Seguidores

domingo, 4 de julho de 2021

Tambores gracejos e Divertimentos Mundanos

    Ultimamente, resolvi reler todos os  meus velhos  livros do Espírito de Profecia. Alguns deles, eu os tinha lido todos, de capa a capa, fazia mais de 30 anos. Com o corre corre da vida, o maximo que eu fazia era pesquisar um ou outro para ilustrar um sermão ou uma palestra.

Agora, estou relendo todos. Sistematicamente de capa a capa. Ao lê-los, e compará-los com o que está acontecendo em nossas igrejas atualmente, me vem tamanha tristeza, que ás vezes me dá vontade de chorar. 

Não vou desistir. São mais de 50 livros, mas com a graça de Deus, quero ler todos. Leio, e oro. Oro por mim, oro pela minha família, e tenho orado muito pela minha igreja. Peço a Deus que conceda a esta igreja um reavivamento e reforma, a começar por mim, e pelos  lideres em posição de comando nas instancias superiores. Que os mesmos tenham coragem para repreender a onda avassaladora de pecado, que adentra a esta igreja, e muitos fingem em não ver.

Cada texto que me chamar a atenção, publicarei em meu blog, na esperança que outras pessoas, no Brasil e em outros países, sejam beneficiados pela leitura do mesmo

Leia o texto a seguir

            Divertimentos Mundanos

Ellen White
"Festas de Prazer

Enquanto tem havido tanto medo de animação e entusiasmo no serviço de Deus, tem havido manifesto entusiasmo em outro sentido que a muitos parece completamente adequado. Refiro-me às festas de prazer que se têm realizado entre nosso povo. Tais ocasiões têm tomado muito do tempo e atenção do povo que professa ser servo de Cristo; mas tendem essas assembléias para glória do Seu nome? Foi Jesus convidado a presidi-las? As reuniões de intercâmbio social podem ser no mais alto grau tornadas úteis e instrutivas quando os que se reúnem têm o amor de Deus a lhes arder no coração, quando se reúnem para trocar idéias sobre a Palavra de Deus, ou para considerar métodos para o avanço de Sua obra, e fazer bem aos seus semelhantes. Quando nada se diz ou faz para entristecer o Espírito Santo de Deus, antes Este é considerado hóspede bem-vindo, então Deus é honrado e aqueles que se reúnem serão refrigerados e fortalecidos. "Então, aqueles que temem ao Senhor falam cada um com o seu companheiro; e o Senhor atenta e ouve; e há um memorial escrito diante dEle, para os que temem ao Senhor e para os que se lembram do Seu nome. E eles serão Meus, diz o Senhor dos Exércitos, naquele dia que farei serão para Mim particular tesouro." Mal. 3: 16 e 17.

Mas tem havido uma classe de reuniões sociais em.... (Battle Creek) de caráter inteiramente diferente, festas de prazer que têm sido uma infelicidade para as nossas instituições e para a igreja. Incentivam o orgulho do vestuário, o orgulho da aparência, satisfação própria, hilaridade e leviandade. Satanás é recebido como hóspede honrado, e toma posse dos que patrocinam essas reuniões. Foi-me apresentada uma visão de tal grupo, onde se reuniram os que professavam crer na verdade. Um estava assentado a um instrumento musical,(karon?..) e tocava músicas que fizeram os anjos observadores chorarem. Havia júbilo, havia rudes gargalhadas, havia abundância de entusiasmo e uma espécie de inspiração; mas a alegria era daquela que somente Satanás é capaz de criar. É esse um entusiasmo e enfatuação de que todos os que amam a Deus se envergonharão. Prepara os participantes para pensamentos e ações não santificados. Tenho razão de pensar que alguns dos que estavam participando dessa cena arrependeram-se profundamente da vergonhosa atuação.


O Efeito de Tais Ajuntamentos

Muitos desses ajuntamentos me têm sido mostrados. Tenho visto o gracejo, a ostentação no vestuário, o adorno pessoal. Todos esperam ser considerados brilhantes, e se entregam à hilaridade, a tolos gracejos, à lisonja barata e rude, e a ruidosas gargalhadas. Os olhos cintilam, as faces enrubescem, a consciência adormece. Com comidas, bebidas e folguedos, fazem o máximo para esquecer a Deus. As cenas de prazer são o seu paraíso. E os Céus estão contemplando, a tudo vendo e ouvindo".

Se os anjos choravam, ao ver em uma reunião social dos jovens adventistas,  brincando, dando gargalhadas, e cantando, enquanto um dos jovens tocavam uma musica sentado em um tambor. Se os anjos choravam vendo aquela cena, amagine o que eles sentem hoje, ao verem os tambores sendo usados dentro da igreja, na liturgia do culto.

Eu fico muito triste. Você há de concordar comigo. Dá ou não, vontade de chorar?...


Livro Testemunhos para ministros, pag. 82, 83

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque