Seguidores

quinta-feira, 14 de março de 2024

SANTIFICAÇÃO

 JESUS foi reconhecido como o “Santo de Deus” (João 6:69; Lucas 1:35; 4:34). 

Ninguém podia apontar um único pecado Nele (João 8:46). 

João escreveu que Jesus Se manifestou para tirar os pecados do mundo e que “Nele não há pecado” (1 João 3:5, NVI). A Bíblia é clara em ensinar: “Segui a paz com todos e a santifi cação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14). Como alcançar essa santidade? Aprendendo juntos Em nossa última lição, aprendemos que a Bíblia apresenta a salvação em três tempos: passado, presente e futuro. 

O que Jesus fez por nós na cruz, no passado, foi trazer a justificação, que nos liberta da penalidade do pecado. O que Jesus faz por nós no presente é a obra de santifi cação, que nos liberta do poder do pecado. O que Jesus fará por nós no futuro é chamado de glorifi cação, quando fi nalmente seremos livres da presença do pecado. Hoje vamos aprender mais sobre a santifi cação. Uma oração especial 

1. Que oração Jesus fez pelos discípulos? João 17:17. ________________________________________________________________________________________ 

Sinagoga de Cafarnaum  

Quando estudamos a Palavra de Deus, a verdade, o Espírito Santo atua no coração e nos ajuda a purifi car tudo o que não é santifi cado. É o Espírito que nos convence do pecado e nos transforma à imagem e semelhança de Cristo. Isso é santifi cação. 

2. De acordo com Paulo, qual é a vontade de Deus para Seus filhos? 1 Tessalonicenses 4:3. ________________________________________________________________________________________ 

O sentido básico de santificar é “colocar à parte”, “separar”, como ilustrado pelo sétimo dia da criação. Quando Deus separou o sábado dos outros dias, Ele o abençoou e santificou, isto é , separou dos outros seis dias (Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11). 

3. Que metáfora Jesus usou para falar de santificação? João 15:5, 7. ________________________________________________________________________________________ 

Assim como os ramos precisam estar unidos à videira para sobreviver e frutifi car, o crente precisa estar unido a Cristo. Separados Dele, não temos vida. Essa união acontece, na prática, quando passamos tempo em oração e em estudo de Sua palavra. Neste exato momento, enquanto estuda a Bíblia, você está conectado à Videira. 

4. Por que precisamos da santificação? Hebreus 12:14. ________________________________________________________________________________________

 Ser “santo” é ser separado do mundo para Deus. Logo, a santifi cação não é uma simples melhora do nosso comportamento moral ou boas ações sociais. A santifi cação bíblica é viver os princípios do reino de Deus motivado pela operação constante do Espírito Santo em nós. Essa operação tem por objetivo a honra e a glória de Deus (1 Coríntios 6:19, 20). 

5. Como Paulo chama os membros da igreja, a quem ele dirige suas cartas? Romanos 1:7; Filipenses 1:1. ________________________________________________________________________________________ 

Os crentes dessas igrejas são tratados como “santos’’ porque estão “em Cristo” e não por haverem alcançado um estado de ausência de pecado. Se justifi cação é aquilo que Deus faz por nós, santifi cação é aquilo que Deus faz em nós. Na justifi cação, Deus nos considera justos; por outro lado, na santifi cação, Ele nos torna justos. Embora não exista nenhum mérito humano nessa obra, a santifi cação exige de cada pessoa uma entrega completa e diária à vontade de Deus e o afastamento de hábitos e atitudes que levam à prática do pecado. 

6. De quem é a obra de santificar? 1 Tessalonicenses 5:23. ________________________________________________________________________________________ 

A fim de capacitar a pessoa para a experiência da santifi cação, Deus concede Seu Espírito. Agora, cheios do Espírito, não andamos mais “segundo a carne, mas segundo 12 o Espírito” (Romanos 8:4). À medida que caminhamos, nossa fé aumenta e nossa transformação progride. Desse modo, obtemos novas vitórias sobre os poderes das trevas. 

7. Como Paulo enfatizou aos cristãos de Roma sua obrigação total para com Deus? Romanos 12:1, 2. ________________________________________________________________________________________ 

O simples conhecimento da verdade não é sufi ciente para o desenvolvimento do caráter. Com o conhecimento deve vir a obediência. Saber o que é certo e não praticar não nos fará crescer em santidade. Quando aceitamos a Cristo como Salvador e Senhor e submetemos nossa vontade à Dele, então crescemos em graça. O desenvolvimento do caráter envolve dois elementos: (1) a escolha consciente de fazer o que é correto de acordo com a luz recebida e (2) a obediência à consciência. Logo, a vontade do cristão desempenha um papel importante na santifi cação. Antes da conversão, nossa vontade estava mais sujeita a infl uência de Satanás, entretanto, ao aceitarmos Cristo como Senhor e Salvador, devemos conscientemente entregar e submeter nossa vontade egoísta à vontade de Cristo e de Seu Espírito. 

8. Qual o conselho que o apóstolo Pedro nos dá ? 2 Pedro 3:18. ________________________________________________________________________________________ 

O crescimento não é automático, quer físico, quer espiritual. Ambos requerem alimento, bebida e exercício. Isso signifi ca que devemos manter comunhão com Cristo, por meio da oração e da leitura da Bíblia, para nos alimentarmos (João 6:56). Precisamos ainda exercitar nossa fé, testemunhando de Cristo a outros (Lucas 8:38, 39). Esse é o caminho para o crescimento espiritual e a santifi cação. Conclusão Santifi cação não deve ser confundida com impecabilidade. A natureza carnal com a qual nascemos só nos será arrancada na glorifi cação, no momento da volta de Jesus. Pecamos porque somos pecadores. Essa é a tendência natural de todo ser humano. Logo, a verdadeira santidade só pode ser alcançada pela perseverança em estar ao lado de Cristo. Desse modo, a vida sem pecado de Jesus nos é atribuída como um presente, e somos salvos por Seus merecimentos. 

Minha decisão 

( ) Desejo me relacionar com Cristo por meio da oração e do Estudo da Bíblia, levando uma vida de santidade e constante crescimento com Jesus. 

( ) Desejo abrir meu coração à influência do Espírito Santo e permitir que Ele me transforme diariamente à imagem de Cristo. 

( ) Desejo exercitar minha fé, partilhando as verdades da Bíblia que tenho aprendido.


Da série ENSINOS DE JESUS estudo numero 03

Um comentário:

Dublinbet disse...

Sua postagem foi um destaque! Sua escrita é excelente. Continue com o excelente trabalho e escreva mais!

Postagens de Destaque