Seguidores

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Quando a casa pega fogo

Quando a casa pega fogo

Você pode ler esse título e pensar: com certeza ele está falando de um relacionamento familiar conturbado, ou quem sabe de um crise financeira, que faz a casa “pegar fogo”. Na verdade, estou sendo bem literal com esse título! Isso mesmo, em um noite chuvosa e cheia de raios, minha casa pegou fogo. Precisei tirar de casa minha família – minha esposa e nosso filho de 1 ano e meio – no meio da madrugada, às pressas, em meio a chuva e raios e com medo do botijão de gás explodir.
Porém, creio que o foco desse acontecimento não seja nossa família. Somos apenas uma pequena parte disso tudo.
Em um grande acontecimento que marca nossas vidas, e aqui eu estou falando especificamente de eventos “negativos”, há várias maneiras de enxergar a situação. Uma dessas maneiras é querer saber “porque comigo?”. Sinceramente, eu nem vou entrar nesse mérito porque a pergunta é egoísta demais e isso já seria suficiente para encerrar o assunto. A segunda forma é “Porque Deus deixou isso acontecer?”. Essa é uma pergunta sincera! Envolve uma dose de ceticismo, mas muitos vão por esse lado. Isso aconteceu porque Deus quis (e essa é a reposta mais sincera para essa pergunta). Ele permitiu porque Ele é soberano e seus propósitos eternos são perfeitos.
Quando aconteceu conosco, a pergunta que me veio a mente foi “Onde estava Deus em meio ao incêndio?”. E é nesse ponto que quero me concentrar e o que vou listar foram as respostas que tive que buscar para essa pergunta.

1. Deus estava soberanamente controlando tudo

“Do Senhor é a terra e tudo que nela existe, o mundo e os nele vivem; pois foi Ele quem fundou-a sobre os mares e firmou-a sobre as águas” Salmo 24.1-2 (NVI)
Tudo que existe é Dele. Minha vida inclusive. Deus soberanamente e perfeitamente controla todas as coisas para sua própria glória. Um incêndio numa casa precisa ser visto do ponto de vista de que Deus, em sua sabedoria e autoridade, permitiu que acontecesse para sua glória e para demonstrar seu poder.

2. Moldando a imagem de Cristo em nossa família

“Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu filho, afim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos” Romanos 8.29
Ser predestinado envolve um tratamento especial. Fomos salvos não para nós mesmos. Fomos salvos para glória de Deus e isso indica que seremos moldados “conformes à imagem do seu filho”.Nós precisávamos desse incêndio? Claro! Deus queria ver a imagem de Cristo sendo forma em nós. Como um Deus amoroso, o mais importante para nós é sermos transformados pelo evangelho de Cristo.

3. Nos unindo a Ele

“Porque Deus não nos destinou para ira, mas para recebermos a salvação por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a Ele”1Tessalonicenses 5.9-10
A salvação mais importante que recebemos foi “…por meio do nosso Senhor Jesus Cristo”. E esse evento nos ensina que vivos ou mortos, conseguindo sair em segurança desse incêndio ou morrendo todos, Deus nos queria unidos a Ele. Não importa como sairíamos, mas com certeza estaríamos unidos a Ele.

4. Nos encorajando através da Igreja

“Não deixemos de reunir-nos como Igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia” Hebreus 13.25
Fazer parte da família de Deus é um privilégio enorme, e não me refiro apenas aos benefícios. Me refiro ao fato de que a Igreja é um corpo vivo no qual o Senhor Jesus Cristo é o cabeça (Efésios 5.23). Deus usa sua Igreja (não apenas a local, mas também a universal) para nos encorajar em meio às situações adversas. Fazer parte desse projeto de Deus é um alívio! Em uma situação de caos, Deus mostra que sua família é marcada pela imagem de Cristo que se doou e amou os seus até o fim (João 13.1).
À vezes a casa pega fogo! Fixe seus olhos em Deus. O Senhor tem planos perfeitos e Ele quer moldar a imagem de Cristo em nós. Onde estava Deus nesse incêndio? Sendo Deus. Controlando todas as situações com sua soberania, amor e visando sua Glória. Toda Glória a Ele então!

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque