Seguidores

domingo, 9 de agosto de 2020

AS FILHAS DA GRAÇA

 

AS FILHAS DA GRAÇA

Heloisa Kaiser

 

[Introdução]

O corriqueiro toma a maior parte do tempo. Comer, dormir e trabalhar são as atividades que preenchem os anos que passamos nessa vida.

Mas existem momentos em que o corriqueiro dá lugar ao excepcional. E pessoas comuns são usadas por Deus para influenciar a vida de milhares de pessoas.
As mulheres que tiveram suas vidas registradas na Bíblia eram como você.
Tinham sonhos, como você. Se decepcionavam, tinham dúvidas e momentos felizes. Exatamente como você.
E Deus tem um sonho para você, assim como tinha para cada uma elas.
Vamos olhar essas histórias de pertinho? Talvez uma dessas histórias, seja também a
sua história.

 

[Eva] A curiosidade de todos nós

“A curiosidade matou o gato” é um ditado que muitas de nós ouvimos de nossas mães e avós quando éramos crianças. Seria a curiosidade algo ruim? Afinal, o erro de Eva pode ter começado com a curiosidade. Seria verdade o que a serpente dizia sobre o tal fruto? Ela poderia ultrapassar esse limite?
As pessoas frequentemente interpretam essa característica humana como algo prejudicial ou perigoso, mas na verdade, a curiosidade é o desejo de aprender que Deus colocou no ser humano.
A Bíblia nos aconselha a buscar a sabedoria. Daniel 2:21 diz:

“É o Senhor que dá sabedoria ao sábio e inteligência aos inteligentes”.

Não era errado da parte de Eva desejar explorar o jardim, nem é um erro ser curiosa. O único erro de Eva foi desobedecer uma ordem de Deus.
O que Deus pede a todas nós, é que coloquemos nosso desejo de crescer e aprender nas mãos Dele, e nossas vidas serão muito mais cheias de alegria e descobertas.

 

[Ana] O amor é liberdade

Ana nunca foi a uma escola, vivia como agricultora e era uma das duas esposas de um casamento poligâmico. Tinha uma vida totalmente diferente da nossa, exceto por uma coisa: como muitas mulheres do século 21, lutava contra a infertilidade.
Ana entregou seu desejo de ter um filho a Deus, e fez um voto. O filho que Ele lhe desse, ela o devolveria para seu serviço. E após o milagre da gravidez, ela cumpriu sua promessa. Alegremente levou Samuel ao tabernáculo e o entregou ao sacerdote.
Essa é uma história de perder o fôlego. Provavelmente, nenhuma mulher desse auditório teria coragem de entregar um filho ou filha para ser criado por outra pessoa. Mas a história de Ana, nos ensina um aspecto essencial de como encarar nossos relacionamentos.
O ser humano tende a achar que seus cônjuges e filhos, são realmente uma posse. Mas amar as pessoas significa abrir mão do controle e deixá-las nas mãos de Deus.
Quando abrimos mão de nossos sonhos e do desejo de dirigir nosso futuro e de nossos queridos, nossas mãos podem aceitar o que Deus tem para nós.

[Menina Cativa] É preciso coragem para perdoar

Mesmo em época onde a comunicação é tão fácil, com ligações a 25 centavos e internet, sabemos como é difícil sair da casa dos pais e começar a andar com as próprias pernas.
Imagine então, para uma criança que é levada a força de sua casa, para ser escrava em outro país, outra cultura, sem notícias da família.
Seria fácil entender se ela ficasse apavorada, zangada com Deus. Mas a coragem dela, a fez conhecida até os nossos dias.
A menina cativa se apegou ao seu Deus, o Deus de Israel, no momento mais difícil de sua vida. E após entender o amor deste Deus, ela teve coragem de perdoar seus inimigos, a ponto de demonstrar preocupação e bondade para com eles.
O perdão nos liberta do ódio para amor. A atitude da menina cativa é um exemplo de como Deus nos chama a agir para com os que nos aborrecem: com amor e perdão.

 

[Ester] Circunstâncias e Escolhas

A história de uma garota pobre que se torna a rainha do maior império mundial, muitas vezes parece um glamoroso concurso de beleza. Ir morar em um palácio e passar por um ano de tratamentos estéticos parece um sonho para qualquer mulher.
Mas no mundo de Ester, ser uma mulher era o mesmo que ser uma propriedade.
Se ela não fosse a escolhia, ficaria presa para sempre no harém como uma escrava sexual. E ninguém considerou se ela queria se casar e ter uma família.
Ester deve ter questionado Deus. E cinco anos depois, foi desafiada a mudar o rumo da história. Ela não escolheu se tornar rainha, mas escolheu arriscar sua vida usando a influência que havia adquirido perante o rei para salvar seu povo.
As circunstâncias de nossa vida, nem sempre são as que escolhemos. Na realidade, nem mesmo refletem a perfeita vontade de Deus para nós. Mas quando Deus diz que todas as coisas cooperam para o bem dos que O amam, isso quer dizer que Ele vai cuidar de nós. Quer dizer que todas nós podemos encarar os problemas e circunstâncias adversas, com criatividade e fidelidade, e assim trazer um bem maior que mal. Que todas nós podemos ser heroínas de Deus.

[Lídia] Em busca de relacionamentos completos

Lídia poderia ser definida como uma mulher de sucesso. Vendedora de tecido púrpura, um dos artigos mais luxuosos do mundo antigo, era rica e respeitada no mundo dos negócios.
Mas sendo uma mulher ativa em um mundo masculino, também era vista como uma intrusa, uma mulher fora de seu lugar.
Lídia também era intrusa em outro aspecto. Era uma cidadã grega, mas estudava os livros judaicos. Frequentava os cultos judaicos, mas não se convertia à religião.
Por toda a sua vida, Lídia esteve à margem dos grupos sociais. Ela era bem-sucedida, mas não fazia parte de uma comunidade.
Mas um dia, um pregador, Paulo, chegou à cidade de Filipos. Ele falava de alguém que aceitava as pessoas. Alguém que abria espaço para ser amigo de homens, mulheres, ricos, pobres, prostitutas, fariseus, escravos e pessoas livres.

Lídia soube que se andasse com Jesus, jamais seria uma intrusa novamente.
Se você se sente solitária, como Lídia, lembre-se de Jesus. Ele oferece para você um relacionamento completo.

[Marta] Uma mulher ocupada

A mulher moderna, precisa ser uma, super. mulher.

Cuida de sua casa, prevê as necessidades dos filhos, tem uma carreira de sucesso, dá atenção ao seu esposo no final do dia, e no fim de semana, tem seu cargo ativo na igreja. Está tão ocupada, que às vezes não sobra meia hora para apenas sentar em silêncio e ler a Bíblia com atenção.
Uma vez, uma mulher estava tão ocupada, correndo de um lado para o outro, ansiosa em atender suas visitas, preparar uma refeição e manter a casa em ordem, que esqueceu o objetivo de seu visitante.

Jesus queria apenas conversar. Escutar e falar com essa mulher tão ocupada.
Hoje, Jesus diz a você, que está cansada e sobrecarregada, o mesmo que disse para Marta há séculos atrás: Filha, você está preocupada com muitas coisas, mas apenas Eu sou necessário para você.
Aceite esse convite. Não permita que a correria do dia a dia, impeça você de sentar aos pés de Jesus.

 

[Reflexão Final]

O mundo mudou muito dos tempos bíblicos até hoje. Mas uma coisa nunca vai desaparecer: a necessidade que todos temos de ser aceitos, de amar e sermos amados.
Deus está chamando você a colocar seus sonhos nas mãos Dele.
Deus está pedindo a você para colocar as pessoas que você ama nas mãos Dele.
Deus está chamando você a diariamente dar uma pausa no trabalho para conversar com Ele.
Com Ele você sempre será amada e completa. Por que Deus é o Pai, e cada mulher que o aceita, é uma Filha da Graça.

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque