vencerem no próximo ano.

Acredito irmãos, que nós como adventistas do sétimo dia, devíamos aproveitar o fim do ano para, como as empresas, fazermos nosso “balanço” espiritual, e vermos onde estamos na jornada rumo a Canaã celestial.

Nenhuma época é mais propicia para tal fim.

1-Primeiro e fim de ano, isto por si já se constitui como que um dever. e segundo, e mais importante, é o nosso tempo, ou época em que o nosso salvador e exaltado. É quando a sua figura toma conta do mundo, e em todos os lugares falam-se o nome do nosso salvador. Neste espirito devíamos parar e meditarmos na nossa vida espiritual. para saber se estamos vivos. ou se já há muito tempo morremos.

Há na santa Bíblia, um verso que por si só, já se constitui uma pergunta, pergunta esta, que talvez para muitos não tenha significado, mas para o cristão sincero. ela encerra uma grande lição, ou talvez um grande desafio.

Leiamos: Heb: 2:3 (ler)

Há muitas maneiras de negligenciarmos esta tão grande salvação e uma delas é deixando de fazermos constantemente, um auto-exame da nossa carreira cristã.

Nesta noite, irmãos, gostaria de juntamente com os senhores meditarmos na nossa vida cristã para sabermos onde estamos como cristãos.

E também para tomarmos uma atitude não só neste 2026, mas até a eternidade.

Ao findar o mês de Dezembro, 2025, devemos lembrar que o mesmo, Trouxe-nos muitas experiências.

A maioria de nos aprendemos valiosas lições, eu irmãos, digo-vos. Aprendi muito. As lições deste ano não fui só eu que aprendi a maioria de nós aprendemos valiosas lições.

Outrossim, algumas coisas que pensamos, fizemos e falamos em 2025 não serão  repetidas mais. Pessoas que conhecemos, não mais as encontraremos, planos que fizemos talvez nunca sejam realizados.

Houve experiências penosas, e sofremos desânimos e entusiasmos, as vezes algumas derrotas, em alguns lugares os nossos irmãos sofreram extrema privação e sofrimento desumano.

Para muitos ao redor do mundo, 2025 significou tortura perseguição, encerramento.

Pelo único “crime” de ser fiel a Deus e guardar seus mandamentos.

Mas por outro lado irmãos: 2025 foi um ano de vitorias, em nossa vida. Vitorias espiritual, e vitorias financeira. E não sei se estou exagerando em dizer que foi um ano de vitória, para nossa igreja local. É certo que não fizemos a decima parte do que não fizemos a decima parte do que devíamos, e podíamos fazer, porem alguma coisa foi feita, que podemos alegre dizer; fomos vitoriosos, Deus seja louvado!

Para aqueles cuja situação não tem sido fácil, ou tão boa. Tendo que enfrentar incertezas, perplexidades e angustias permita-me que eu transmita a experiência de Tiago e Ellen White em 1865.

Enquanto alegre e vigorosamente eles faziam a missão que Deus lhes havia confiado e realizavam com êxito, o que o Espirito Santo os levava a fazer. Foram  repentinamente envolvidos numa inesperada prova de fé. O pastor Tiago White foi acometido de uma paralisia parcial e isto se tornou para eles um revés. No qual parecia não haver solução humana a luta com os poderes das trevas continuou por 15 meses. Um ano e três meses sem que o pastor Tiago pudesse ministrar entre as igrejas.

Qual foi a atitude do casal White para com essa emergência?

É nos declarado que três vezes por dia eles separavam períodos especiais de oração pedindo que Deus restaurasse a saúde do pastor Tiago. Apesar desta situação, onde não havia solução eles se mostravam tristes nem queixosos pelo contrario, sentiam-se alegres pois era motivo para confiarem em Deus. E sua gratidão era porque sabiam que Deus não permitiria uma tentação acima de suas forças, e todos aqueles que se união a eles em oração eram grandemente abençoados.

Na noite de natal enquanto oravam fervorosamente por livramento, a senhora White teve uma visão da gloria de Deus, e das maravilhas das realidades do céu. 

Tais experiências trouxeram nova coragem e esperança, nas palavras da autora, nos lemos; "fomos reconfortados com aguaceiros da graça celestial, que podíamos dizer o meu cálice transborda. Podíamos chorar e louvar a Deus por sua maravilhosa salvação". Este irmão é um exemplo de fé digno de ser imitado.

Dezembro/Janeiro. é uma boa oportunidade para fazermos um inventario espiritual da nossa vida pois: "Como escaparemos nós se negligenciamos tão grande salvação?"

Ao fazer um inventario desses descobriremos que muitas coisas deixamos de fazer, no ano findo, por pura negligencia. Dizemos um certo escritor disse que as palavras mais tristes da língua ou da pena são: "poderia ter sido", e talvez as palavras mais tristes da bíblia são: "passou a sega e findou o verão e  nos não estamos salvos". Jeremias 8:20  

E isto dirão aqueles que negligenciaram a grande salvação oferecida por Deus.

Embora seja verdade que só haverá em ultima analise; duas classes de pessoas, no dia final. os salvos e os perdidos, mas os que estiveram perdidos, definitivamente perdidos, consistiram de diversas classes. Por isto é necessário fazermos um auto analise, para sabermos em que classe estamos, ou em nenhuma, a não ser na classe dos salvos.

Convidamos os irmãos a atentarmos para as quatro classes de perdidos, que haverá no dia do juízo.

1- Quando cristo voltar haverá os  que se perderam, porque terminantemente se recusaram a ter algo a ver com Deus. Desprezaram o convite desdenharam do evangelho. Não aceitaram a cristo por isto estão perdidos. Escolheram a perdição com olhos abertos.

2- Outra classe de perdidos, são os que se deixaram enganar. Tem a bíblia na mão porem não a estudam e são levados por toda doutrina fantasiosa que Deus não disse, tem oportunidade de conhecer a verdade mas preferem, ser guiados por pastores do que pela Bíblia.

A esses é difícil guia-los a verdade. Mostra-se a verdade bíblica, porem eles não a aceitam. Pois como dizem não é assim que o seu líder religioso explica.

Outrossim os preceitos bíblicos são muito difícil de cumprir, não lhes  são convenientes, por isto desprezam.

3-Há ainda os que amam  a verdade e vão se perder .Não tem duvida que é o único caminho, o grupo dos procrastinadores, pretendem decidir-se, qualquer dia, irão fazer sua entrega, mas primeiro, querem um pouco de espaço, de liberdade, querem tempo, para resolver alguns negócios. Muitos desses já estão na igreja, já foram batizados, mas ainda não decidirão depositar tudo aos pés de cristo.

Sabem que precisam mudar, mas só na outra semana no outro mês ou talvez no próximo ano.

Esses estarão entre os perdidos do ultimo dia.

O pior está na ultima classe são os adventistas professos. Os que estão na igreja que vem todos os sábados.

Os negligentes porem vão se perder pois professavam a mensagem, mas nada fizeram pela mesma. Deixaram que os amigos, os vizinhos, vivessem perde-se, pois não fizeram      

Trabalho missionário com eles. Mat.25

No livro do profeta Ezequiel no capitulo, 3 e verso 18, nós lemos a seguinte exortação. Quando eu disser ao ímpio... sim irmão já pensastes nesta responsabilidade? Que fez você neste ano, por seus amigos? Será que o sangue do seu parente não vai cair sobre você? Como está a sua consciência?  Sim irmão é o ultimo mês do ano mês especial ´para você fazer o seu balanço espiritual. E gostaria que estas perguntas ficassem na sua mente.

Em nosso trato com os outros manifestamos egoísmo? retemos talvez os cumprimentos merecidos a quem de direito? Que fizemos de proveito a nossa vida espiritual. tivemos  falta de fé . nas promessas de Deus? Nossa confiança em Deus; como vai. E nossa fidelidade ? V.exp. Revista Ação Jovem.88

Tenho eu, exortado os outros rendido que se sacrifiquem, deem, testemunho, ganhe almas, enquanto eu me mantenho acomodado?

- Que fazemos por cristo?

- Porque não ganhei nenhuma alma? Em 2025?

- Como foi nossa devolução de dízimos e ofertas?

- Fomos temperantes ?

- Como foi  nossa frequência a igreja ? uma  jovem nova na igreja disse que não viria mais nos cultos porque ninguém vinha.

- Melhorei minha vida espiritual em 2025 por quantas pessoas fiz oração indo na casa delas?

Estas e muitas outras perguntas, devemos fazer no final de ano.

E como nas empresas fazemos nossos planos quanto ao futuro, só que não um planejamento para 2026, mas para a eternidade.

Hoje irmãos, devemos nos reconsagrar a Deus dedicando nossa vida e que 2026, possa ser um ano de paz para nossa vida espiritual.

Para que, o dia do juízo não nos pegue desprevenido. Não digamos as palavras do profeta Jeremias passou a sega e findou o verão e nos não estamos salvos. Jeremias 8:20

Neste final de ano eu vos convido irmãos, a proclamar um lugar de retiro e sob a vista de Deus, faça sua confissão. Você poderá usar uma folha de papel e nela escrever todos os pecados que você haja praticado, escrever toda negligencia que por acaso há acometido note os que se lembrar,  e os que não se lembre e depois apresente a Deus. Faça com fé que ele vos perdoará também irmãos apresente suas vitorias, suas alegrias. E agradeça a Deus. Por isto, pois sem ele, nada do que foi feito se fez.

Peça-lhe que resolva, seus problemas que Deus atenderá, e faça planos para o futuro, planos em relação a sua vida espiritual e planos em relação a sua vida espiritual e planos eternos, isto é o que é planejamento espiritual em teologia, chama-se reconsagrarão.

 É o que Deus pede hoje de cada um de nós nesta noite, não endureçamos então.

FILHO VOLTA PARA CASA!

 

FILHO VOLTA PARA CASA!

Os valores atuais da sociedade foram relativizados. As pessoas não são mais presas a lugares ou relacionamentos. A competitividade do capitalismo fez com que todos procurem o que melhor satisfaça sua vontade. Então as consequências surgem quando amigos se tornam descartáveis, a família é abandonada, casamentos são desfeitos e igrejas são trocadas facilmente. A estabilidade da família e da Igreja são desafios que nos confrontam a cada dia. Por isso Deus criou a casa como lugar de abrigo e a Igreja como espaço de comunhão. Precisamos da família e da Igreja mesmo com seus defeitos.”, Erivaldo Santos.

 

 

Encontramos no Evangelho de Lucas (Lc 15.11-24) a história de um moço que se afastou da casa dos seus pais. Enquanto parte daquela família, ele usufruía de tudo que lhe era de direito. Entretanto, decidiu acelerar as coisas e pedindo a  sua herança mudou-se para um lugar longínquo para viver a sua vida.

O texto não descreve o que estava por traz daquele pedido, mas o que se pode especular é que aquele moço estava farto daquele lugar, daquelas pessoas e daquela vida. Talvez, insatisfeito consigo mesmo.

Vários fatores podem contribuir para que alguém se afaste da Casa do Pai, mas nenhum é  forte o suficiente para que permaneça  longe Dele.

Quanto alguém se afasta da Igreja, não demorará muito para se afastar daqueles que a frequentam e por fim do próprio Deus.

Afastados do Pai, perdemos a Sua presença, isto porque não mantemos a comunhão com Ele. Mas mesmos afastados dEle, jamais perderemos o Seu amor. Ele sempre nos amará e permitirá que circunstâncias nos alcancem com o fim de que  voltemos para Ele.

Foi o que aconteceu com o personagem de Lucas 15.  Creio que, o que fez aquele moço voltar à casa do seu pai, foi a ação do Espírito Santo em sua alma. O Espírito é quem nos convence, nos sensibiliza e nos enche de desejos para voltar à comunhão com Deus.

Ao voltar à casa do seu pai  aquele moço experimentou tudo o que havia perdido – amor, perdão, sentimento de pertencimento, cura, comunhão.

A Igreja é lugar de arrependimento, perdão, acolhimento, amor, comunhão. A casa do Pai é lugar de restauração.  A casa do Pai é lugar de alegria.

Voltar à casa do Pai é voltar a comunhão com Ele, é voltar a congregar, é voltar ao relacionamento com os irmãos.

Deus jamais desistirá de Seus filhos,  nem mesmo daqueles que se afastaram da Sua casa ou dEle.O Senhor  Jesus disse, “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”Jo 6.37.

Deus faz com que ecoe nos ouvidos daqueles que se afastaram a seguinte mensagem: “Filho, volte para casa”.

Precisamos vigiar para que não nos afastemos e auxiliar aqueles que se afastaram.

Mas caso você se afastou, hoje é o melhor momento para voltar. Estamos de braços abertos para te acolher novamente, para te inserir na comunhão e caminhar com você.

Pr Roberto Santos | prroberto@oitavaigreja.org.br

 

Postagens de Destaque