Seguidores

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Forma Estranha do amor de Deus

Atos 4:36-37 e 5:1-11


Neste episódio quatro pessoas se destacam: Barnabé, Ananias, Safira e Pedro.

Quem eram?       

1. Barnabé. Era um Cipriota, ou seja, habitante de Chipre, ilha do Mediterrâneo, perto da Cicília na Ásia Menor. Era judeu –levita.

Dele não sabemos: quando se converteu, nem onde.

Sabemos porém, que era um cristão dedicado e se tornou missionário com Paulo. E depois com João Marcos seu sobrinho

2. Pedro. Era o apóstolo, um dos 12  que andou com Jesus

3. Ananias – Cidadão de Jerusalém, que é o pivô, o personagem central desta história,

4. Safira, A esposa de Ananias.

Tudo começou quando Barnané vendeu a fazenda e doou pra a igreja. Não sabemos quantos alqueires de terra.

Viviam todos naquela época, em comum. Por isso ficou querido.

Ananias ficou com inveja da popularidade de Barnabé e resolveu conquistar também a mesma popularidade, doando também sua fazenda.

Só que quando vendeu a fazenda ficou com dó de entregar todo o dinheiro, e talvez com medo de passar fome, guardou a metade. Mas para não perder a popularidade, mentiu, dizendo que havia vendido só por aquele tanto.

A esposa, Safira, concordou com ele.

Quando foi entregar o dinheiro, o apóstolo Pedro, que provavelmente conhecia o preço das terras na região,  perguntou pelo restante do dinheiro, ele garantiu que o dinheiro era só aquele, que as terras foram vendidas muito baratas. Não convenceu, foi repreendido pelo apóstolo e morreu.

Mais tarde a esposa passou pelo templo. Não sabendo o que acontecera ao marido, ao ser interrogada, confirmou a mentira dele. Morreu também.


Quantos e quais pecados pedro e safira, cometeram?

Resposta. Tres pecados foram cometidos  

1. O primeiro pecado de Ananias foi a cobiça. Cobiçou a posição de Barnabé.

Apesar de que Barnabé não doou a fazenda visando lucros ou popularidade. Deu porque todos os cristão doavam uns para os outros por amor a Deus e ao próximo, suprindo as necessidades da igreja. Os irmãos se amavam e eram unidos. (Cap. 4:34).

A oferta de Barnabé deve ter sido maior, pois ele foi citado separadamente. Por isto ficou querido entre os irmãos. E Ananias ficou com inveja.

2. O segundo pecado de Ananias foi mentir. Uma vez que ele resolveu não doar a fazenda toda, era só falar a verdade: ‘Vendi a fazenda por 400 mil. Vou doar só duzentos. A outra parte vou por na poupança’.

Pronto. Não havia pecado nenhum. E ficaria bem popular.

Porém mentiu.

Ananias cometeu os dois primeiros pecados do mundo (do universo). – Não foi o primeiro a pecar no Universo, mas cometeu os pecados mais antigos do universo. A cobiça e a mentira – são estes os primeiros pecados que se tem notícia.

Satanás cobiçou a posição elevada de Cristo. Quis tornar-se igual.

 Isaías 14:13,14

Satanás mentiu, espalhando no céu, que Cristo era arbitrário, e não havia liberdade no céu. João 8:44.

Foi o que fez Ananias: cobiçou e mentiu.

3.Ananias cometeu outro pecado. Falta de confiança em Deus. Temeu dar tudo a Deus e ficar em dificuldade. Esqueceu-se de que o dono de toda a riqueza do Universo não o deixaria em dificuldades, como não  deixou Barnabé e nem outro cristão do seu tempo.

Estes três pecados assediam hoje os filhos de Deus.

Todos nós precisamos orar, para não cairmos também presas destas tentações que ainda hoje continuam sendi uma ameaça para o povo de Deus.


Deste episódio ficam algumas lições

1. O óbvio, ou seja: O pecado não compensa

    Precisamos de mais Barnabés. Homens que se preocupam com as necessidades dos pobres e da igreja.

 2Deus não aceita nenhuma doação com objetivo de autopromoção.

Cristo ensinou: S. Mateus 6: 3, 4

3. Não devemos ter inveja, se outros conseguem melhores posições do que nós. Isto na: Sociedade, na Igreja,  na escola, nos negócios, etc.

Não é fácil, mas é possível. Há uma tendência natural de ficarmos com o orgulho ferido ao vermos pessoas com a mesma capacidade que nós, ou menos, em melhores posições que nós.

4. Deus não está preocupado com quantidade, mas com fidelidade

5. A cumplicidade é tão perigosa quanto o próprio pecado. Safira foi cúmplice do pecado do marido. Por isso sofreu a pena com ele.

Em Apocalipse está escrito: Apocalipse 18:4

6. Deus se preocupa com a sua Igreja.

Não é este o método de Deus tratar o pecador, fulminando quando comete pecado. Ele dá um tempo, espera, dá oportunidade para que o pecador se arrependa. Porém no caso de Ananias e Safira, se Cristo não houvesse tomado providências drásticas naquele momento, a igreja ficaria desmoralizada. Foi por amor aos outros que Deus castigou o casal infiel.

7. Deus ainda ama o seu povo.

Como hoje, não há o perigo de a igreja ficar desmoralizada, com o  pecados dos membros a ponte de cair ou fechar. Deus não nos castiga imediatamente. Nos dá oportunidade de arrependimento. Isto Ele faz porque nos tem amor.

Porem, se continuarmos a pecar voluntariamente, o castigo que Ananias e Safira sofreram,  virá a todos os que não se arrependerem e mudarem de vida

Que possamos corresponder este amor, mudando a nossa vida em tudo aquilo que for preciso.

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque