Seguidores

sábado, 25 de julho de 2020

Batismo Em Nome... De Quem?. ( Primeira Parte )


Batismo Em Nome... De Quem?...

Manoel Barbosa da Silva


“Portanto, ide e fazei discípulos, de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”. Mateus 28 19

Muito se tem falado e escrito sobre a fórmula correta de batizar. Há aqueles que defendem a tríplice forma: “em Nome do Pai, em Nome do Filho e em Nome do Espírito Santo”. E como defesa desta forma, citam a ordem expressa de Jesus no evangelho de Mateus 28: 18 – 21
Outros há, entretanto, que condenam essa fórmula, dizem que batizar em nome da Trindade é uma tradição católica, e quem procede assim está em erro, pois os apóstolos batizavam apenas em O Nome de Jesus; e que a passagem citada em Mateus foi acrescentada à Bíblia, por algum copista através dos tempos e que a mesma não é encontrada nos mais antigos pergaminhos
Procede este argumento? A Bíblia foi adulterada para defender uma prática católica? É correto batizar em nome da Trindade? O batismo só é válido se realizado apenas em O Nome de Jesus?
Nas linhas a seguir, tentaremos tirar estas dúvidas e mostrar pela Bíblia a fórmula correta de batizar.

O Que Significa O Batismo? Para Que A Pessoa É Batizada?

“O ato do batismo é uma expressão externa para mostrar a Deus e ao mundo que, desse dia por diante, estamos resolvidos a deixar que Deus dirija em tudo que temos e somos. Desse dia em diante viveremos para Ele. Para o cristão renascido, esse é o dia no qual se uniu a Cristo. Justamente como, para a noiva, o dia do casamento e o dia em que se une ao esposo. Nessa ocasião toma o nome do marido e promete viver para ele o resto de sua vida. Semelhantemente, o cristão não pode por mais tempo viver para o próprio eu, mas viverá para Cristo daí por diante”. Curso ‘A Bíblia Fala’, estudo 17
“Na verdade o batismo nas águas é um ato simbólico, é uma expressão que externiza o sentimento de repúdio ao pecado, tornando público o arrependimento por meio de uma ação simbólica.” Ultimato 14 de junho 2008

A palavra batismo, etimologicamente, significa mergulho. Não se sabe quando começou esta prática, o que se sabe é que os judeus a mantiveram através dos tempos. E há quem acredite que já nos tempos do profeta Elizeu o batismo era praticado, e por este motivo é que ele, Elizeu, mandou que o leproso Naamã se auto-batizasse no rio Jordão, ou seja, mergulhasse sete vezes.
O batismo moderno teve início com João o Batista.  O chamamos de batismo moderno, porque o próprio Jesus foi batizado, porém era uma prática comum em Israel e tão conhecida, que nenhum sacerdote, escriba, ou mestre da lei contestou o fato de João estar batizando o povo, pelo contrário, muitos fariseus quiseram batizar-se também, João é que se recusou a fazê-lo.  Lucas 3:7

Alguém pode ser batizado apenas em “ Nome de Deus”?  Ou apenas em “Nome do Espírito Santo?”...  Ou só pode ser em “Nome de Jesus?”... 
É válido você usar só um dos nomes da Trindade na hora do batismo? Se for válido usar só um dos nomes, qual deles?.. 
Se o batismo é o momento áureo na vida do pecador arrependido, se é o momento que ele se entrega de corpo e alma a Deus, não seria justo que nesta hora, fosse invocado o nome mais importante entre os três?...  E quem é o mais importante?...
Dizem, os dissidentes, que não existe Trindade, ou seja, não há três pessoas no céu, apenas duas:
O Pai, O Criador e Jesus, a criatura - Sendo Jesus, muito importante, mais importante que todos os anjos, mais importante que todo o universo, porém criado, ou gerado  em um passado remoto, e após a criação, promovido a mais alta hierarquia do céu tornando-se Deus, criado, portanto, inferior ao Deus, criador.
Dizem ainda, que O Espírito Santo não é uma pessoa, é apenas uma energia que procede do Pai, portanto, não existe.

Sendo assim, não seria lógico e razoável que no batismo fosse invocado ‘O Nome do Pai’ O criador,  ao invés de ‘O Nome do Filho’ que dizem, ser apenas uma criatura?


Nenhum comentário:

Postagens de Destaque