Seguidores

segunda-feira, 7 de março de 2022

A OPERAÇÃO ANDRÉ

 

               A OPERAÇÃO ANDRÉ

 

Texto: João 1:35-42; 6:1-12; 12:20-22

Objetivo: Motivar a congregação a levar pessoas a Cristo a através do envolvimento na operação André.

 

Introdução:  André era uma pessoa especializada em trazer pessoas para Jesus. A tradição diz que ele foi martirizado na Grécia por um tirano chamado Murillo. Eles queriam crucifica-lo, mas André sentiu-se indigno de ser crucificado com o mesmo tipo de cruz que Jesus usou. Então ele foi crucificado numa cruz com forma de X, chamada hoje de cruz de Santo André. A tradição também diz que ele ficou preso na cruz por três dias. Durante este tempo, ele constantemente apelava às pessoas da multidão que se aglomerava ali a que se entregassem a Jesus.

 

1.  Características de André (João 1:40)

André nunca foi conhecido como um grande professor, pregador ou erudito.

A.  Seu nome: André significa “homem”. Ele era um discípulo comum. Peter Marshall o chama de santo sem

B.  Sua notoriedade: André era um discípulo obscuro. Era conhecido penas como o “irmão de Simão Pedro”, mas devemos nos lembrar que foi André que trouxe Pedro a Jesus.

 

2.  A Conversão de André (João 1:35-39)

André encontrou Jesus através do testemunho de seu amigo João Batista.

A.  Deus usou um companheiro respeitável: André acreditou no testemunho de João acerca de Jesus porque ele era um amigo próximo de André.

B.  Deus usou uma ilustração Redentiva: João Batista usou uma analogia que cada pessoa judia entendia, ao se referir ao “Cordeiro de Deus”. Todos estavam familiarizados com as cenas de sacrifício no santuário. No Éden, um cordeiro cobriu a nudez de Adão.

C.  Deus usou uma abordagem relacional: João – André – Jesus. 80% das pessoas que entram na igreja vêm através de amigos. Deus usa os relacionamentos para trazer pessoas para o relacionamento com Jesus.

 

Ilustração: Em 1955, a equipe de Billy Graham começou a usar a operação André para encorajar os cristãos a trazerem pessoas para Cristo. A porcentagem dos que atenderam aos apelos mais do que dobrou como resultado desse programa. Uma mulher apontou certa senhora que estava sendo aconselhada após o sermão de Billy Graham, e disse ao líder da equipe de conselheiros:

- “Veja aquela mulher co lágrimas nos olhos, ela é a caixa do supermercado onde faço compras duas vezes por semana. Venho orando por ela por meses, e após iniciar uma amizade com ela, passei em sua casa e a trouxe comigo para a cruzada. E aquela outra lá é a minha cabeleireira. Freqüentei o seu salão três vezes essa semana, apenas para traze-la comigo ao programa”.

 

3.  A preocupação de André. (João 1:40-42; 6:8; 12:20-22)

Após André se encontrar com Jesus, sua grande motivação foi trazer outros para Jesus.

A.  Ele trouxe Simão Pedro para Jesus... João 1:40-42

1.  Sua prioridade: cumprir sua missão.

2.  Seu método: achar, falar, trazer.

 

B.  Ele trouxe um menino a Jesus... João 6:8

C.  Ele trouxe alguns gregos a Jesus... João 12:20-22

Ilustração:

O Titanic foi o maior navio dos seus dias, pesando 46 mil toneladas, era considerado insubmersível. Mas na noite de 14 de abril, 1912, enquanto navegava no oceano, a uma velocidade de 22 nós, bateu num iceberg. Porque esta equipado com poucos salva-vidas, quando afundou, 1513 pessoas se afogaram. Um passageiro, John Harper, estava de viagem para pregar na Igreja Moody, em Chicago. Tentando manter-se flutuando no oceano, ele nadou em direção a um jovem que segurava um pedaço de madeira. Harper perguntou, “jovem, você está salvo?”. O rapaz disse, “não”. Uma onda os separou. Após alguns minutos, estavam próximos novamente, e Harper perguntou, “você já está em paz com Deus?”. O jovem respondeu, “ainda não”. Uma onda cobriu John Harper e ele não mais foi visto, mas as palavras, “você está salvo?” ficaram ressoando nos ouvidos do jovem. Duas semanas mais tarde, o jovem dava testemunho numa convenção de jovens cristãos em Nova York. Ele narrou sua história e disse: - “Eu sou o último converso de John Harper”.

 

Conclusão:

Lições da vida de André:

  • Deus usa pessoas comuns de maneiras variadas.

Faça uma pesquisa durante o sermão:

 

a)      Quantos de vocês vieram a Cristo porque um pastor veio à sua casa?

b)      Quantos vieram porque ouviram um programa de rádio ou TV?

c)      Quantos vieram através de influência de um amigo ou parente?

 

A verdade tem impacto no contexto da amizade.

Cada um pode fazer o quer André fez.

 

Apelo: Faça apelo para o compromisso de levar pessoas para a cruzada evangelística. Entregue  os cartões de oração intercessória e operação André .

 

Explique os passos envolvidos na operação André.

A – Leve a congregação a listar o nome de 7 a 10 pessoas que eles estarão dispostos a orar e convidar para a cruzada Vida Total.

B – Encoraje cada pessoa a desenvolver amizade com as pessoas que eles irão orar.

C – Tenha alguns momentos de oração suplicando a Deus que mova o coração das pessoas que serão convidadas para a cruzada.

 

INSTITUTO DE EVANGELISMO - VIDA TOTAL  - SALT- IANE

 


 

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque