Seguidores

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Batismo em nome de quem?..( Quarta Parte )

     O que torna o Batismo válido


Nesta questão de batismo, é bom que se diga, que três coisas concorrem para que seja válido:

1.     A forma correta de batizar.
Deve ser por imersão, como Jesus foi batizado. Qualquer outra forma de batismo, que não este, não é batismo. Mesmo que o batizando seja sincero e quem o batiza também. Se não for mergulhado na água, como diz o texto bíblico, não está batizado.

2.     A autoridade de quem realiza o ato.
Como já foi dito antes, se alguém deseja ser batizado, e qualquer um que nada tenha a ver com o ministério, não é pastor, não é ancião, nem mesmo diácono, resolve batizá-lo, você acredita neste batismo? Pode qualquer pessoa sair por aí, batizando? Com certeza a resposta é não.

3.     A vontade do batizando
Não importa a fórmula, nem as palavras pronunciadas na hora do batismo se o sujeito não deseja ser batizado, o batismo feito contra a vontade não tem valor. Mesmo que todos os pastores do mundo o mergulhem até sete vezes como Naamã, e digam em uníssimo: “Nós te batizamos em nome de Jesus” ainda assim não está batizado, estará com certeza, bastante molhado.
No entanto, se essa pessoa aceitou a Cristo, mas por algum motivo não foi batizada, se vier a morrer, será salva. Como o ladrão na cruz, que não foi batizado em nome da Trindade, nem em Nome de Jesus, nem no Nome de ninguém e morreu salvo. Aleluia!

A Expressão Em Nome De Jesus

Por que os discípulos usaram muitas vezes a expressão “Em Nome de Jesus”? Não é um indicativo que esta fórmula deve ser sempre usada ao batizar? A resposta é não.
Eles usavam essa frase, como referência à autoridade que estavam investidos. 
É lógico que eles tinham que se afirmarem perante as autoridades. Eles não haviam estudado teologia, nem mesmo haviam estudado nas escolas dos rabinos, não eram levitas, nem sacerdotes, tampouco eram profetas. Com que autoridade eles ensinavam, pregavam ao povo e os batizavam?  Em nome de quem fazia tudo aquilo?
 ‘Em nome de Jesus,’ respondiam. (Veja este texto bíblico em Atos 4:1-10)

Pedro e João perante o Sinédrio

1  E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus,

2  Doendo-se muito de que ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos.

3  E lançaram mão deles, e os encerraram na prisão até ao dia seguinte, pois já era tarde.

4  Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.

5  E aconteceu, no dia seguinte, reunirem-se em Jerusalém os seus principais, os anciãos, os escribas,

6  E Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, e João, e Alexandre, e todos quantos havia da linhagem do sumo sacerdote.

7  E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto?

8  Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel,

9  Visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado,

10  Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.

A pergunta era: “Com que poder e em nome de quem fizestes isto? Quem vos autorizou?”
 Pedro respondeu: “Jesus. É a ele que temos que prestar contas.”

Autoridade eclesiástica
Para alguém batizar em nome de Jesus, deve ter sido chamado por Deus, e autorizado pela igreja. Precisa de autoridade eclesiástica. Mesmo que não use a frase “Em nome de Jesus” o batismo será válido, pois quem está batizando tem credenciais para fazê-lo.

Ilustração.
Um juiz de paz, quando celebra um casamento, diz: “Eu, juiz de paz desta comarca, pela autoridade que a lei me concede, vos declaro casados, Em nome da lei’”. “E se ele esquecer da frase “Em nome da lei”, E falar apenas, “eu vos declaro casados”.  O casamento deixa de ter valor? 
Não. Claro que não. Mesmo o Juiz  não pronunciando a tal frase, o casamento é válido por que ele tem autoridade para realizar o ato, ele foi investido da autoridade. Ele o faz em nome da lei.
Quem casa é a lei, o juiz apenas a representa.

Assim também é com o batismo, se o celebrante foi autorizado por sua igreja para batizar, e o batizando deu provas que aceitou a Jesus como seu salvador, o batismo será válido, mesmo que ele, o celebrante, deixe de pronunciar a frase em Nome De Jesus, ou, em Nome da Trindade. 
Ele é o representante de Jesus, quem batiza é Jesus, o pastor apenas age em seu lugar. 
Suponhamos que o pastor, na hora do ato, use apenas o velho e conhecido clichê: 
“Prezado irmão em Cristo, renunciaste o mundo com os seus pecaminosos caminhos, e aceitastes a Cristo como teu salvador pessoal, para remissão de teus pecados, e para a gloria de Jesus, eu ministro do evangelho, devidamente chamado por Deus, e autorizado por nossa igreja, e para que tenha uma nova vida, eu te batizo...  Amém!”
Está batizado, ou tem que mergulhar de novo invocando a frase “Em Nome de Jesus”?...Ou, “Em Nome do Pai, Em Nome do Filho, Em Nome do Espírito Santo”?

É Certo Batizar E Só Em Nome De Deus?

Quem está mais preocupado com a salvação do perdido, Jesus, ou Deus?... 
Quem deu mais pelo resgate da humanidade?, Jesus, que deu a sua própria vida, ou Deus, que deu o seu próprio Filho? O que a Bíblia diz?

Sobre Jesus:
"Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,"  (I Coríntios 15 : 3)

"Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios."  (Romanos 5 : 6)

"Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós."  (Romanos 8 : 34)

A lista seria infinita. Não existem palavras que descrever o amor de Jesus. Quando nos batizamos, deixamos de ser inimigos, e recebemos a identidade de filhos.
"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;"  (João 1 : 12)
Sobre Deus.
"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores."  (Romanos 5 : 8)
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."  (João 3 : 16
"Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor  eterno te amei, por isso com benignidade te atraí."  (Jeremias 31 : 3)

Sobre Deus
O mesmo amor demonstrado por Cristo é o que Deus demonstrou por nós. Fomos criados por Deus, e salvos por ele. 
Deus e Jesus estavam unidos na salvação da humanidade. Assim como Jesus enviou os  apóstolos para pregar e batizar, Deus enviou João Batista para pregar e batizar.

“Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.”  (João 1 : 6)
"E eu não o conhecia, mas Aquele que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre
Aquele “que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, Esse é o que batiza com o Espírito Santo.”  (João 1 : 33)

Se Jesus deu a própria vida, o Pai deu o seu próprio Filho, quando Jesus agonizava na cruz, o Pai estava ali ao seu lado sofrendo também, a escuridão que envolveu o calvário, foi para que as pessoas ali presentes, não percebessem a presença de Deus ao lado da cruz.
Quem aceita a Jesus, aceita também o Pai, quem é batizado em Nome do filho, deve ser batizado também em nome do Pai.

E o que realiza a cerimônia ,o faz em nome de Jesus, o Filho, e o faz também em nome de Deus o pai. Ele foi enviado por Jesus e também foi enviado pelo Pai, ele é o representante de Jesus e é também o representante do Pai. Por este motivo que o batismo deve ser em Nome do Filho, e em nome do Pai.
Não faz sentido, Deus, o criador do universo, e também o redentor da raça humana, ser excluído na hora do batismo, e o ministrante dizer apenas, “eu te batizo em nome de Jesus”.
 O certo é dizer: “Eu te batizo em nome de Deus o Pai e em nome de Jesus o Filho” por que ambos deram tudo pela salvação daquele pecador.
O batizando é imerso em Deus. Como disse o apóstolo Paulo. “Nele nos movemos e existimos” e ao mesmo tempo, é imerso em Jesus. O batizando passa a fazer parte da família de Deus, e  da família de Jesus, que é a mesma.

E o ministro que realiza a cerimônia o faz em nome de Deus, por que ele é um servo de Deus. Ele foi enviado por Deus, ele é um agente a serviço de Deus o Pai, por isto que ele diz, “Eu te batizo em nome do Pai”. Mesmo que ele não usasse essas palavras, estaria batizando em nome do Pai, por que ninguém batiza em seu próprio nome só se batiza em nome de Deus o Pai, por que foi o Pai  quem o chamou para esse mister.

Ao mesmo tempo o ministro realiza a cerimônia em nome do Filho. Ele é o legítimo representante de Jesus, Foi Jesus quem o comissionou a pregar e batizar. São de Jesus as palavras:
 “Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo”... Marcos 16:15,16. “ 
"Assim como tu me enviaste ao mundo, eu os envio ao mundo” João 17: 18. 

Portanto o ministro realiza a cerimônia a mando de Jesus, pela ordem do filho. Ele batiza Em Nome do Pai, ele o faz também Em Nome do Filho


(E em o Nome de Espírito Santo, pode batizar?...
Existe o Espirito santo?
Veja o próximo post )



Veja a matéria completa acessando este link

Compartilhe por favor. Ajude a esclarecer seus amigos a respeito desse tema tão importante. 

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque