Seguidores

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

CASAMENTO EM CANÁ DA GALILÉIA

 

CASAMENTO EM CANÁ DA GALILÉIA

Pr. Manoel Barbosa da Silva


                                                João 2: 1-12

Faltava poucos dias para o casamento e muitas coisas ainda estava para fazer, entre elas, a compra do vinho e terminar a distribuição dos convites

Tratava-se de uma das famílias mais tradicionais da cidade e por isto capricharam na festa.

Aquela família descendia diretamente da família de Davi, se não fora um golpe de estado, dado por Herodes, com certeza estariam no poder.

“Os nubentes eram parentes de José e Maria. Cristo sabia desta reunião familiar e que muitas pessoas influentes estariam presentes, de modo que em companhia de Seus discípulos, dirigiu-Se para Caná”. Minha Consagração hoje  186

Uma coisa preocupava aquela família. Não conseguiram o vinho na qualidade e quantidade desejada

Quanto aos convites, convidaram muitos.

Sacerdotes, administradores, comerciantes, enfim, a elite da cidade.

Uma família foi lembrada com distinção. A família do carpinteiro de Nazaré. O motivo, era que além de serem parentes, era daquelas pessoas que não podem se pode deixar de convidar, por serem úteis em qualquer situação.

Como o carpinteiro havia se tornado pregador itinerante, dois convites foi enviado, Uma para ele e seus discípulos e outro para sua mãe.

Finalmente chegou o dia da festa. Foi a festa do ano. Parecia até que toda a cidade compareceu. Muita gente além dos convidados. 

Para desespero da família o vinho acabou.

Para uma família nobre, faltar vinho na festa era motivo de vergonha.

Empregados da família foram enviados aos mercadores da região à procura de vinho, porém, ninguém tinha vinho para naquela ocasião. Um vexame. Estavam sem saber o que fazer. Maria, mão de Jesus, vendo o drama da família, chamou a Jesus e lhe expôs o problema. “Eles não tem mais vinho”, disse ela. “Que temos nós com isto?” foi a resposta de dele. Era como se quisesse dizer. É problema deles, se faltou vinho, faltou previsão, ou mesmo organização.

Jesus falou isto, não era se recusando a colaborar, mas para ensinar lição a todos, em todos os tempos, que em tudo na vida, devemos ser previdentes e organizados.

Maria sabendo que o filho nunca deixa ninguém na mão chamou os garçons e ordenou: “Fazei tudo quando eles vos mandar”.

Ao perceber que os garçons estavam às suas ordens, Jesus ordenou: “enchei de água as talhas”. Cheias que foram, ordenou mais. “Levai ao mestre sala”.  Quando o mestre sala o recebeu, já não era mais água, e sim, vinho da melhor qualidade. O melhor vinho que alguém já tenha provado na vida.

Esta história ficou registrada para nos ensinar lições preciosas para vida, principalmente para a vida a dois, já que foi um milagre acontecido em um casamento.

Lições 

1. Foi o próprio Cristo quem ordenou o casamento

“Aquele que deu Eva a Adão por companheira operou Seu primeiro milagre numa festa de casamento. Na sala festiva em que amigos e parentes se alegravam juntos, Cristo começou Seu ministério público. Sancionou assim o casamento, reconhecendo-o como instituição por Ele mesmo estabelecida. Ordenou que homens e mulheres se unissem em santo matrimônio, para constituir famílias cujos membros, coroados de honra, fossem reconhecidos como membros da família celestial.” A Ciência do Bom Viver, pág. 356.

2. Jesus Deseja que os Casamentos Sejam Felizes

“O amor divino que procede de Cristo nunca destrói o amor humano, mas o inclui. Por ele é o amor humano refinado e apurado, elevado e enobrecido. O amor humano jamais produz seus preciosos  frutos até que esteja unido com a natureza divina e treinado para crescer rumo ao Céu. Jesus deseja ver casamentos e lares felizes”. Bible Echo, 4 de setembro de 1899.

3. A família da terra representa a família do céu

“A graça de Cristo, e somente ela, pode tornar esta instituição o que Deus deseja que fosse: um instrumento de bênção e elevação da humanidade. E assim as famílias da Terra, em sua união, paz e amor possam representar a família do Céu”. Review and Herald, 10 de dezembro de 1908.

Deveres dos cônjuges

1. Convidem a Jesus para o vosso lar

Que a presença de Cristo não seja apenas aqui na cerimônia, mas em todos os dias de vossa vida e em todos os momentos de vosso lar.

O lar só é feliz quando Cristo é o elo, a união entre marido e mulher, quando Ele é o convidado principal.

Portanto, convidem Jesus para todos os momentos de vossa vida.

Ao fazerem o culto doméstico, matutino e vespertino, peça para Jesus conduzir vossos negócios, para que ajude-os a conquistar vossos sonhos, para que guie vossos filhos, para que lhes dê saúde, se  Jesus for o convidado diário de vossa casa, todos os vossos problemas serão resolvidos

2. Conte vossos problemas para Jesus

Vocês descobrirão que na vida a dois, muita coisa acaba.

Uma delas é o dinheiro. (pelo menos, comigo, parece que dinheiro não gosta de mim) também acaba a saúde, às vezes o emprego, a paz, a alegria, a compreensão, e também o amor.

Quando acabar uma dessas coisas, contem para Jesus, ou seja, orem. A oração tem muito poder.

E Jesus que é especialista em resolver problemas, fará as coisas se transformarem.

· O desemprego vira emprego melhor que o anterior

· A doença vira saúde de ferro

· O ódio se transforma em amor

· A indiferença se torna em cuidado e carinho

· E a tristeza vira alegria.

Contar para Jesus, eis o segredo para vossa felicidade. Muita oração, muito poder.

3. Fazei tudo quanto Ele vos disser

Não basta só orar, devem também obedecer.

Maria contou o problema para Jesus, e Jesus mandou os garçons encher as talhas. Se os garçons não tivessem obedecido, as talhas continuariam vazias e o milagre não teria acontecido.

Oração sem obediência, não tem valor nenhum.

4. Respeitem a liberdade um do outro

Assim como Jesus não força ninguém a segui-lo, devemos também deixar as pessoas livres para tomar decisões, principalmente, no seio da família. Não há felicidade no lar quando um impõe sua vontade ao outro

Marido ditador ou mulher ditadora, inferniza a vida família e leva o lar à falência.

Ouçam esse conselho inspirado de Ellen White:

“Meu irmão, o tempo, a força e a felicidade de tua esposa acham-se agora ligados aos teus”. Tua influência sobre ela pode ser um cheiro de vida para vida, ou de morte para morte.

Sê muito cuidadoso para lhe não estragar a vida”.

Minha irmã, vais agora aprender tuas primeiras lições práticas no tocante às responsabilidades da vida conjugal. Exerce cuidado para aprender fielmente essas lições, dia a dia. ... Guarda-te constantemente de ceder ao egoísmo.

Em vossa vida vitalícia, vossas afeições deverão ser tributárias à felicidade mútua. Cada um deve promover a felicidade do outro. Esta é a vontade de Deus a vosso respeito. Mas, ao mesmo tempo que vos deveis unir em um só ser, nenhum de vós deverá perder na do outro, sua própria individualidade. Deus é o dono de vossa individualidade. A Ele deveis perguntar: Que é direito? que é errado? Como poderei eu melhor cumprir o propósito de minha criação?”  Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 95.

O escritor Khalil Gibran, referindo-se ao casamento, fez essa poesia.

"Vós nascestes juntos, e juntos permanecereis para todo o sempre.

Juntos estareis, quando as brancas asas da morte dissiparem vossos dias.

Sim, juntos estareis até na memória silenciosa de Deus.

Mas que haja espaços na vossa junção

E que os ventos do céu dancem entre vós

Amai-vos um ao outro, mas não façais do amor um grilhão.

Que haja, antes, um mar ondulante, entre as praias de vossa alma.

Enchei a taça um do outro, mas não bebais na mesma taça.

Daí vosso pão um ao outro, mas não comais do mesmo pedaço.

Cantai e dançai juntos, e sedes alegres, mas deixai cada um de vós, estar sozinho

Assim como as cordas da lira são separadas, e, no entanto, vibram na mesma harmonia.

E as colunas do templo, erguem-se  separadamente.

E o carvalho e o cipreste, não cressem a sombra um do outro".

Queridos noivos

Vocês precisam crescer.

Crescer no matrimônio,

Crescer no amor,

Crescer no conhecimento de Jesus

Para que isto aconteça,

- Convidem Jesus

- Contem para Jesus

- Façam tudo o que Jesus mandar

- Respeitem a liberdade um do outro

Que Deus vos abençoe 

 

 

 

Um comentário:

Unknown disse...


BEM DIZ O DITADO *QUE A UNIÃO FAZ A FORÇA* MAS VEMOS AÍ QUE , QUE LADO A LADO UM TRANSMITINDO ENERGIA POSITIVA AO OUTRO , OS DOIS SE TORNAM FORTES E CARREGADOS NA FÉ EM JEOVÁ , TUDO FICA TRANQÜILO . AMÉM!!!

Postagens de Destaque