Seguidores

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Pastores devem ser os Líderes na Reforma de saúde


 Líderes na Reforma

Se bem que não tornemos o uso do alimento cárneo um teste, se bem que não queiramos forçar ninguém a abandonar seu uso, todavia é nosso dever instar para que pastor algum da associação faça pouco da mensagem de reforma nesse ponto, ou a ela se oponha.
Se em face da luz que Deus tem dado acerca do efeito de comer carne sobre o organismo, continuais ainda a fazê-lo, deveis sofrer as conseqüências.
Não tomeis, porém, diante do povo, uma atitude que lhes permita pensar que não é necessário uma reforma quanto ao comer carne. Porque o Senhor está requerendo essa reforma. Ele nos deu a obra de proclamar a mensagem da reforma de saúde, e se não podeis avançar nas fileiras dos que a estão proclamando, não o deveis tornar notório. Neutralizando o trabalho de vossos coobreiros, que estão ensinando a reforma de saúde, estais fora de ordem, trabalhando do lado errado. Carta 48, 1902.
Não daremos, como mensageiros de Deus, decidido testemunho contra a condescendência com o apetite pervertido?... Deus tem provido abundância de frutas e cereais, os quais podem ser preparados de maneira saudável e usados na devida quantidade.
Por que, então, continuam os homens a preferir alimentos cárneos? Poderemos nós, possivelmente, ter confiança em pastores que, às mesas em que é servida a carne, unem-se aos outros em comê-la?...
"Diligentemente guardareis os mandamentos do Senhor, vosso Deus." Deut. 6:17. Todo aquele que transgride as leis da saúde será certamente visitado com o desagrado de Deus. Oh! quanto do Espírito Santo poderíamos ter dia a dia, caso andássemos circunspectamente, renunciando ao próprio eu, e praticando as virtudes do caráter de Cristo! Pacific Union Recorder, 9 de outubro de 1902.


Pastores e Colportores
Andem nossos pastores e colportores sob a bandeira da estrita temperança. Nunca vos envergonheis de dizer: "Não, obrigado; não como carne. Tenho conscienciosos escrúpulos quanto a comer carne de animais mortos."
Caso vos seja oferecido chá, recusai-o, dando a razão de assim procederdes. Explicai que ele é nocivo, e se bem que estimulante por algum tempo, o estímulo logo desaparece, sendo experimentada correspondente depressão. Manuscrito 113, 1901.
Quanto ao alimento cárneo, podemos todos dizer: Deixai-o em paz. E todos devem dar claro testemunho contra o chá e o café, nunca deles se servindo. São narcóticos, de igual forma prejudiciais ao cérebro e a outros órgãos do corpo. Ainda não chegou o tempo em que eu possa dizer que o uso do leite e dos ovos deva ser inteiramente abandonado. Leite e ovos não devem ser classificados entre os alimentos cárneos. Em certas doenças o uso de ovos é muito benéfico.
Renunciem os membros de nossas igrejas a todo apetite egoísta. Todo o dinheiro gasto em chá, café e alimentos cárneos, é mais que desperdiçado; pois essas coisas impedem o melhor desenvolvimento das faculdades físicas, mentais e espirituais. Carta 135, 1902.

Um Resumo
Se pudéssemos auferir qualquer benefício da condescendência com o desejo de alimentos cárneos, eu não vos faria este apelo.
Mas sei que tal não se dá. A alimentação cárnea é prejudicial ao bem-estar físico e devemos aprender a passar sem ela. Os que estão em condições de seguir o regime vegetariano, mas atêm-se às suas preferências, comendo e bebendo o que lhes apraz, a pouco e pouco se tornarão descuidosos das instruções que o Senhor lhes deu no tocante às outras verdades e serão por fim incapazes de discernir a verdade, colhendo o que semearam.
Aos alunos de nossas escolas não se deve servir carne nem quaisquer outros alimentos que se sabe serem prejudiciais. Nada que possa promover o apetite de estimulantes deve ser posto à mesa. Apelo para os idosos, os jovens e os de meia-idade. Negai ao vosso apetite o que vos possa causar dano. Servi ao Senhor com sacrifício.
As próprias crianças devem desempenhar parte inteligente nesta obra. Somos todos membros de uma só família e Deus quer que Seus filhos, tanto jovens como adultos, resolvam a negar-se no apetite e a poupar os meios necessários à construção de casas de culto e ao sustento dos missionários.
Aos alunos de nossas escolas não se deve servir carne nem quaisquer outros alimentos que se sabe serem prejudiciais. Nada que possa promover o apetite de estimulantes deve ser posto à mesa. Apelo para os idosos, os jovens e os de meia-idade. Negai ao vosso apetite o que vos possa causar dano. Servi ao Senhor com sacrifício.
As próprias crianças devem desempenhar parte inteligente nesta obra. Somos todos membros de uma só família e Deus quer que Seus filhos, tanto jovens como adultos, resolvam a negar-se no apetite e a poupar os meios necessários à construção de casas de culto e ao sustento dos missionários.
Fui instruída a dizer aos pais: Colocai-vos nesta questão com alma e espírito ao lado do Senhor. Precisamos lembrar constantemente que estamos em juízo perante o Senhor do Universo nestes dias de graça. Não vos quereis libertar das condescendências que vos estão prejudicando? É fácil fazer uma profissão formal de fé; testifiquem, porém, os vossos atos de renúncia, de vossa obediência aos preceitos que Deus estabelece para Seu povo peculiar. Deponde então na tesouraria da igreja uma parte das economias que realizardes por meio desses atos; e não escassearão os meios para realizar a obra de Deus.
Muitos há que acham que não podem viver sem os  alimentos cárneos; mas se essas pessoas se colocassem do lado do Senhor, absolutamente resolvidas a andar no caminho pelo qual Ele deseja guiá-las, receberiam força e sabedoria, como sucedeu a Daniel e seus companheiros. Veriam como o Senhor lhes pode dar bom discernimento, e se surpreenderiam ao ver quanto pode ser poupado para a obra de Deus pelos atos de renúncia.
As pequenas somas poupadas por atos de sacrifício farão mais para o levantamento da obra de Deus do que os grandes donativos que forem feitos sem renúncia do eu.
Os adventistas do sétimo dia proclamam verdades momentosas. Há mais de quarenta anos o Senhor nos deu luz especial sobre a reforma de saúde, mas de que modo estamos andando nessa luz? Quantos têm recusado viver de acordo com os conselhos de Deus! Como povo, nossos progressos deveriam ser proporcionais à luz que recebemos. Nosso dever é compreender e respeitar os princípios da reforma de saúde. No tocante à temperança, deveríamos haver progredido mais do que qualquer outro povo e, entretanto, há ainda entre nós membros da igreja bem-instruídos e mesmo pastores que têm pouco respeito pela luz que Deus deusobre o assunto. Comem o que lhes apraz e procedem do mesmo modo. ...
Não estabelecemos regra alguma para ser seguida no regime alimentar, mas dizemos que nos países onde são comuns as frutas, cereais e nozes, os alimentos cárneos não constituem alimentação própria para o povo de Deus. Fui instruída que a alimentação de carne tende a embrutecer a natureza e a subtrair os homens daquele amor e simpatia que devem sentir uns pelos outros, dando aos instintos baixos o domínio sobre as faculdades superiores do ser.
 Se a alimentação de carne foi saudável algum dia, é perigosa agora. Constitui em grande parte a causa dos cânceres, tumores e doenças dos pulmões.
Não nos compete fazer do uso da alimentação cárnea uma prova de comunhão; devemos, porém, considerar a influência que crentes professos, que fazem uso de carne, têm sobre outras pessoas. Como mensageiros de Deus, não devemos testemunhar ao povo: "Quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus"? I Cor. 10:31. Não devemos dar um testemunho decidido contra a indulgência para com o apetite pervertido? Porventura os pastores, que estão a proclamar a verdade mais solene já enviada aos mortais, devem constituir-se exemplo no regresso às panelas de carne do Egito?
É lícito que os que são sustentados pelos dízimos dos celeiros de Deus se permitam a condescendência que tende a envenenar a corrente vivificadora que lhes flui nas veias? 
Desprezarão a luz que Deus lhes deu e as advertências que lhes faz?
A saúde do corpo deve ser considerada como essencial para o crescimento na graça e para a aquisição de bom temperamento. Se o estômago não for bem cuidado, a formação de caráter moral íntegro será prejudicada. O cérebro e os nervos relacionam-se com o estômago. O comer e o beber impróprios resultam num pensar e agir impróprios também.
Todos estão sendo agora experimentados e provados. Fomos batizados em Cristo, e, se desempenharmos nossa parte em renunciar tudo que nos afeta desfavoravelmente, fazendo de nós o que não devemos ser, ser-nos-á concedida força para o crescimento em Cristo, que é a nossa cabeça viva, e veremos a salvação de Deus. Testimonies, vol. 9, págs. 156-160.

Ellen White

2 comentários:

Unknown disse...

Comer carne NÃO É pecado, mas porque devemos abandoná-la como alimento?

Qual é a vontade de Deus nesta questão?

Deus revelou claramente a Sua vontade através da Sua mensageira:

“Tem-me sido REPETIDAMENTE MOSTRADO que Deus está procurando levar-nos de volta, passo a passo, a Seu desígnio original - que o homem SUBSISTA com os produtos naturais da terra”. Conselhos Sobre Saúde, pág. 450.

Qual o valor que devemos dar à vontade de Deus?

Seria pecado ignorar ou rebelar-se contra a vontade de Deus?

A Bíblia ensina que o cristão deve viver contrariamente à vontade divina? Lógico que não!

O que Jesus nos ensinou na oração o Pai nosso? “Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu...”

Através de sua mensageira Deus revelou que deseja levar o Seu povo a uma situação em que não toquem nem provem carne. Não é pecado o ato de comer carne, o PECADO CONSISTE EM rebelar-se contra o propósito revelado por Deus para os nossos dias. Se lermos sem preconceito os textos postados acima pelo Pr. Manoel compreenderemos que Deus exige uma reforma alimentar do Seu povo nos nossos dias. ESTA É A SUA VONTADE.

Meus irmãos o pecado consiste em manter uma vontade contrária à vontade divina.
Leia e medite em Mateus 7:21.

Em matéria de dietética, considerando as condições existentes na cidade em que você vive, o seu cardápio está em harmonia com a vontade de Deus? Se não está, o que a mensagem de Deus para a igreja remanescente lhe orienta a fazer?
Pense nisto meu querido irmão!

Que Deus seja glorificado através de todos os nossos atos inclusive em nossa forma de nos alimentarmos. Que não venhamos a cometer o pecado de rebelião contra a Sua VONTADE.

Maranata!

Unknown disse...

Comer carne NÃO É pecado, mas porque devemos abandoná-la como alimento?

Qual é a vontade de Deus nesta questão?

Deus revelou claramente a Sua vontade através da Sua mensageira:

“Tem-me sido REPETIDAMENTE MOSTRADO que Deus está procurando levar-nos de volta, passo a passo, a Seu desígnio original - que o homem SUBSISTA com os produtos naturais da terra”. Conselhos Sobre Saúde, pág. 450.

Qual o valor que devemos dar à vontade de Deus?

Seria pecado ignorar ou rebelar-se contra a vontade de Deus?

A Bíblia ensina que o cristão deve viver contrariamente à vontade divina? Lógico que não!

O que Jesus nos ensinou na oração o Pai nosso? “Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu...”

Através de sua mensageira Deus revelou que deseja levar o Seu povo a uma situação em que não toquem nem provem carne. Não é pecado o ato de comer carne, o PECADO CONSISTE EM rebelar-se contra o propósito revelado por Deus para os nossos dias. Se lermos sem preconceito os textos postados acima pelo Pr. Manoel compreenderemos que Deus exige uma reforma alimentar do Seu povo nos nossos dias. ESTA É A SUA VONTADE.

Meus irmãos o pecado consiste em manter uma vontade contrária à vontade divina.
Leia e medite em Mateus 7:21.

Em matéria de dietética, considerando as condições existentes na cidade em que você vive, o seu cardápio está em harmonia com a vontade de Deus? Se não está, o que a mensagem de Deus para a igreja remanescente lhe orienta a fazer?
Pense nisto meu querido irmão!

Que Deus seja glorificado através de todos os nossos atos inclusive em nossa forma de nos alimentarmos. Que não venhamos a cometer o pecado de rebelião contra a Sua VONTADE.

Maranata!

Postagens de Destaque