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domingo, 9 de agosto de 2020

A EXPIAÇÃO DIÁRIA E ANUAL

 

A EXPIAÇÃO DIÁRIA E ANUAL

PREFÁCIO: O presente estudo, pretende explicar os seguintes pontos:

1). O que é expiação diária e anual.                     

 2). Qual a diferença entre os serviços do cerimonial típico e antitípico.

3). Lá no céu, há uma expiação anual?

Que Deus possa lhe abençoar através dessa leitura!

 

POR QUE ESTUDAR ESTE TEMA?

“O assunto do santuário e do juízo de investigação, deve ser claramente compreendido pelo povo de Deus. Todos necessitam para si mesmos de conhecimento sobre a posição e obra de seu grande Sumo Sacerdote. Aliás, ser-lhes-á impossível exercerem a fé que é essencial neste tempo, ou ocupar a posição que Deus lhes deseja confiar”. CS 117

Definição da Palavra Expiação:                                       

Do hebraico – Kaphar  - que pode ser: propiciar ou encobrir por cima.

Do grego – ilasmós – propiciação.

Do latim - expiationeE  significa: Reconciliação, Remissão, Purificação de Faltas. 


Noções Fundamentais

Sob as sombras do Monte Sinai, Deus entregou ao povo de 

Israel a lei de sacrifícios.  Levítico 1.

O sangue derramado, destes animais apontavam para o 

precioso sangue de Cristo que um dia seria vertido por nós. Lucas 22:20

Era através do sangue que acontecia a expiação:

“Porque a alma da carne está no sangue, pelo que vô-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação pela alma”. Levítico 17:11.

A expiação servia para o perdão de pecados, para purificar 

as pessoas, o Santuário e os utensílios sagrados. Números 15:28, Ezequiel 43:22,26. Levítico 16:30,33.

O livro de Hebreus expressa a dupla função do sangue nas 

seguintes palavras: 

“Quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão...Hebreus 9:22.

 É importante notar que para cada ocasião havia uma 

expiação. Mas podemos dividi-la em expiação diária, e  

expiação anual.

 

A EXPIAÇÃO DIÁRIA

Dia após dia era feito expiação pelos pecados dos ofertantes:

Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós 

oferecer oferta ao Senhor , oferecereis as vossas ofertas de 

gado, de vacas e de ovelhas... E porá a sua mão sobre a

 cabeça do holocausto, para que seja aceito por ele, para a

 sua expiação”. Levítico 1:2, 4

 

O Local Da Expiação

A vítima era sacrificada no altar de holocausto. Levítico 1:5; e

 em alguns casos o sangue era introduzido até ao lugar Santo

 do tabernáculo. Levítico 4:6,17

 

Ocasiões

A expiação diária acontecia também nos dias das Festas. Na 

maioria das vezes o bode era o animal oferecido para este 

fim. Veja alguns exemplos:

·                    Na Festa da Lua Nova.  Números  28:11-15

·                    Na Festa da Páscoa.      Números 28:16-22

·                    Na Festa das Primícias.  Números 28: 26-30

·                    Na Festa das Trombetas. Números 29:1-5

·                    No próprio dia da Expiação.  Números 29:7-11

·                    Na Festa dos Tabernáculos. Nestes dias eram oferecidos oito bodes para expiação de pecados. Um para cada dia. Números 29:16,19,22,25,28,31,34,38.

 

OUTRAS OCASIÕES DE EXPIAÇÃO

·         Por pecados de ignorância.  Números 15:22, 24

·         Na consagração de sacerdotes Levítico 8:1-36

·         Na oferta para o holocausto Levítico 1:1-6

·         Nos pecados cometidos contra o próximo. Levítico  6:1-7

·         Na expiação pela culpa. Levítico 7:1-7.

          Havia porém, inúmeros outros casos a qual não iremos relatar.

 

O SIGNIFICADO PARA HOJE

Levando em conta que não se expiava pecados sem sacrifício; temos então, na morte de Cristo, a real expiação de pecados.  Colossenses 1:14, Mateus 26:28.

Levando em conta, o tanto de animais que eram mortos, temos em Cristo uma única morte. Hebreus 9:28

Levando em conta que a expiação produzia reparação, reconciliação e perdão das culpas. Temos na morte e na interseção diária de Cristo, este real benefício. Colossenses 1:20.  Ver também: 1 João 2:1-2. Hebreus 9:24. Efésios 2:15-18

Levando em conta o local em que era ministrada a expiação diária, temos a seguinte representação:  O ministério do sacerdote, durante o ano todo, no primeiro compartimento do santuário, “para dentro do véu” que formava a porta e separava o lugar santo do pátio externo, representa o ministério em que entrou Cristo ao ascender ao Céu... durante dezoito séculos este ministério continuou no primeiro compartimento do santuário”.  GC 420,421

 

A EXPIAÇÃO DIÁRIA CONTAMINAVA O SANTUÁRIO

Examine primeiro.  Levítico 1:4-5 e o capítulo  10:12-18. E em 

seguida compare com o   comentário da Sra. White:

Dia após dia, o pecador arrependido levava sua oferta à porta do tabernáculo, e, colocando a mão sobre a cabeça da vítima, confessava seus pecados, transferindo-os assim, figuradamente, de si para o sacrifício inocente. O animal era então morto...Por esta cerimônia, o pecado transferia-se, mediante o sangue, em figura, para o santuário. Em alguns casos o sangue não era levado para o lugar santo; mas a carne deveria então ser comida pelo sacerdote conforme Moisés determinou aos filhos de Arão, dizendo: “O Senhor a deu a vós, para que levásseis a iniqüidade da congregação.” Levítico 10:17. Ambas as cerimônias simbolizavam, de igual modo, a transferência do pecado do penitente para o santuário”. GC 418.1

COMO O SANTUÁRIO E O POVO ERAM PURIFICADOS

A Bíblia declara: “Quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão...” (Hebreus 9:22)

Esta purificação ocorria apenas uma vez ao ano.

 

A EXPIAÇÃO ANUAL

Era um dia específico:

“Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Mas, aos dez deste mês sétimo, será o Dia da Expiação...” Levítico 23:26-27

Só neste dia o Sumo Sacerdote entrava no segundo 

compartimento do Santuário.

“Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não

 sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do 

povo; Hebreus 9:7

Só Neste Dia O Santuário e seus utensílios eram purificados.

E daquele sangue espargirá sobre ele com o seu dedo sete

 vezes, e o purificará das imundícias dos filhos de Israel, e o 

santificará.  Havendo, pois, acabado de expiar o santuário, e a

 tenda da congregação, e o altar, então, fará chegar o bode vivo”. Levítico 16:19-20

Só Neste Dia O Povo Era Totalmente Purificado:

  Porque, naquele dia, se fará expiação por vós, para

 purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos

 pecados, perante o Senhor Levítico 16:30

Só neste dia o Santuário era purificado dos pecados dos filhos de Israel, e também de suas imundícias.


“Assim, fará expiação pelo santuário por causa das imundícias 

dos filhos de Israel e das suas transgressões, segundo todos 

os seus pecados; e, assim, fará para a tenda da congregação, 

que mora com eles no meio das suas imundícias”. Levítico 16:16

 

DETALHANDO O RITUAL

1) Dois bodes eram apresentados diante da Tenda da Congregação e sobre eles eram lançados sorte. Um deles era  para  o Senhor e o outro, para ser o bode emissário. Levítico 16:7-8

2. O bode pelo Senhor era morto e o seu sangue era  introduzido  no santíssimo lugar para expiação,  purificação do Santuário e  do povo.  Levítico 16:9,19,20

 3. Na cabeça do bode Azazel eram depositados os pecados do povo de Deus,  e depois  ele era  enviado ao deserto Levítico 16:21-22

  4. Fora da tenda da congregação, o povo deveria 

acompanhar com aflição de alma e sem nenhuma atividade 

secular. A desobediência era punida com a morte. Levítico 

16:29; 23:29

 

OBSERVANDO OS DETALHES

Observe que: Todos os dias havia expiação pelos pecados

. Mas apenas uma vez ao ano, havia uma purificação do 

povo, do Santuário e dos seus utensílios.

Observe também: Neste mesmo dia o Sacerdote que entrava no Santíssimo Lugar, também saia. Neste mesmo dia o bode emissário era banido para a terra solitária. Nada era feito em outro dia. Tudo isto acontecia num espaço de 24horas

 

FIGURAS DA REALIDADE

O Apóstolo Paulo declara assim: “O trabalho que esses 

sacerdotes fazem é, de fato, somente uma cópia e uma

 sombra do que está no céu. Foi isso que aconteceu quando 

Deus falou com Moisés. Quando Moisés estava para construir

 a Tenda, Deus disse: “Tenha cuidado para fazer tudo de

 acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte. Hebreus

 8:5 (NTLH).

Ellen White também afirma: “Tal era o serviço efetuado como “exemplar e sombra das coisas celestiais.” E o que se fazia tipicamente no ministério do santuário terrestre, é feito na realidade no ministério do santuário celestial”. GC 420

 

TUDO EXATAMENTE IGUAL?

Estas afirmações acima, devem ser  compreendidas, olhando

 primeiro  as diferenças que  existem entre os dois sistemas.  

Uma análise profunda, revela dessemelhanças: Tudo no 

Santuário celestial é infinitamente maior. Tudo lá é 

infinitamente superior. Tudo que se cumpre ali, se cumpre

 numa gigantesca dimensão.

 

Observe as frases do livro de Hebreus, apontando  esta superioridade:

Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.Hebreus 8:6

“Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre”. Hebreus 7:28

“Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação” Hebreus 9:11

O primeiro Tabernáculo era  um pálido reflexo do segundo. É 

por isso que o escritor fala de um  Santuário maior e mais 

perfeito.

Ele também acrescenta:

“Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.” Hebreus 10:1

Vamos identificar algumas dessas diferenças:

 

1. DIFERENÇA NO SACERDÓCIO

No primeiro Tabernáculo oficializava sacerdotes mortais da tribo de Levi. No segundo, um Sacerdote imortal, vindo da tribo de Judá.  Hebreus 7:5,14,23,24

 

2. DIFERENÇA DO SANGUE

No primeiro Tabernáculo era oferecido sangue de animais. No segundo, é oferecido o sangue de Cristo. Hebreus 9:12

 

3. DIFERENÇA  NO LOCAL  DA CONSTRUÇÃO

O primeiro Tabernáculo foi construído na Terra por mãos humanas. O segundo, foi construído no Céu pelo próprio Deus. Hebreus 9:1,11; 8:1-2

 

4. DIFERENÇA NO TEMPO EM QUE OCORRE A EXPIAÇÃO

Cristo tem um sacerdócio eterno e ministra num santuário eterno. Hebreus 7:24 Sendo eterno, o tempo de Cristo é diferente do nosso.

“Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite” . Salmos 90:4

“Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia”. 2Pedro 3:8

Se as Tardes e Manhãs de Daniel 8:14, não são dias literais, mas são simbólicos, então o dia da Expiação que faz parte  desta mesma profecia, também é  simbólico.

Os ciclos das Festas Judaicas ocorriam dentro do período 

de um ano. Levítico 23. Mas  o cumprimento profético dessas 

festas, não ocorreram em um ano. Mas percorre centenas de 

anos. Começou a partir do ano 31 DC. E se estende até ao 

tempo do fim.                  

 Quando se trata de profecia, o tempo literal se dilata. É 

simbólico.  Portanto, se conclui  que o dia  de expiação no 

céu, ultrapassa  um período simples de 24 horas.

 

5. DIFERENÇA NO ESPAÇO FÍSICO

● Os Sacerdotes não entravam a todo o tempo no santíssimo lugar. Por quê? Qual o motivo?

 Disse, pois, o Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre em todo tempo no lugar santo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque aparecerei na nuvem sobre o propiciatório.  Levítico 16:2

O motivo é claríssimo: Havia uma limitação humana.  Mas em Relação a Jesus é dito:  

“mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado para sempre à destra de Deus”. Hebreus 10:12

Aqui existe outra razão pela qual a Expiação no céu, segue  

outra dimensão  de tempo e espaço. O primeiro serviço era 

realizado por sacerdotes que não podiam entrar na presença 

de  Deus em todo tempo. Mas no segundo, temos Um, que a 

todo tempo está com o Pai, intercedendo por nós.

Além do mais, o espaço não limita a presença de Cristo – 

como limitava aqueles sacerdotes - pois sendo Deus, Jesus 

pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

“Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, 

aí estou eu no meio deles”. Mateus 18:20

 

6. DIFERENÇAS NA FUNÇÃO

Os que oficializavam no templo dedicavam-se apenas ao 

ofício sacerdotal. Números18. Mas Cristo, é  Sumo Sacerdote.

Hebreus 8:1. Ele é  Deus. Hebreus 1:9. É Criador. Joao 1:3. 

Ele também é Rei. Apocalipse 19:16. É Juiz. Joao 5:22. É 

Advogado. 1. João 2:1

Como um ser Divino,  Jesus  exerce todas estas funções ao 

mesmo  tempo, sem cansar e sem se atrapalhar.

 

 7. DIFERENÇA NA EFICÁCIA DO SANGUE

Observe o que é dito sobre o sangue de animais: “porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire pecados”. Hebreus 10:4

Se tais sacrifícios eram ineficazes, o que acontecia a cada 

ano?  “Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque

, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam 

consciência de pecado. Nesses sacrifícios, porém, 

cada ano, se faz comemoração dos pecados.“ Hebreus 10:2-3

Mas em relação ao sangue  de Cristo é dito: “Porque, com uma só oblação, aperfeiçoou para sempre os que são santificados”. Hebreus 10:14

  “...e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. I João 1:7

 

DIFERENÇA NA QUANTIDADE DE ENTRADA

 Hebreus esclarece que Jesus rompeu o modelo. Não é anual­mente, mas apenas uma vez Ele entrou no lugar santo, e munido de seu próprio sangue. Hebreus 9:7,12

 

LEMBRANDO ENTÃO:

O texto que afirma o seguinte: “... E o que se fazia tipicamente no ministério do santuário terrestre, é feito na realidade no ministério do santuário celestial” GC 420.       

E o texto de  Hebreus 8:5,  devem  ser interpretados à luz das próprias diferenças que a  Bíblia apontam entre os dois Santuários e seus serviços.

 

ALGO IMPOSSÍVEL

O que acontecia logo após a purificação do Santuário? 

“Havendo, pois, acabado de expiar o santuário, e a tenda da

 congregação, e o altar, então, fará chegar o bode vivo”. 

Levítico 16:20

O bode vivo era responsabilizado pelos pecados do povo e

 levado à terra solitária. Levítico 16:21-22. Isto equivale a 

dizer que quando Jesus terminar de purificar o santuário do 

céu, Ele sairá do santíssimo lugar e confessará os pecados 

do povo de Deus na cabeça de Satanás; e este será preso 

por mil anos. Apocalipse 20:1-2

Este evento não pode acontecer anualmente. É impossível 

que Jesus saia do santuário para prender Satanás a cada 

ano. Isto só pode  ocorrer uma única vez. Apocalipse 20:1-2.

Esta Expiação também,  não  pode ocorrer num período de 

24horas. Visto que entre o início do Juízo Investigativo (1844), 

o  encerramento da obra expiatória, as sete últimas pragas, a 

volta de Cristo,  e a prisão de Satanás, são acontecimentos 

que não cabem  em um dia literal. Isto certamente nos leva a 

conclusão de que: o dia antitípico representa um tempo 

profético.

 

ELLEN WHITE RELACIONA O DIA DA EXPIAÇÃO A UM TEMPO

Vivemos hoje no grande dia da expiação”. GC 489

“A obra do juízo que começou em 1844, deve continuar até 

que os casos de todos estejam decididos, tanto dos vivos como dos mortos; disso se conclui que ela se estenderá até ao final do tempo de graça para a humanidade...A fim de que os homens possam preparar-se..” GC 435.2

 

DENTRO DESSE TEMPO A PROFECIA SE CUMPRE UMA VEZ

 “Como no serviço típico havia uma expiação ao fim do ano, 

semelhantemente, antes que se complete a obra de Cristo para

 redenção do homem, há também “uma expiação” para tirar 

o pecado do santuário. Este é o serviço iniciado quando 

terminaram os 2.300 dias..."  GC 421.2

Claríssimo! Na visão da escritora, o dia da expiação 

representa o último tempo da graça iniciado em 1844.  

E dentro desse tempo, a profecia se cumpre uma vez.

 

MAS ERA UMA VEZ A CADA ANO

 No cerimonial típico, a expiação acontecia todos os anos. 

Mas tal repetição não são provas de que aconteceria de igual

 modo no cerimonial antitípico. Mas prova o contrário; prova 

que elas se cumprem em uma única vez.

 Basta olhar que outros rituais eram repetidos com imensa 

intensidade querendo apenas apontar para um único evento.

 Veja  alguns exemplos:

 

MUITOS RITUAIS   APONTANDO PARA UM

A – Milhares de animais mortos apontando para uma única morte:                               

 Doutra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas, agora, na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Hebreus 9:26.

B– Milhares de sacerdotes apontavam para um Sacerdote:


“Na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande 

número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,

 mas este, porque permanece para sempre, tem o seu 

sacerdócio perpétuo. Hebreus: 7:23- 24.

C – Milhares de sacrifícios imperfeitos, apontavam para um 

único sacrifício perfeito:


 “Ora, todo sacerdote se apresenta dia após dia, ministrando e

 oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca 

podem tirar pecados;  mas este, havendo oferecido um único

 sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita 

de Deus.  Hebreus: 10:11-12.

D – Os sacerdotes entraram milhares de vezes naquele  

santuário. Indicando que Jesus entraria uma vez:


  “não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio

 sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo 

obtido uma eterna redenção... nem também para se oferecer 

muitas vezes, como o sumo sacerdote de ano em ano entra 

no santo lugar com sangue alheio". Hebreus: 9:12,25

E – Milhares de bodes foram banidos inúmeras vezes para 

indicar uma única expulsão:

E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e 

enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de 

noite serão atormentados para todo o sempre. Apocalipse 20:10

F -  Milhares de expiação apontavam para uma única 

expiação:

“...e tirarei a iniquidade desta terra, em um dia”. Zacarias 3:9

G - Uma única expiação fará o que milhares de expiações 

não fizeram. 

 Naqueles dias e naquele tempo, diz o Senhor , buscar-se-á a

 maldade de Israel e não será achada; e os pecados de Judá, 

mas não se acharão, porque perdoarei os que eu deixar de 

resto”. Jeremias 50:20

Fica claríssimo que as  intensas repetições em milhares de 

cerimônias, apontam para um único acontecimento. 

 

AQUELES RITUAIS APONTAVAM PARA UM ÚNICO 

EVENTO


A –“Quando Cristo, pelo mérito de Seu próprio sangue, remover do santuário celestial os pecados de Seu povo, ao encerrar-se o Seu ministério, Ele os colocará sobre Satanás, que, na execução do juízo, deverá encarar a pena final. O bode emissário era enviado para uma terra não habitada, para nunca mais voltar à congregação de Israel. Assim será Satanás para sempre banido da presença de Deus e de Seu povo, e eliminado da existência na destruição final do pecado e dos pecadores”. GC 422.2

B – “... a purificação do santuário era o último serviço 

realizado pelo sumo sacerdote no conjunto anual das 

cerimônias ministradas. Era a obra encerradora da expiação —

 uma remoção ou afastamento do pecado de Israel. 

Prefigurava a obra final no ministério de nosso Sumo

 Sacerdote no Céu, pela remoção ou obliteração dos pecados ... ”CS 72.3

C – “Assim como na expiação final os pecados dos verdadeiros arrependidos serão apagados dos registros do Céu, para não mais serem lembrados nem virem à mente, assim no serviço típico eram levados ao deserto, para sempre separados da congregação”. PP 255.5

D – “e uma vez ao ano sua mente era transportada para os acontecimentos finais do grande conflito entre Cristo e Satanás, e para a final purificação do Universo, de pecado pecadores”. PP 255.6

 e tirarei a iniquidade desta terra, em um dia. Zacarias 3:9 (e não como sendo a cada ano)

Bem claro! Cada expiação apontava para um único evento. A expiação final.

 

O JUÍZO INVESTIGATIVO ESTÁ EM ANDAMENTO

Está escrito: “...assentou-se o juízo, e abriram-se os livros’. Daniel 7:10

No tempo indicado para o juízo — o final dos 2.300 dias, em 1844 — iniciou-se a obra de investigação e apagamento dos pecados. Todos os que já professaram o nome de Cristo serão submetidos àquele exame minucioso. Tanto os vivos como os mortos devem ser julgados “pelas coisas escritas nos livros, segundo as suas obras”. GC 486.1

  “Assistido por anjos celestiais, nosso grande Sumo Sacerdote 

entra no lugar santíssimo, e ali comparece à presença de 

Deus a fim de Se entregar aos últimos atos de Seu ministério 

em prol do homem, a saber: realizar a obra do juízo de 

investigação e fazer expiação por todos os que se verificarem 

com direito aos benefícios da mesma”. GC 479.3


JESUS  COMPARECE AGORA

“Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura

 do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, 

agora, por nós, diante de Deus”. Hebreus 9:24

“Como houvessem estudado o assunto do santuário, chegaram a compreender a mudança operada no ministério do Salvador, e viram que Ele agora oficiava diante da arca de Deus, pleiteando com Seu sangue em favor dos pecadores”. GC 433.1

Agora, enquanto nosso grande Sumo Sacerdote está a fazer expiação por nós, devemos procurar tornar-nos perfeitos em Cristo”. GC 623

 

AGORA DEVEMOS NOS HUMILHAR

“No cerimonial típico, enquanto o sumo sacerdote fazia 

expiação por Israel, exigia-se de todos que afligissem a alma 

pelo arrependimento do pecado e pela humilhação, perante o 

Senhor, para que não acontecesse serem extirpados dentre o 

povo. De igual modo, todos quantos desejem seja seu nome 

conservado no livro da vida, devem, agora, nos poucos dias 

de graça que restam, afligir a alma diante de Deus, em tristeza 

pelo pecado e em arrependimento verdadeiro”. GC 489

 

AGORA É O GRANDE DIA DA EXPIAÇÃO

Que toda pessoa se humilhe agora diante de Deus, pois agora vivemos realmente no grande Dia da Expiação. Agora mesmo, os casos de muitos estão sendo examinados perante Deus, pois eles terão de dormir em suas sepulturas por um pequeno período de tempo”. EF 722

Agora não é amanhã. Agora não é no próximo ano. Agora representa urgência. Agora quer dizer hoje. Agora vivemos realmente no grande Dia da Expiação.

 

MENSAGEM PARA REFLEXÃO

“Eu sei que a questão do santuário se firma em justiça e verdade, tal como a temos mantido por tantos anos. O inimigo é que desvia os espíritos para atalhos ao lado... Obreiros Evangélicos, 303. CS 19.5

 

Autor: Gerson de Menezes Silva.

Deus nos Abençoe!

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