Seguidores

quinta-feira, 26 de maio de 2022

DÍZIMOS E OFERTAS

 

DÍZIMOS E OFERTAS

                                          Salmo 50:5

 

“Congregai os meus santos, os que comigo fizeram um concerto por meio de sacrifício”.(v. atualizada)

“Reuni junto de mim os meus fieis, os que selaram a minha aliança com sacrifícios”. (Biblia de jerusalém)

“Congregai os meus santos, aqueles que fizeram comigo um concerto com sacrifícios”. (Almeida antiga)

“Congregai diante dele os seus santos, os quais selaram aliança com ele por meio de sacrifícios”. (trad. Novo mundo)

Deus é um Deus de amor. Desde a entrada do pecado, ele procurou de todas as formas, salvar o pecador; Para tanto, fez uma aliança com os primeiros pais e a confirmou muitas vezes e de diferentes maneiras, através dos tempos, com um só objetivo; salvar aquele que foi feito à sua imagem e semelhança.

Muitas vezes e de modos diversos falou Deus, outrora, aos pais pelos profetas; agora, nestes dias que são os últimos, falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e pelo qual fez os séculos”. Heb. 1: 1,2.

A iniciativa da salvação, sempre partiu da divindade. Sempre é o criador que se preocupa em salvar suas criaturas. No dia do acerto final, os que se perderem não serão por culpa divina, mas por negligencia ou desprezo ao plano da salvação oferecido por Deus.

Todos sabem que o plano da salvação é de graça, não nos custa nada. Basta aceitar.

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus”. Ef. 2: 10.

No entanto o próprio Deus, através do salmista Davi, conclama que se reúnam os que fizeram com ele um concerto por meio de sacrifícios.

Acontece que apesar da salvação ser um presente, o criador espera que aqueles que a recebem. Dêem o devido valor; demonstrem que a apreciam, oferecendo algo, não como pagamento, pois nada pode pagar tanto amor, mas que possa dizer quanto estar feliz por ter sido salvo. Não há aliança sem sacrifício.

Exemplos:

Deus fez o primeiro concerto com Adão, e este ofereceu um cordeiro. A primeira vítima.

Da mesma forma Abel. A sua salvação foi um presente de Deus, porém, ele tinha prazer em oferecer o melhor do rebanho. Era o seu sacrifício.

Caim foi desclassificado  porque não estava disposta a oferecer o que Deus pedia, mas aquilo que julgava ser o melhor; e em salvação, não vale o que o homem pensa,  mas o que Deus determina.

Deus fez um concerto com Noé, e este não recusou gastar  toda sua fortuna e tempo, em um mega navio para a salvação sua, da sua família e de mais quem aceitasse o plano da salvação.

Abraão abandonou sua terra, seu povo, como seu sacrifício, e mais tarde, ofereceu o que tinha de mais precioso, seu próprio Filho.

E assim em todos os tempos, os que iam sendo salvos, ofereciam o melhor que possuíam. Na idade média, milhares ofereceram a própria vida, com mártires por amor de Cristo.

Cristo fez o conserto e este exige o sacrifício do próprio, e nós quando aceitamos o conserto de Cristo devemos estar dispostos a fazer o nosso sacrifício pessoal só assim conserto passa a ter valor real este sacrifício incluir nossos talentos para Deus não se prepare o nosso corpo nosso tempo tão curto e também nosso dinheiro tão escasso

Isso não é comprar a salvação é apenas reconhecer o que Cristo fez tão precioso Para que assim pudesse Mister direito à vida eterna

A aliança feita por Jesus, exigiu o seu próprio sacrifício, cabe a nós também está  decidi a fazer o nosso sacrifício pessoal. Só assim o concerto passa a ter valor real.

Este sacrifício significa uma entrega total a Deus de todo o nosso ser, e inclui nossos talentos; nosso corpo, nosso tão pouco tempo, e também nosso dinheiro tão escasso.

Não significa isso comprar a salvação, é apenas o reconhecimento do que Cristo fez de tão precioso, para que assim pudéssemos ter direito à vida eterna.

Desprezamos o criador, e até o desrespeitamos, quando lhe oferecemos o pior, ou algo insignificante, quando ele deu o melhor que tinha, seu Unigênito filho, para efetuar a nossa salvação. O Salmista Davi, não aceitava dar a Deus uma oferta qualquer, ou algo que nada lhe custasse, e esta devia ser a nossa atitude.

Encontramos este bom exemplo em Davi quando ele foi a chácara de Araúna fazer um sacrifício 2 Samuel 24 (contar o caso).

Queridos irmãos,

Como anda a nossas ofertas para Deus?

Nossos talentos, por exemplo.

Sabemos fazer muitas coisas. Deus nos deu voz, inteligência, cultura, informação, visão, raciocínio e etc.

Como temos usados estes talentos?

Por amor ou apenas porque alguém insiste muito e eu fazemos só para que ele pare de amolar?

Quando a comissão de nomeações se reune. Estará você disposto a dedicar seus talentos a Deus (aceita um cargo) como uma oferta sem defeito, ou você se exime?

Para ser um oficial exige sacrifício. Não esqueça que Deus deseja reunir aqueles que fizeram um concerto com ele, com sacrifício.

Outra oferta que devemos dar ao criador: nosso corpo. Procurando perfeita saúde. Apóstolo aconselha: Romanos 12:1 e 2.

Um outro tesouro inestimável que devemos oferecer a Deus é o tempo escasso que temos. Não é fácil, no meio a tanta correria e compromissos separar tempo para devoção, frequência igreja, trabalho missionário, e ainda por cima preparo de sermões ou apresentações na igreja.

Alguns dizem: ’é melhor não sacrificar pois Deus não aceita isso’.

E Deus diz: congregai os santos os que fizeram um concerto com sacrifício.

Uma outra oferta que devemos dedicar a Deus é o nosso tesouro (dinheiro). Não estou me referindo ao dízimo, pois este é um dever, mas nossas ofertas de gratidão separado do dinheiro que Deus põe em nossas mãos, ou seja, o pacto.

Há nas escrituras, uma boa diferença entre dízimos e ofertas.

Malaquias separa uma da outra. Malaquias 3:8

E Moisés exortou ao povo como devia se proceder na devolução das mesmas

Se uma fosse mais santa do que a outra, a oferta seria mais do que o dízimo.

Por exemplo:

A economia Judaica era praticamente agropecuária (para não falar puramente) por isso animais serviam como moeda, era com animais que se devolvia os dízimos e as ofertas. E veja como Deus distinguia uma das outras:

Dízimos: Lev. 27:30-34

Ofertas: Lev. 22:17-25

Esclarecendo: 

O dízimo é uma obrigação

A oferta é gratidão

O dízimo é como se fosse um imposto pago pela terra que utilizamos´, a água que usamos ou o ar que respiramos

A oferta é uma demonstração de amor por Deus ter nos dado jesus nosso salvador

O dízimo é dever de todos os crentes e não crentes pois todos gozam os mesmos privilégios

As ofertas constituem dever apenas dos crentes

O dízimo representa a criação

As ofertas representam a redenção

Os dízimos entregamos ou devolvemos ao nosso Deus criador

As ofertas doamos a Jesus nosso salvador

O dízimo não é gratidão é obrigação

As ofertas são também obrigação pois quem muito foi amado tem obrigação de ser grato caso contrário é um ingrato

O dízimo é exato, 10%, décimo.

As ofertas são proporcionais ao nosso amor e as nossas rendas não esquecendo também que nas ofertas não deveríamos dar a deus ao que não nos custa nada.

As ofertas dos bens devem envolver sacrifício mesmo sendo tão pouco quanto a oferta da viúva pobre.

Aliás, aquela fez um sacrifício que nenhum de nós jamais teve coragem de fazer:

Dar tudo o que tinha

Como tem sido nossas ofertas? Poucas? Sem defeito?, ou uma oferta magra, quebrada, doente, preguiçosa, machucada, incompleta, forçada, miada, mixuruca, de má vontade?

Se a sua oferta é assim, não dê. Deus não aceita, e apesar de estar sendo ela entregue você continua sendo ingrato pois não está fazendo por amor.

Agora se você estava fazendo errado porque não sabia, não se entristeça, você não tem culpa. A partir de agora você pode começar a fazer certo e mesmo que você soubesse e assim mesmo fazia errado não tem problema, Deus sempre nos dá uma chance para recomeçar.

Deus deseja congregar os santos que fizeram um concerto com sacrifício.

Este concerto tem a ver com nossas ofertas e estas são: nosso corpo, nosso tempo, nossos talentos e nossos bens.

Devemos entregar tudo isso a Deus pois tudo isso lhe pertence.

Esta oferta é santa, tão santa ou mais que o próprio dízimo.

Pois o dízimo tem a ver com a matemática.

As ofertas com coração.

Cristo fez tudo por nós e nós que fazemos por ele?

Que Deus nos ajude a sermos fiéis.

 

Amém!

 

 

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque