Seguidores

quarta-feira, 15 de maio de 2013

A Situação Atual da Musica na Igreja

Por estas e outras é que não permito que vários músicos "de carreira" cantem em minhas igrejas. Quando falo de "músicos de carreira", refiro-me a esses cantorzinhos (assim mesmo, no diminutivo) que saem pelo mundo fora, fazendo os tais lançamentos do tal "trabalho" deles. Vez por outro recebo telefonema desse abusados, dizendo que estão fazendo uma "turnê" por minha região e que gostariam de se apresentar em minha igreja. A resposta que dou geralmente é esta: Não te conheço, não conheço as tuas musicas, mesmo assim, não gosto delas.

Se você leitor, é um desses cantores que sai pelas igrejas, estragando o gosto da juventude, com músicas sacudidas, cheias de ôôô, uuu, grunhidos, gemidos e caretas, faça-me o favor de não pedir para cantar em minhas igrejas, que levará um NÃO, assim, redondinho e em maiúsculas.

Igreja é lugar de adoração e não casa de shows. Porta de igreja não é lugar para estande de venda de qualquer coisa, muito menos discos de gostos duvidosos.

Leia o post abaixo e veja o motivo:

A Situação atual da música na igreja

Kenneth H. Wood

Os tempos em que vivemos requerem que seja feita uma advertência solene:
Parece estar se desenvolvendo, em alguns lugares, uma tendência que não apenas obscurece, mas destrói a linha divisória entre o sacro e o profano. Esta tendência não prevalece meramente na música em si, mas também, na maneira como é apresentada.
A situação já seria bastante séria se apenas o ritmo da musica fosse considerado, mas, quando as plataformas das Igrejas Adventistas do Sétimo Dia são tratadas como palcos seculares, quando os cantores se balançam em uníssono com a música como dançarinos numa fila de coristas ou artistas numa boate, a situação se torna alarmante. Se o Mestre entrasse em sua casa, como fez na passado, certamente ordenaria com autoridade: “Tirai daqui estas coisas” (João 2:16).
É necessário que se estudem quatro fatores essenciais, que serão a seguir citados:
1) A linha divisória entre a música aceitável ou não é, às vezes, estreita. Por exemplo, um ritmo ou a maneira de apresentação de uma determinada música tem pouca ou nenhuma diferença daqueles encontradas em outra. No entanto uma delas e sacra, vinda de cima, a outra e profana, vinda de baixo. Isto leva alguns líderes a dizerem: “Música não é minha especialidade”, e assim lavam suas mãos do problema. Outros ainda dizem: “Não julgue, tão somente participe”.
Infelizmente estas declarações são irresponsáveis e sem sentido. João 7:17 diz “que se alguém quiser fazer a vontade dEle, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus, ou se falo por mim mesmo”. Todo o ser humano é capaz, com a graça de Deus, de fazer a distinção entre a musica aceitável e a inaceitável.
2) Outro fator contribuinte da decadência na música da igreja é que muitas pessoas em posição de liderança procuram subestimar a importância de cuidadosa discriminação na escolha da música. Freqüentemente protestam: “Que diferença faz?” “Isto não é assim tão importante.” “Estão fazendo disto um cavalo de batalha…” Talvez nos impressionasse mais essa maneira de pensar, se não conhecêssemos a história de Adão e Eva. Mas quando lembramos do fruto da árvore do conhecimento não era visivelmente diferente do fruto de outras árvores do Jardim, sentimos que algumas “pequenas” diferenças não são de fato “pequenas” – elas são “enormes”! Todos os que sinceramente desejam agradar a Deus, não as trarão levianamente. Procurarão ver as coisas como Deus as vê, e ouvi-las como Deus as ouve.
3) O gosto pessoal, tanto de jovens como de idosos estão levando a fazer pouco caso do uso ou não de música falsificada, simplesmente por que eles gostam e tem prazer em cantá-las.
4) O quarto fator é que algumas pessoas são tão desprovidas de senso de crítica, quanto a seus pontos de vista, que estão dispostas a permitir qualquer tipo de música em seu lar, na escola, ou na igreja, baseadas no argumento de que esta é a maneira de manter os jovens sob o “manto” adventista.
A Igreja nunca presta um serviço ao pecador, comprometendo-se com o mundo. E melhor que os não regenerados permaneçam fora da Igreja até que se submetam aos princípios da igreja, do que ela se tornar semelhante ao mundo, alistando como membros, aqueles que desejam trazer suas normas, seus costumes e gostos consigo.
Será que a Igreja de Laodicéia, através de sua mornidão e satisfação própria, permanecera indiferente aos perigos que enfrenta? Permitirá ela que costumes, normas e valores mundanos alterem gradativa e imperceptivelmente sua natureza distinta? Tornar-se-á a música do mundo, música da igreja? Mas o que declara a palavra de Deus sobre tal assunto?
A resposta, cabe aos responsáveis pela liderança da Igreja nestes tempos solenes, e aos que suspiram e gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela ( Ezequiel 9:4).
Kenneth H. Wood (falecido), foi por 16 anos editor-chefe da Adventist Review (Revista Adventista, em inglês), e por 28 anos o diretor do Centro E.G. White. O presente artigo foi o editorial da Review and Herald de 20/01/72.

24 comentários:

Anônimo disse...

Você é um pastor? Isso é maneira de se referir aos cantores da Igreja de Deus? Ou são as "suas igrejas"? Meu amigo, que maneira grosseira e rude é essa de se referir aos levitas? Eles são ministros iguais a você, talvez melhores pois são autonomos e não recebem salário como você. Um ministro de Cristo tem que ter as qualidades de Cristo, como: tolerancia, amabilidade e sensatez, o que essa sua opinião não possui. Busque mais a Cristo, Ele vai te ajudar a ser mais amável e a não julgar os cantores da igreja de Deus. Os legalistas intolerantes sim esses deveriam não ter lugar nas igrejas.

Blog do Pastor Manoel Barbosa disse...

Sou pastor sim. E por ser pastor, é que tenho o dever de zelar pelas normas bíblicas e as orientações do Espírto de Profecia. Se voce fosse um "levita" como diz ser, não cantaria musicas de gosto duvidoso, nem sairia por aí fazendo das igrejas casa de negócios.
Não. Esses cantores ambulantes não são, e nunca foram ministros de Deus, o que na verdade eles são, os vendilhões do templo. Ou prostitutos cultuais.
E voce que não tem a coragem de se identificar, entra com um comentério anónimo, é por que deve ser um deles.
Gosto de músicas. Tenho apreciação por cantores que cantam hinos que enaltecem o Nome de Deus, que eleva a alma, que nos faz sentir mais perto de Deus. Posso destacar entre os cantores sérios, que usam a voz para louvar a Deus; Ronaldo Arco, Fernando Iglesias,Arautos do Rei, Sonete, entre outros.
Não se ver esses cantores se rebolando no púlpito, mas em postura decente com reverencia, de quem está na presença de um Deus Santo.
Qualquer um que cantar assim, tem boa acolhida em minha igreja. Porem quem canta fazendo caretas e muxoxos, cheios de Uhuhuh ôôôô se rebolando, apenas para aparecer, que vá dar os seus grunidos, gemidos e gingados em outra freguesia

Paulo Jeovani disse...

Mais um pastor ignorante que não entende nada de música e sai falando um monte de besteiras.
Para começar, a igreja não é sua, é do Senhor Jesus. Voce demonstra ser um completo troglodita ao tratar as pessoas que vc nem conhece, não sabe nem como é o trabalho delas, como lixo. Tenho certeza que essa postura não é adequada a um cristão e muito menos a um pastor.
E ainda é hipócrita: é contra a venda de cds na igreja, mas na hora dos irmãos devolver o dízimo que paga seu salário defende com unhas e dentes. Se vc, como pastor tem direito de receber pelo seu trabalho, pq o ministro de música não pode? por acaso o seu trabalho é mais digno q o do outro? Não se esqueça q os levitas recebiam pelo q faziam.
Outra coisa: vc não é Deus para julgar o coração do cantor ou do instrumentista para dizer q o q ele está fazendo ou como está fazendo é para a glória de Deus ou não. Essa é uma informação q só Deus tem capacidade d julgar. E não é por causa de elementos musicais que não se adequam ao seu gosto pessoal q a música do outro não presta.
A proposito, você já foi ao céu pra saber qual é o 'hit' que está tocando lá, ou pra saber como eles fazem musica lá? Quem é vc pra dizer como a música deve ser em sua forma e seus elementos? Vc quer comparar a musica q é produzida por nós, meros pecadores, na terra, com uma musica feita no céu num ambiente totalmente perfeito? vc realmente acha q o estilo q vc gosta e acha q deve ser feito na musica da igreja passa perto do q é feito lá no céu? se vc acha, vc é um completo ignorante.

Helena disse...

então Manoel Barbosa pelo que vi vc dá crédito aos cantores e não meramente a música....na verdade vejo a questão da música muito complicada e que merece muito estudo especialmente música para Deus, será que realmente sabemos o que é música para Deus?? concordo em partes com vc realmente estamos vivendo em um tempo em que o profano está misturado com o sacro, e temos que ter cautela quanto as nossas escolhas. e sinceramente vejo que vc é uma pessoa que que deve ter cautela no que diz a grosseria não leva a nada, quando o profeta foi falar com Davi sobre seu erro ele não chegou dando a voadora nele, ele chegou contando uma historia ou até diria cantando pois ele pediu uma harpa os profetas estudavam música, e ele sabia exatamente como chegar em Davi guiado por Deus e pelos seus conhecimentos, faça vc o mesmo estude música mais e mais e qual realmente seu objetivo??? levar as pessoas a Deus e cuidar de suas ovelhas e não espanta-las. pessoas pensavam musica de um jeito nos seculos XVIII e no seculo XX mudou o jeito de pensar que até hoje prevalece...será que isso não afetou nosso jeito de pensar na música religiosa???

Diego Avlis disse...

FARISEU, POBRE, CEGO E NU. TIRE PRIMEIRO A TRAVE QUE ESTÁ NO TEU OLHO PARA QUE ENTÃO, DEPOIS POSSA ENXERGAR O ARGUEIRO QUE ESTÁ NO OLHO DO TEU IRMÃO! SINTO MUITO EM VER QUE NA IGREJA ADVENTISTA EXISTA UMA PESSOA QUE SE DIZ PASTOR E QUE, AO INVÉS DE TRABALHAR NA MENTE DOS JOVENS PARA LEVÁ-LOS A CRISTO, FICA APONTANDO O DEDO DE ACUSADOR DO DEMÔNIO PARA AS PESSOAS, TODOS NÓS, INCLUSIVE VOCÊ PASTOR, SIM, VOCÊ MESMO, TAMBÉM SERÁ JULGADO POR SUAS PALAVRAS E ATOS!!! PEÇO PERDÃO A DEUS SE COMETO ALGUMA BLASFÊMIA, MAS SEI QUE MEU REDENTOR VIVE, E POR FIM SE LEVANTARÁ SOBRE A TERRA, E COLOCARÁ UM FIM A TANTA HIPOCRISIA, MESMO EM MEIO AO POVO DO SENHOR!!!

Anônimo disse...

Como você mesmo diz...VOcé, meu caro, não entende nada de música! ¬¬' E se você trata tais cantores assim, logo, é digno de PENA..São obreiros, tanto quanto você, e não meros "cantorzinhos", para mim, você é um hipócrita, e dos maiores, pois se diz um Pastor defendendo a Igreja, mas usa termos que não são nada louvaveis, avá, faça-me um favor a se colocar em sua pequenês! Voc~e não é melhor do que ninguém para dizer isso das pessoas...Mitos menos do trabalho que elas exercem, quem é você para julgar a adoração de alguém?! #Indgnada!!!!

Anônimo disse...

Só tenho uma coisa a dizer:
O Senhor está sendo usado pelo inimigo para atrapalhar a salvação de pessoas através do ministério da música...
A partir desse momento estou orando pelo senhor!
Que Deus tenha misericórdia das vítimas de satanás!

Unknown disse...

concordo com o pastor.os que se dizem "cantores" e alegam estar fazendo trabalho missionario,na verdade só estão se promovendo e fazendo da casa de Deus,o Templo sagrado onde deve haver uma verdadeira adoração ao altíssimo,estão fazendo da igreja casa de shows.se os outros pastores tomassem uma atitude como a desse pastor com certeza eles veriam que oque estão fazendo é somente puro egoismo e exaltação própria.continue com seu trabalho pastor, e que Deus continue lhe abençoando ricamente em luz e discernimento.Amém.

Unknown disse...

Pastor concordo com cada palavra sua. A nossa igreja necessita de mais pastores como o senhor.

Anônimo disse...

Réu ou Juiz, Julgar ou ajudar...Pr, algumas coisas que o senhor falou estão corretas em meu modo de ver...mas o modo como está exposto não condiz com sua posição. Crítica sem apoio só leva a apostasia...por isso tanto jovem fora da igreja. Temos facilidade em apontar os erros mas onde está a extensão dos braços de Cristo neste momento? Jesus não condenou Maria Madalena, mas Seu ato de amor e misericórdia a fizeram mudar de direção e seguir nos caminhos do Senhor!!

Blog do Pastor Manoel Barbosa disse...

Reu, Juiz, Farizeu, cego, pastor ignorante,e usado pelo inimigo. Foram esses os adjetivos que recebi, de vários comentaristas, por afirmar que não gosto de músicas sacudidas, cheias de gritinhos histéricos, recheadas de ôôôô e UhUhUhUh, e caretas, e rebolados como se igreja fosse casas de shows e púlpitos sagrados palcos. Reafirmo o que disse. quer se enquadrar nesse tipo de cantores, por favor passe longe das igrejas que pastoreio. Afirmei também, e volto a afirmar, que discordo de forma veemente, fazer porta de igreja lugar de estande de venda, de qualquer coisa, muito menos de CDs e DVDs de gosto duvidoso.
Sou a favor da boa música. Musicas que elvam a alma. musica de adoração. Repito o nome de alguns cantores que usam a voz para enlevar enaltecer o nome de Deus. Arautos do Rei, Sonete, Ronaldo Arco,Zilda Azevedo (in memorian)Paulo Perusio e tantos outros...
Não é questão de gosto musical é questão de reverencia e respeito ao lugar sagrado. A CASA DE DEUS NÃO É CASA DE SHOWS.´É lugar de adoração. Disseram que eu fui muito duro. provavelmente, mais os que se doeram, é por que, na certa, a carapuça calhou em cheio.
Quanto eu ser rigoroso ao exigir respeito com o templo sagrado, penso que estou em boa companhia. Pois conheço um pastor mais rigoroso que eu. Esse pastor, ao qual me refiro, ao chegar na igreja e ver pessoas vendendo coisas no pátio da mesma, não procurar argumentar com jeitinho, e palavras adocicadas, aconselhando os vendedores a procurar outro lugar mais adequado para a venda deles. Não. Esse Pastor, meteu foi o pé na banca de discos, ops, na banca deles, vendedores, derrubando mesas e espalhando dinheiro e moedas para todos os lados. Fez mais ainda, pegou um azorrague, (chicote) e deu uma boa surra naqueles canalhas. Pense que pastor bravo!.Olhe que ainda não fiz isso. Sabem o nome daquele pastor?...Prefiro não dizer. Se não alguns vão dizer, que Ele também é indemoniado, que Ele não conhec nada de música, que ele espanta os jovens da igreja, que Ele deveria tomar uma lições com Davi, etc, etc,
Quando vejo cantorzinhos no púlpito, fazendo gingado, (coreografia é assim que eles chamam)batendo palmas, gritando para a igreja os acompanhar no rebolado, e gemendo como se estivessem com dor de barriga, fazendo os horriveis uhUhUh ôôôõ me dar vontade de pegar um cabo de rodo bem valente, e enxotá-los dali a pauladas, igual fez o pastor que falei, lá no templo de Jerusalem. Ainda vou terminar fazendo isto

Erica Lucile disse...

Porque tantos "anônimos"? Quer falar alguma coisa, coloque seu nome.

Kleberson Calanca disse...

Caro Pastor, sou adventista e também músico. Estou estudando e fazendo pesquisas na área de musicologia e posso dizer muito a respeito. E venho dizer que concordo com o senhor, mas em partes. Realmente devemos nos preocupar com a qualidade dos nossos cultos, com o louvor, com a decência, com a profanação da música sacra e tal. Existe atualmente um distanciamento do que vinha sendo feito dentro da igreja desde os tempos de Ellen White até agora. Tanto é que se o senhor pesquisar notará que muito do que ela (Ellen White) condenou em termos de performances musicais, os cantores que o senhor mencionou acima fazem. Agora pensaremos juntos: se até mesmo estes que o senhor julga ser um modelo de musica para o culto, no inicio no nosso século era um modelo condenado pela alta cúpula adventista, o que poderemos fazer?
Percebo que o problema não está na música, está na forma. E essa não é culpa dos jovens. Eles estão apenas seguindo uma tendência que o filósofo músico alemão Theodor Adorno chamou de "massificação". Essa massificação que o senhor vê nos cantos dos grupos jovens está sendo instaurado e disseminado pela própria IASD através dos CDs Jovens, através dos vídeos "Provai e Vede" que apresentado no momento das ofertas, através das sensibilizações de apelo, onde o pastor lança uma pressão e sedução para que as pessoas "se decidam" ao batismo. É tao verdade que o senhor deve ser pressionado pelos seus pastores superiores a cumprir metas de batismo anualmente. Se não forem cumpridas, o senhor pode nao ser considerado um bom pastor e pode vir a perder alguns "privilégios".
Portanto, a problemática é geral. Não está apenas nos músicos. A IASD investe fortunas para garantir o conforto e tranquilidade dos pastores: pagam casa, carro, combustível, viagens, alimentação, educação dos filhos, etc, etc., etc. para que o pastor tenha dedicação exclusiva para com a obra sem ter nenhuma preocupação: se filho adoece, a obra paga o médico; se o filho está com fome, a obra paga o lanchinho, e por ai vai. Mas, a mesma obra que reconhece o trabalho do pastor como um cargo levítico, desmerece o cargo do músico. Tanto é que ocargo de músico na IASD nao é um cargo remunerado (salvo raríssimas exceções). Por isso muitos cantores que se lançam a pregar o evangelho através do canto vive as custas de alguém que ou banque suas viagens ou compre seus CD's. Para esses, a obra não investe o mesmo empenho em pagar o combustível, pagar uma refeição, o aluguel, etc.
Então chegamos a seguinte conclusão: realmente a casa de Deus não é uma casa de shows, o senhor está corretíssimo nessa firmação. Mas por outro lado, o músico tem suas necessidades básicas. Música é oficio, não é dom. Exige trabalho, treino, dedicação de vida. Essa imagem de musica como dom foi criada no seculo XIX com a criação do gênio, do virtuose e vem sendo disseminada até hoje em nossa cultura. Ou seja, o músico precisou estudar e muito para chegar onde ele chegou, assim como o senhor teve que estudar para hoje estar confortavelmente sendo mantido pela obra adventista.
Eu defendo o reavivamento da música, da qualidade do louvor... mas essa mudança tem que vir da IASD, senão de nada servirá eu condenar algum com duras palavras o rabo do outro, e sentar no seu como se não tivesse nada com isso. É pra pensar, não!?

Blog do Pastor Manoel Barbosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog do Pastor Manoel Barbosa disse...

Kleberson Calanca.
Seu comentário vale a pena publicar.
Não por que em parte voce concorda comigo, mas por ser de alguem do meio musical que reconhece que o rumo que a música adventista está tomando no Brasil se distancia muito dos nossos princípios musicais.
Quanto a sobrevivencia dos cantores e produtores de CDs, DVDs, reconheço que eles devam viver do trabalho que fazem. Isto poderia ser resolvido, de outras formas, (assim mesmo, no plural) sem fazer uma feira na porta da igreja.
O que me preocupa de fato não é isto. è o estilo musical, não estou falando de bateria, falo de estilo,pobre, pauperrimo, à lá pentencostal. Voce que estuda música, sabe bem o que quero dizer. Na maioria, são musiquetas, sem graça, e para ver se pega, se agrada, fazem na hora do show, todo tipo de "coreografia" é um levantar de mão, é rebolado, é gritos e améns e glorias, mas no final do show, não fica nada. O povo vai embora mais vazio do que entrou.
Esses "cantores" quando se metem a cantar um velho hino conhecido, hino inspirado, desfiguram o mesmo com os tais "arranjos" fazendo caras e bicos e bocas, muito uh uh uh uh e ôôôô acompanhado de gemidos e muxoxos, que quase não se reconhece o hino que ele, cantor, pretendia cantar. sem contar que o microfone não para na boca, é um vai e vem sem fim com a mão. Hora encosta o microfone nos lábios em seguida o afasta da boca como se o mesmo estivesse dando choque. Sem graça.
É este o meu desgosto. É por isto que não dou oportunidades a maioria dos cantores.
Querem cantar? Cantem de maneira decente. Cantem com reverencia, respeitem o templo sagrado. Portem-se como quem está na presença de um Deus Santo
Quanto aos tais CDs jovens, e outros promocionais, faz anos que os uso, nem promovo em minhas igrejas. simplesmente por achar sem graça, péssimos.
Dou uma balinha para quem se lembar qual foi o CD jovem do ano passado.Tão bom que apesar da promoção intensiva, niguem lembra. Nem do ano passado, nem dos anos anteriores.
É por isto que quando os recebo da associação, jogo fora. Simplesmente
Amigo, obrigado pelo seu comentário. Sinta-se à vontade para fazer comentários, e discordar de mim. Por ter minhas opiniões discordantes da maioria, em relação a música, não significa que eu seja intransigente. A prova que publiquei todos os comentários que fizeram. Mesmo os desaforados. Quem conhece o pastor Manoel Barbosa, sabe que ele não é tão chato quanto parece.

Erica Lucile disse...

Concordo que os ministros de música deveriam ser remunerados. Mas só esses que estudaram, fizeram faculdade, e principalmente os que se preocupam com o louvor e espiritualidade verdadeira. Se eles fossem "contratados" pela obra teriam seu sustento e também "andariam na linha", pois assim como acontece com os pastores, qualquer ação ou comportamento (mesmo que na vida pessoal) que desmerecesse sua função na liderança da igreja os tiraria da obra. Na época dos sacerdotes e levitas o sustento vinha dos dízimos e muitos deles atuavam com a música do templo. Um sistema assim "eliminaria" os que fazem música que são verdadeiros forrós, rocks e axés etc. E também os só querem vender, se promover, ganhar dinheiro e fazer da igreja casa de Shows.

Blog do Pastor Manoel Barbosa disse...

Só para esclarecer, o comentário acima, que removido pelo autor, é o mesmo que está publicado abaixo. a remoção eu fiz para corrigir erros, e em seguida o publique de novo, agora corrigido

Kleberson Calanca disse...

Pois é, Pastor. Também discordo que a Igreja tenha que ser uma casa de venda. Por isso mesmo discordo não só de vendas na porta como outras iniciativas de vendas e lucros que a igreja propõe dizendo ser para "salvar". Enfim, é outro assunto, né?!
Eu vejo que o problema deve ser corrigido de cima. A própria IASD deve rever seus conceitos de música: música é mais que sons, ela é social, psicológica e emocional. Existem professores e alunos, como eu, preocupados em pesquisar a respeito dos efeitos que a música faz nos indivíduos. Tanto para quem ouve quando para quem executa. A "cura" não virá com discussões sem direcionamento e sem argumento baseadas no gosto comum. Necessitamos cada vez mais de músicos (bem) capacitados liderando nossas igrejas. E essa capacidade nao está apenas na questão da performance, mas na formação moral, espiritual e técnica do líder. Temos pastores com ótima formação, mas praticamente não temos bons líderes atuantes nas igrejas. Temos apenas pessoas dedicadas. E isso não é suficiente.

Unknown disse...

concordo pastor, a igreja de Deus tem que viver na contra mão do mundo, Jesus orou a Deus dizendo que mesmo que estivesse no mundo não era do mundo, o apóstolo paulo afirmou que devemos ser diferentes e não se conformar com as coisas do presente século, mas ser diferente, hoje vemos que a igreja que deveria trabalhar para o mundo se adaptar ao que a igreja segue a igreja está se adaptando ao mundo, a igreja que deveria influenciar, é influenciada por coisas mundanas e assim vemos alguns resultados na música com uso de gritos estridentes, e outros detalhe que em outros comentários anteriores ao meu, não só na música como também no modo de vestir, e tratar o outro ... certamente que há necessidade de um reavivamento e despertar para viver como cristãos genuínos , sendo mulheres e homens de Deus verdadeiros e sinceros ...

Dr. Ney Batista disse...

O Diabo erra perito em música, hoje utiliza das mais variadas formas musicais para ludibriar os jovens dos dias atuais, concordo plenamente com o zelo do Pastor por sua igreja.

a vinda de JESUS disse...

Olá pastor, sou musico cantor e compositor da IASD ha 18 anos, quero dizer que descobri mais uma voz para clamar e alertar a Igreja sobre algumas irregularidades tanto de cantores quanto das musicas na Igreja, escrevi um livro "ADORAÇÃO E LOUVOR COMO IDENTIFICAR A MUSICA CRISTÃ" nesse livro ha orientações diversas quanto a adoração e as musicas que devemos cantar e ouvir, peço ao senhor que leia esse livro documentário especialmente o 7º capítulo onde contém ali uma sugestão dentro do projeto da oficina mundial da musica Cristã, eu gostaria de saber se o senhor aprovaria e se a Igreja aceitaria uma oficina de musica com esses projetos definindo uma especie de órgão de regularização da musica na Igreja, gostaria da sua atenção, e estou no aguardo de sua resposta. Segue esse link http://ministeriommc.blogspot.com.br/2012/09/capa-livro-e-como-identificar-musica.html Obrigado, att Reginaldo

Blog do Pastor Manoel Barbosa disse...

Seminário sobre música parece ser interessante. Vamos analisar a proposta

a vinda de JESUS disse...

Obrigado

Unknown disse...

seu comentario foi perfeito Cleberson Calanca.. ia comentar, mas quando li seu comentario, vi que não precisaria mais fazê-lo... só acrescento que, tudo depende mesmo de um relacionamento responsável com Yeshua (Filho do Eterno), estudo e preparação. diferentemente do simples Marketing expositivo, interesserio e avarento de ganho que é realizado hoje. Compreendo o que cada pessoa queria dizer, de acordo com seu ponto de vista, e tinham razão em alguns pontos e se equivocavam em outros. entendo tb, o direito de sobrevivencia dos cantores, ou pseudo-cantores, apesar da IASD não ter uma politica de remuneratoria pra esses "levitas" tb... mas nada justifica o liberalismo e nem a falta de apoio aos tais cantores. Só digo que com o passar dos anos e gerações, a musica só vai mudando, e isso devido a tendencias e gostos tb, certamente, musicas que gostamos, se tocadas há tempos atras, seria até, se brincar, escandalos na igreja, mas hoje é aceita tranquilamente. temos que ter realmente o Espirito de Yahuweh Ehyeh asher Ehyeh para ter esse discernimento, mesmo sendo Laodiceanos. Abraços em todos e respeito sempre.

Postagens de Destaque