Seguidores

terça-feira, 25 de maio de 2021

O MACHADO DE JOÃO

Pr. Manoel Barbosa da Silva

O MACHADO DE JOÃO

 João 1:6-8

 

Uma das passagens da Santa Bíblia que com certeza canoniza qualquer ser humano é sem sombra de dúvidas, essa que acabamos de ler no Evangelho de João. E quem nos dar essa informação é o outro João no xará do João Batista, O João Evangelista.

Canoniza porque ser enviado é uma das maiores responsabilidades que alguém pode assumir como também é um privilégio. Por que você não envia qualquer pessoa em seu lugar se você não confia nela, porque enviar alguém é fazer deste alguém o seu representante é conceder poderes para que este alguém fale por você, aja por você, diga o que você diria se lá estivesse, enfim, que as pessoas o recebam como se fosse você mesmo.

E João foi este enviado de Deus e como ele mesmo afirmou ele não era a luz mas veio para dar testemunho da verdade.

E com esta missão e ele incomodou os incomodados da época, não poupando nem os zelosos fariseus, mas chamando todos ao arrependimento. É bom lembrar que até o rei Herodes foi incomodado juntamente com a amante Herodias.

Herodes, com quem João Batista se defrontou, não foi o Magno (massacrador de criança), mas foi o filho deste o Herodes Antipas, que havia abandonado a esposa e se amasiado com a cunhada. Por esta razão João o advertiu, ‘não é lícito a ti viver com a mulher do teu irmão’, ‘vós escandalizar o povo e desrespeitais a Deus’.

Um dos maiores perigos do ministério é ter que advertir os soberbos. Principalmente se este soberbos são Reis ou pensam sê-lo. Pois diz o ditado “Todo Rei é Soberbo e todo Soberbo pensa que é rei”.

Foi este perigo que João teve que enfrentar quando condenou os pecados de Herodes e por este motivo perdeu literalmente a cabeça.

João, como enviado de Deus, fez um trabalho tão bem feito, foi tão bem sucedido, que um país inteiro foi ou ficou perturbado e procurou escutado. Multidões desse uma imagem do Jordão para ouvir suas pregações, e muitos eram batizados por ele.

João ficou tão famoso que os próprios sacerdotes ficaram com ciúmes do seu trabalho. É que mais pessoas iam ouvi-lo a invés dos sacerdotes, era comum haver mais pessoas no Jordão do que nas sinagogas, e isto deixava os líderes religiosos enraivecidos.

E como o sucesso de João era muito grande fizeram uma comissão e foram interrogar a João.

- És tu o Cristo?

- Não

-És profeta?

- Também não.

- Quem és tu?

- Eu sou a voz que clama no deserto.

- Por que batizar se não é o Cristo nem profeta?

- Porque eu fui enviado para concertar o caminho, endireitar as veredas, preparar o povo para a vinda do Messias. Eu batizo com água, mas o que vem depois de mim, batiza com o Espírito Santo e com fogo. Eis que o machado está posto ao tronco da árvore, todo que não se arrepender será derrubado. Não importando se grande ou pequeno, culto ou inculto, líder ou comandado, todos devem estar preparados para receber o Messias.

Porque Aquele que vem depois de mim, não sou digno de desatar as correias das sandálias.

A multidão preocupada em preparar-se para encontrar-se com o Messias perguntavam:

- Que faremos?

João responde:

- Quem tiver duas túnicas, dê uma quem não tem nenhuma e quem tiver alimento, faça o mesmo, reparte com quem não tem.

Os fiscais do governo perguntavam:

- E nós, que devemos fazer?

E a resposta:

- Sejam honestos, não cobrem imposto além da tabela, não recebam suborno, em suma, não sejam corruptos.

E nós? - Perguntavam os soldados.

- Vocês não tratem mal a ninguém, não fraldem, e não roubem. Contente-se com o vosso saldo.

O que João estava fazendo era dando um Estudo Bíblico, reparando o povo para o batismo. E esta é uma falha da igreja, não ensinar aos novos conversos o princípio do amor (estamos ensinando agora).

Muitos são batizados e antes recebem um Curso Bíblico onde doutrinas são apresentadas, mas muitas vezes não são ensinados que como cristãos temos um trabalho a fazer este trabalho é demonstrar nosso amor ao próximo de uma maneira prática repartindo o pouco que possuímos com quem não tem nenhum.

Ás vezes até temos a preocupação com o bom nome da igreja, e para que ela tenha uma boa reputação na sociedade alguns procuram eliminar o seu seio da igreja os que são considerados faltosos.

É comum alguém chegar para o pastor e reclamar:

- Pastor, Davi foi no cinema! (O alvo é sempre os jovens)

- Pastor a Mariazinha está usando batom

- Pastor a Joana está usando short

O Carlos está namorando moça do mundo

Pastor os jovens estão se tornando mundanos

No entanto, ninguém se preocupa com Os avarentos, egoístas, orgulhosos, que são pecados maiores do que os mencionados antes.

Os fariseus vendo o sucesso de João, e sabendo que ele era o precursor do Messias, por interesse procuraram também batizar-se, não for arrependimento, mas para não perderem o lugar na sociedade. Perguntaram: e nós que faremos?

-Raça de Víboras! - Foi a resposta. - Quem vos ensinou a fugir da ira divina? Produzam frutos de arrependimento, não pensem que só por serem descendentes de Abraão que a vossa salvação está garantida. Os que se salvarão não são apenas os seus descendentes, mas todo aquele que verdadeiramente se arrepender e tenha a vida modificada. Por que até destas pedras Deus pode fazer filhos para Abraão.

Os nossos dias hoje são semelhantes aos dias do apóstolo João

Naqueles dias aguardavam a primeira vinda de Cristo

Hoje Aguardamos a segunda vinda de Cristo

A diferença é que os pecados hoje são mais do que é daqueles dias

Para preparar o povo para a primeira vinda de Cristo foi enviado O Profeta João

Hoje os enviados somos nós, eu e vocês.

Se Cristo nos envia é porque em nós Ele tem confiança, não devemos decepcioná-lo, devemos antes de batizar as pessoas doutriná-los, ensinando-lhes o que significa o amor.

O verdadeiro amor não é interesseiro, não é egoísta, nem tão pouco suspeita ou fala mal de alguém, mas reparti o último que possui com quem não tem nada. Amar é ser fiel a um amigo, aos pais, ao trabalho, que faz ser fiel com a esposa/esposo. Amar é não aceitar suborno ou não ser corrupto. São os que amam assim, na prática, que estarão preparados para a segunda vinda de Jesus.

Foi e é esta a missão de Cristo a nós. E fazer trabalho tal, traz a oposição dos soberbos, dos fariseus modernos que não desejam mudança de vida e sim mudança apenas de status.

E como todo soberbo pensa que é rei, procuram tirar a cabeça de quem tem coragem de falar dos seus pecados. Pela sua coragem João perdeu a cabeça mas não perdeu a honra.

Como testemunho a respeito, Cristo afirmou: “Dos nascidos de mulher, ninguém é maior do que João”, e acrescentou: “Todo aquele que crer nas minhas palavras é maior do que o próprio João”.

Portanto, nosso dever é preparar o mundo para a volta de Jesus, e mesmo que nossa mensagem incomode alguns, não devemos desistir porque somos enviados e com certeza este é o maior dos privilégios.

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque