Seguidores

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Unidade Entre Os Líderes Da Igreja

 Estamos vivendo os ultimos dias da história da terra. Mais do que nunca a igreja precisa trabalhar unida. Porém, essa união não significa que um homem so, ou uns poucos homens devam mandar em tudo, e os demais obreiros apenas obedecer.

O que Deus espera dos obreiros, é que trabalhem juntos, unidos, sem espírito servil ou ditatorial, mas respeitando a individualidade uns dos outros. Que os líderes da igreja tenham o mesmo espirito que houve em Cristo Jesus, que dizia: "Eu não vim para ser servido, mas para servir". Também que ponha o conselhos dado por Jesus: "aquele que deseja ser grande, que seja o servo do menor".

Veja alguns conselhos de Ellen White, aos líderes da igreja


Unidade de Esforços

Alguns têm apresentado o pensamento de que ao nos aproximarmos do fim do tempo, todo o filho de Deus agirá independentemente de qualquer organização religiosa. Mas fui instruída pelo Senhor de que nesta obra não há coisa que se assemelhe a cada homem ser independente. Todas as estrelas do céu estão sujeitas a lei, cada uma influenciando a outra a fazer a vontade de Deus, prestando obediência comum à lei que lhes controla as ações. E para que a obra do Senhor possa avançar de maneira sadia e com solidez, deve Seu povo unir-se.

Os movimentos espasmódicos e intermitentes de alguns que pretendem ser cristãos, são bem representados pela obra de cavalos fortes mas não treinados. Quando um puxa para a frente, o outro puxa para trás; e, à voz de seu dono, um se precipita para a frente, e o outro permanece imóvel. Se o homem não se quiser mover de acordo com a grande e sublime obra para este tempo, haverá confusão. Não é bom sinal quando os homens se recusam a unir com seus irmãos, e preferem agir sozinhos. Em vez de se isolarem, aproximem-se em harmonia de seus colaboradores. A menos que assim façam, sua atividade funcionará no tempo impróprio e da maneira errada. Freqüentemente trabalharão num sentido contrário àquele em que Deus trabalharia, e assim seu trabalho é mais do que perdido.


Devem os Homens Ter Conselheiros e Não Governadores

"Espera no Senhor, anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração." Sal. 27:14. Espere cada um de nós no Senhor, e Ele nos ensinará a trabalhar. Revelar-nos-á o trabalho para cuja realização estamos mais preparados. Não levará isso os homens a saírem num espírito independente, a promulgar novas teorias. Neste tempo em que Satanás procura anular a lei de Deus pela exaltação da falsa ciência, devemos precaver-nos muito cuidadosamente contra tudo que tenda a diminuir-nos a fé e dispersar-nos as forças. Como colaboradores de Deus, devemos estar em harmonia com a verdade e com nossos irmãos. Deve haver conselho e cooperação.

Mesmo no meio dos grandes enganos dos últimos dias, quando enganosos milagres serão realizados à vista dos homens, em favor das teorias satânicas, é nosso privilégio abrigar-nos em Cristo Jesus. É possível, para nós, procurar e obter a salvação. E nesta época de perigos fora do comum, temos de aprender a resistir sozinhos, tendo nossa fé firmada, não na palavra de homens, mas nas seguras promessas de Deus.

Entre todos os obreiros de Deus, deve haver o espírito de união e de harmonia. O Senhor abençoou especialmente alguns com uma experiência que os tem habilitado a ser sábios conselheiros. Em nossas várias vocações deve haver dependência mútua quanto ao auxílio. A esse respeito diz Pedro:

"Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." I Ped. 5:5.

Mas isso a nenhum homem autoriza a assumir a tarefa de ordenar arbitrariamente aos seus irmãos que faça o que ele pensa ser conveniente, sem respeitar as próprias convicções pessoais do dever. Nem devem os obreiros escolhidos de Deus julgar que a cada passo devem esperar para perguntar a algum oficial que está em autoridade se devem fazer isto ou aquilo. Enquanto cooperam de coração com seus irmãos na execução dos planos gerais que foram estabelecidos para a prossecução da obra, devem buscar constantemente ao Deus de Israel, para obterem orientação pessoal.

Às vezes um homem que foi colocado em posição de responsabilidade, como líder, concebe a idéia de que está numa posição de suprema autoridade, e que todos os seus irmãos, antes de fazerem qualquer movimento de avanço, devem primeiro dirigir-se a ele pedindo permissão para fazer aquilo que eles sentem que se devem fazer. Tal homem está numa posição perigosa. Perdeu de vista a obra do verdadeiro Líder do povo de Deus. Em vez de agir como sábio conselheiro, assume as prerrogativas de um governante exigente. Deus é desonrado em toda a exibição de autoridade e exaltação própria dessa natureza. Nenhum homem que está em sua própria força deve jamais ser mente e juízo para outro homem que Deus está usando em Sua obra. Ninguém deve estabelecer regras e regulamentos feitos pelo homem para governar arbitrariamente seus colaboradores que têm uma viva experiência na verdade.

Deus apela aos que têm exercido autoridade indébita para que retirem de Seus obreiros toda a mão dominadora. Procure cada um daqueles a quem têm sido confiadas sagradas responsabilidades compreender seu dever individual diante de Deus e cumpri-lo humilde e fielmente. Ninguém se considere senhor, para exercer sobre seus irmãos poder controlador. Devem os princípios da Palavra de Deus ser ensinados e postos em prática.


Testemunhos Pàra Ministros e Obreiros Evangélicos. Pags 490 - 492

(Grifos e negritos acrescentados)

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque