Seguidores

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Batismo em Nome de Quem? ( quinta Parte)



E Em Nome Do Espírito Santo, pode batizar?


Quem é o Espírito Santo?

Para os Anti-trinitarianos, o Espírito Santo é apenas uma energia, uma força, uma influência positiva, um conceito, ou uma figura de linguagem, um modo de expressar os atributos e manifestações de Deus na terra e na vida das pessoas. Mas não é uma pessoa, nem é Deus.
Há também quem afirma que é Anjo Gabriel, ou outro anjo qualquer, nunca, porém, uma terceira pessoa poderosa fazendo parte da Divindade.
        
Que diz Ellen White?
“Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da terceira PESSOA da Trindade, a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do divino poder”. Desejado de todas as nações pag. 671
O Espírito Santo é uma pessoa, não é uma energia modificada.

A Bíblia está cheia de referências ao Espírito Santo. Não precisa ser teólogo para deduzir que Ele é uma pessoa.

Vejamos.
“E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas."  (Gênesis 1 : 2)

No princípio estava com Deus. Não era o mesmo Deus, era outro Ente à parte, fora Dele. Não era Deus o Pai. Estava com,  junto, ao lado.
“ E o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”.
 Outra tradução diz, “pairava sobre a face das águas”. 
No meu velho dicionário, pairar, significa: “Parar acima de; adejar; estar acima, sobrevoar”.  Que se conclui?...
Funções do Espírito Santo

O Espírito Santo encheu de sabedoria a Bezalel e Oliabe, para construírem a Arca. Êxodo. 35: 31. Inspirou a Saul a profetizar, 2 Samuel 10:10. Revestiu a Zacarias de poder para pregar, 2. Crôn. 24:20 Inspirou os profetas a escreverem a Bíblia, 2 Timóteo. 3:16.

O Espírito Santo foi o agente ativo no nascimento de Jesus.

"E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;" (Mateus 1 : 20)

"E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus." (Lucas 1 : 35)

            O Espírito Santo, também, ungiu Jesus para o ministério e o enviou a pregar e curar. Ele quem o afirmou:

"O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração," (Lucas 4 : 18).

O Espírito Santo é chamado de Outro, não é Deus o Pai, nem o próprio Jesus, mas é outro, outra pessoa, outro ser.

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;"  (João 14 : 16)

         O Espírito Santo foi enviado pelo Pai.

"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito."  (João 14 : 26)

Veja bem a expressão: “Em meu nome”.  Significa: Em meu lugar, para me substituir, para agir como se fosse eu mesmo, para falar por mim, para fazer as coisas que eu faço.

Outras Funções Do Espírito Santo.  João. 16: 7-15

7. “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vô-lo enviarei.
8. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
9. Do pecado, porque não creem em mim;
10. Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
11.  E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
12. Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
13. Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
14. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vô-lo há de anunciar.
15. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vô-lo há de anunciar”.

Outras  Funções Do Espírito Santo.

“E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucida e dali navegaram para Chipre.
E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. Atos 21:11

Estas passagens deixam claro que o Espírito Santo é uma pessoa, é. através Dele que o pecador é convencido do pecado. Sem a atuação do Espírito Santo não haveria salvação, pois, o pecador só é convencido da necessidade de aceitar a Jesus, pelo trabalho do Espírito Santo.
Esse mesmo Espírito que convence o pecador a aceitar a salvação, é o que escolhe as pessoas e as comissiona para o ministério.

“Ele mesmo concedeu, uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e mestres”. Efesios 4:11.

Como se pode ver, o Espírito Santo, foi enviado, convence, guia, fala, diz, anuncia, e recebe, envia as pessoas, impede outras de agir, distribui dons a igreja, e comissiona outras a pregar, escolhe alguns para ser pastores, e escolhe outros para serem evangelistas ou mestres, faz as pessoas lembrar do que esqueceu, e fica triste quando alguém peca.
 Se não é uma pessoa, é o que? ... Só os de mente obtusa não reconhecem isto
O Espírito Santo é uma pessoa e não é nem um pouco inferior a Deus o Pai, nem a Deus o Filho.

Leias estas palavras de Ellen White

“O mau vinha se acumulando por séculos e só poderia ser contido, pelo inigualável poder do Espírito Santo, a terceira pessoa da Divindade, que viria sem restrições em Sua eficácia, mas em plenitude do divino poder”.  Olhando para o alto pag. 45

“Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa atuação da terceira pessoa da Divindade, a qual não viria com energia modificada, mas na plenitude do divino poder. É o Espírito que torna eficaz o que foi realizado pelo Redentor do mundo. É por meio do Espírito que o coração é purificado. Por Ele, o crente torna-se participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer todas as tendências hereditárias e cultivadas para o mal, e para gravar Seu próprio caráter em Sua igreja”. Review and Herald, 19 de novembro de 1908.

Sendo que o Espírito Santo é quem salva o pecador, ao convencê-lo “do pecado da Justiça e do juízo”, é Ele quem leva esse pecador aos pés de Cristo, e intercede por esse pecador com gemidos inexprimíveis; ele concede poder para o pecador resistir ao pecado, fica evidente que esse pecador deve ser batizado, também, em nome desse Espírito.
Não faz sentido na hora do batismo, o nome do Espírito Santo não ser invocado
Acredito até, que se o batizando for batizado só em Nome do Espírito Santo, já está muito bem batizado; por que ao ser batizado, ele está sendo imerso no Espírito, fica cheio do Espírito, passa a fazer parte da família espiritual, passa a ser propriedade do Espírito Santo
 Não esquecendo que o ministro que realiza a cerimônia o faz em nome do Espírito, ou seja, pela sua ordem, em seu lugar. Foi para batizar que o ministro foi escolhido e quem fez a escolha foi o Espírito.
 É por isto que quem realiza um batismo o faz em Nome do Espírito Santo



 Conclusão

O Batismo deve ser em Nome do Pai, por que o Pai é o Criador, e Salvador. Entregou seu próprio filho para nos salvar.
E o ministro, o pastor que realiza o batismo, é um agente do Pai, ele o faz, em nome do Pai

O Batismo deve ser em Nome do Filho, por que o Filho é o Criador, “todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez” e é também o Salvador. Deu a sua própria vida para nos salvar
E o ministro é um agente do Filho, foi enviado pelo Filho, ”portanto ide”, disse o Filho, “por todo o mundo e pregai e batizai”

E o Batismo deve ser em Nome do Espírito Santo por que o Espírito Santo é Criador, regenerador, consolador, e conduz o pecador aos pés de Jesus.
E o ministro é um agente do Espírito Santo, foi escolhido e enviado pelo mesmo, o ministro fala, ensina, age e batiza em Nome do Espírito Santo

Que diz Ellen White?

“Ao se submeterem os cristãos ao solene rito do batismo, Ele registra o voto feito por eles de Lhe serem fiéis. Esse voto é seu compromisso de lealdade. Eles são batizados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Acham-se assim unidos aos três grandes poderes do Céu. Comprometem-se a renunciar ao mundo e a observar as leis do reino de Deus. Devem, portanto, andar em novidade de vida. Não mais devem eles seguir as tradições dos homens. Não mais devem seguir métodos desonestos”. Livro Evangelismo Pág. 308

Mesmo que o ministro, não pronunciasse a formula:  “Em Nome do Pai, Em Nome do Filho e Em nome do Espírito Santo” mesmo assim, o pecador estaria sendo batizado em nome dos três, por que estes, estão unidos pela sua salvação, e o ministro é um representante dos três. Portanto, esse batismo seria válido

Porém, nenhum, Pastor, Evangelista, ou Ministro, em sã consciência, deixaria de usar essas palavras tão poderosas. Nenhum batizando ficaria feliz, se na hora mais solene da sua vida, o pastor deixasse de invocar sobre sua pessoa, e sobre aquele ato, estas tão doces e poderosas palavras. Eu te Batizo: Em Nome do Pai, Em Nome do Filho e Em nome do Espírito Santo.
É por isto que batizamos em Nome da Trindade, e quem foi batizado só em Nome de Jesus, não recebeu o batismo completo, pois deixou de lado o Pai, e o Espírito Santo.

 É isto que Satanás deseja; que os pecadores rejeitem a Deus ou o Espírito Santo. Pois ele sabe que quem rejeita o Pai, rejeita o Filho. E quem rejeita o Pai e o Filho, também rejeita o Espírito Santo.
E quem rejeita o Espírito Santo não tem perdão. Nem neste mundo nem no mundo vindouro.


Apelo

Amigo, se você foi batizado só em Nome de Jesus, ainda é tempo de consertar, procure ser batizado em nome dos Três, pois os Três estão unidos pela tua salvação
Você deve ser batizado Em Nome do Pai, Em nome do Filho, e Em Nome do Espírito Santo. Só assim o teu batismo terá a plenitude.



Leia mais uma vez.

“É por meio do Espírito que o coração é purificado. Por Ele, o crente torna-se participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer todas as tendências hereditárias e cultivadas para o mal, e para gravar Seu próprio caráter em Sua igreja”. Review and Herald, 19 de novembro de 1908.6 de janeiro

Você deseja vencer todas as tendências hereditárias para o mal? ... deseja se tornar participante da natureza divina? ... quer ser vitorioso? ... Não rejeite o Espírito Santo de Deus.
Lembre-se. Satanás é astuto, vai querer te convencer, com argumentos irretorquíveis, que o Espírito Santo, existe, mas não existe. Que é Ele, mas não é.  Que Ele está lá, mas não está, Que é apenas uma força, uma energia, um anjo, um ato de poder, e bla, bla, bla,  bla, bla ,bla com argumentos assim,  satanás quer fazer contigo o mesmo que fez com os anjos no céu, usou argumentos tão fortes, tão lógicos, tão convincentes,  que convenceu a terça parte do anjos a se afastar de Deus.

Você vai se deixar enganar também?


(Veja essa matéria completa, acessando esse link)


Por favor, compartilhe essa matéria. Ajude a tirar as dúvidas de alguém

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom

Postagens de Destaque