Deus chama os verdadeiros adoradores e o evangelismo deve atraí-los a Ele.

Texto Chave:

Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! 1 Coríntios 9:16

Introdução: O evangelismo é a missão da igreja

“Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário. Aquele que bebe da água viva, faz-se fonte de vida” (O Desejado de Todas as Nações, p. 195).

Todos nós nascemos no reino de Deus como missionário. Assim que recebemos o batismo, recebemos também a missão de levar o evangelho de Cristo para outras pessoas e fazer com que elas também possam ter o privilégio de receber a salvação de Cristo.

Neste esboço de sermão iremos analisar os principais métodos de evangelismo utilizados na Bíblia e avaliar quais deles poderão ser utilizados nos dias atuais.

  1. Evangelismo Individual: A mulher na borda do poço

A história da mulher Samaritana nos ensina um dos principais métodos evangelísticos: O evangelismo pessoal. Embora tenhamos nos acostumado a pensar que o evangelismo deve ser sempre um trabalho institucional, a Bíblia nos ensina através do próprio Senhor Jesus Cristo que o evangelismo deve sim, ser um trabalho pessoal, sempre que possível.

Jesus se aproximou daquela mulher para lhe ensinar sobre Ele mesmo. Assim que ela expressou a sua crença na vinda de um Messias prometido a Abraão, Jesus se apresentou como sendo o cumprimento daquela promessa.

Para isso, ele despertou a curiosidade da mulher fazendo uma alegoria entre a água que ela coletava do poço e a vida eterna, que jesus chamou de água da vida.

O método de evangelismo pessoal é extremamente útil na nossa vida diária e deve ser pensado sempre em qualquer lugar que formos. Devemos moldar o nosso testemunho, nossas palavras e a nossa forma de abordar as pessoas sempre pensando na melhor maneira de fazê-las se interessar pelas verdades preciosas do evangelho.

Muitas dessas pessoas gostariam de ter uma melhor compreensão da palavra de Deus e assim como fez Jesus no caso da mulher do poço, ou de Filipe, podemos nos apresentar para esclarecer suas dúvidas e levá-las ao batismo como aconteceu com o eunuco ministro do reino africano. Veja aqui o Sermão sobre Filipe e o Eunuco.

2. Evangelismo em duplas

Em Lucas, capítulo 10, Jesus enviou 70 discípulos formados em duplas. Neste método Jesus nos ensinou sobre a urgência e a necessidade de que toda a igreja esteja envolvida no evangelismo.

Este método evangelístico preza pelo alcance territorial e também mostra a necessidade de organização e envolvimento de cada membro da igreja no projeto evangelístico. Com a ascensão dos grandes meios de comunicação é possível que este método tenha perdido um pouco a sua utilidade, no sentido de angariar pessoas para estudar a bíblia. Mesmo assim, ele ainda deve ser utilizado, principalmente em casos que a igreja precise alcançar um bairro ou uma localidade. As duplas missionárias também são úteis para visitas a pessoas que em algum momento tiveram contatos com o evangelho e que ainda possuem dúvidas ou que precisem ter o interesse despertado para o estudo da Bíblia, pois este é o melhor método para se ministrar estudos bíblicos. Assim como naquele tempo, onde os discípulos voltaram felizes com os resultados, hoje também teremos frutos incríveis, porque a ordem e o método partiu do próprio Jesus. Em teu nome, disseram eles, até os demonios se nos sujeitam.

Jesus lembrou aos discípulos que a maior alegria deles deveriam ser a certeza de terem seus nomes escritos nos livros dos céus. O Espírito Santo atua no meio de duplas missionárias e as pessoas que trabalham neste ministério recebem uma revelação especial dado pelo próprio Deus para o seu próprio ministério e para o crescimento espiritual de cada um, ajudando a viver plenamente uma vida de salvo.

3. Evangelismo público: pregação e ensino da palavra.

O evangelismo público é uma poderosa ferramenta da pregação e do ensino da palavra. O melhor exemplo do sucesso de evangelismo público, é-nos relatado nos primeiros dias dos os apóstolos quando estes começaram seu trabalho de evangelização. Lucas nos informa no capítulo 1:15 de Atos dos apóstolos que entre os que oravam permanentemente aguardando a unção do espírito Santo era em torno de 120 pessoas.

Logo após a primeira pregação de Pedro é dito que “foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.” Atos 2:41(grifo meu)

O resultado impressionante dessa pregação só foi possível porque os apóstolos estavam na presença de Deus e também pregavam para pessoas religiosas assim como eles. Importante observar que em vários lugares existem pessoas estudando a Bíblia sem ter a verdadeira compreensão do que ali está escrito, e cabe ao evangelista esclarecer essas pessoas.

Devemos utilizar o método de evangelismo público para trazê-las até o templo ou algum local previamente organizado e ali abrir a Bíblia, mostrando-lhes as belezas da palavra de Deus e a maravilhosa esperança do dia da volta de Jesus. Podemos utilizar diversos meios incluindo as redes sociais, com a criação de páginas e canais para transmissões ao vivo do nossos programas evangelísticos.

No caso dos apóstolos, o trabalho acontecia de forma tão organizada que pouco tempo depois nos é dito que apesar das perseguições “muitos do que os que ouviram a palavra creram e chegou o número desses homens há quase cinco mil.” Atos 4:4(Grifo acrescentado)

Pouco tempo depois, já no versículo 32 Lucas diz que era uma “multidão dos que criam” como resultado do trabalho abrangente e convencedor daquele seguidores de Jesus.

Desafios enormes para igreja de Deus

Em um mundo secularizado, nossos desafios são tão grandes quanto os desses primeiros cirstãos. Porém, o mesmo espírito que os impeliu a pregar naquele tempo, continua ativo na igreja e disponível para aqueles que o buscam em oração e desejo de fazer a diferença.

A importância da igreja e seus departamentos

Cada departamento da igreja tem um papel fundamental na pregação do evangelho. A igreja não possui um fim em si mesma. Não é um clube social fechado aos seus membros. A igreja é uma agência ganhadora de pessoas para cristo.

O papel da igreja é alimentar o rebanho e prepará-lo para angariar novos membros. O culto divino é uma solenidade que deve impressionar o membro e o visitante a se sentir convidado à adoração. Da escolha da decoração à música que é tocada na nave da igreja, tudo deve estar preparado para aproximar a pessoa do desejo de se consagrar a Deus. Até as vestimentas dos membros deve causar essa impressão, pois a igreja é um local de adoração e deve manter sempre essa característica solene.

Apelo

Somos convidados e colocar todo nosso empenho e conhecimento a serviço da causa do evangelho. Não devemos ceder à tentação de transformar a igreja em um palco de comédia e nossos pregadores em animadores de auditório. Igreja cheia não significa igreja convertida. Os apóstolos enfrentaram terrível oposição porque se negaram a servir ao homens, optando por seguir àquilo que estava revelado pelo espírito Santo. Que assim seja em nosso meio.


Fonte - Do site . BEM CRISTÃO