Seguidores

sexta-feira, 15 de abril de 2022

TRIÂNGULO DA MORDOMIA CRISTÃ

TRIÂNGULO DA MORDOMIA CRISTÃ

Pr. José Coelho de Melo


I - Introdução

 

         Deus tem uma verdade para todos os tempos, a qual, se for obedecida, fará sua obra de salvação.

1.  No tempo do dilúvio o anúncio era: Depois de 120 anos - destruição.

2.  Nos dias de Sodoma, o prazo foi mais curto, no dia seguinte após a chegada dos anjos as cidades foram destruídas.

3.  Em Nínive, o mensageiro Jonas, anunciava, depois de 40 dias a cidade será destruída, os ninivitas creram em Deus.

4.  Na época do primeiro advento de Cristo, João Batista foi o instrumento apontado por Deus para pregar o arrependimento e entrega do coração a Cristo.

5.  Em nossos dias, quando a segunda vinda se aproxima, a mensagem é dupla, uma para a igreja outra para o mundo.  Está em Apocalipse 14:6-12.

II - Ao mundo

a) Temei a Deus e dai-lhe glória...

b) Caiu, caiu Babilônia...

c) Se alguém adora a besta e a sua imagem...

III - À igreja

         Reavivamento e Reforma: “Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo deve ser a nossa primeira preocupação.” E.G. White, Mens. Esc., Vol. 1.,  pág. 121.

         “Precisa haver um reavivamento e uma reforma, sob a ministração do Espírito Santo” - E.G. White, Mens. Esc., Vol. l, pág.128.

         Deve haver uma consagração total - “0 vosso tempo, vossos talentos e recursos devem fluir para o mundo, para salvar aos que estão perdidos” - E.G. White, Tes. Sel., Vol. 5. pág. 165.

         “Cada hora, cada minuto é precioso.  Não temos tempo para gastar com a satisfação dos nossos próprios desejos.  Ao nosso redor há almas que perecem em pecado.  Cada dia há alguma coisa para fazer por nosso Senhor e Mestre.  Cada dia devemos apontar às almas o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” - E.G. White, Tes. Sel., Vol. 3. pág. 310.

         No plano da Mordomia Cristã, vemos que Deus deu algo para cada um fazer.  Deu-nos talentos e habilidades para usarmos em Sua obra.

IV - Talentos

a) Naturais

b) Sobrenaturais (Dom de Profecia, Santidade).

c) Adquiridos

         São Talentos - O intelecto, os afetos, consciência, prosperidade, fala, influência...

         Fala - Marcos 5: 1-20.  Gadareno enviado a Decápolis para usar esse dom.

Samaritana - João 4: 28 e 29.  Vinde e vede um homem, porventura não é este o Cristo?

         A recompensa final distinguirá o mordomo fiei do infiel - Parábola dos Talentos.  Mateus 25: 14-28 (cinco, dois, um). “Lançai o servo inútil nas trevas exteriores, ali haverá pranto e ranger de dentes.” Mateus 25:30 “Muito bem, servo fiel - entra no gozo do Teu Senhor” Mateus 25:23.

V - Corpo

         São João, na terceira epístola, verso 2, dirigindo-se ao presbítero Gaio, escreveu: “Amado, acima de tudo faço votos por tua prosperidade e saúde.”

         Este é o propósito de Deus para seus filhos, saúde e prosperidade nos caminhos da vida, principalmente o espiritual.

         No tocante à boa saúde, a questão vital para nós adventistas não é só do ponto de vista físico, mas devido a conexão que há entre o corpo e a mente. Uma vida cristã adventista bem sucedida está na dependência do programa que se tenha, pessoalmente com respeito à saúde e a vida espiritual.  A harmonia entre ambos, boa saúde e boa conduta espiritual, prepara-nos para enfrentar as tentações da vida moderna e ir somando condições de preparo para a eternidade, para a Pátria Celestial.

         a) I Cor. 3:16 e II Cor. 6:16 - Encontramo-nos com um dos mais impressionantes propósitos de Deus, que é o de tornar o corpo humano templo do Seu Espírito. Esta promessa só será finalizada mediante condições, pois está condicionada a uma consciente preparação espiritual e perfeita obediência às diretrizes traçadas por Deus na Sua Palavra e no Espírito de Profecia.

         b) São João 16: 7 e 8 - Deus prometeu que Seu Espírito proveria a conversão. Esta dotação todo Converso recebe, pois do contrário não aceitaria a salvação através de Jesus. Esta é uma dotação inicial, o chamado para sair do pecado, do mundo e suas vilezas. É a fase esclarecedora que leva ao novo nascimento.

         c) Depois disto e do batismo, é que se inicia a fase responsável como Templo do Espírito Santo.  Desde então sabe-se distinguir entre o certo e o errado, entre o bem e o mal, perante Deus e a Sua Lei.  Começa-se a caminhada após Cristo, andando como Ele andou. Passa-se a ser: “Luz” do mundo; “Sal” da terra; “Testemunhas” da verdade; e um “Cheiro de Vida para Vida”.

         d) Hebreus 3: 14 e 6:11 - O Apóstolo alerta-nos dos privilégios da fé, da vida eterna, mas só alcançarão os que permanecerem até o fim. De nada vale ser “mais ou menos” cristão.  A ordem é: “Retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor, não toqueis em coisas impuras; e Eu vos receberei” - II Cor. 6:17.

         e) Col.1:22 e 23 - Santos - inculpáveis irrepreensíveis - Características do Espírito Santo.  Cada um de nós precisa permitir o término deste trabalho na vida. Em I Tes. 5:23 notamos que nenhuma parte do ser humano é excluída da influência santificadora do Espírito Santo. Todo o corpo envolvido.

         f) I Cor. 3:17 - O menosprezo aos propósitos de Deus leva à destruição. I Cor. 10:31 - O grande objetivo do cristão, em tudo glorificar a Deus.

         A verdade lançada por terra, sua restauração e recomposição de 1844 para cá.  Deus, através de sua serva, enviou mensagens de saúde.  Temos sustentado por mais de cem anos os princípios de saúde, e pesa sobre nós além de vivermos o que sabemos, ensinar a temperança no comer e beber e a rejeição do impuro usado pelo mundo geral...

         Os princípios de saúde devem ser observados, sem fanatismo, sem jactância, sem orgulho, mas com humildade e desejo de alcançar seus propósitos.

VI - Tempo

         Não podemos ser todos iguais, ter as mesmas habilidades, todavia, há um dom sagrado que Deus deu em igual medida a todos.

         Eclesiastes 3:1 - “Tudo tens o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”

         Napoleão Bonaparte: “Posso perder batalhas, mas ninguém me verá jamais perder minutos, nem por presunção nem por preguiça.”

         “Ontem é um cheque cancelado. Amanhã é uma nota promissória. Hoje é o único dinheiro que você tem.”

         “Tempo passado” - não existe mais - não pode se recuperar.

         “Tempo futuro” - não existe - pode não chegar.

         “Tempo presente” - tu tens - utilize-o ao máximo.

         “De nenhum talento que nos concedeu, requererá Ele mais estrita conta do que de nosso tempo” E.G. White,  Parábolas de Jesus, pág. 342.

         Com muita facilidade se esbanja o tempo:

v  Satanás usou-o para planificar sua rebelião.

v  Eva apartou-se de Adão para trazer o pecado e a mote.

v  Origem dos grandes crimes e atos imorais.

         Efésios 5:16: - “Remido o tempo; porquanto os dias são maus.”

         No contexto do tempo encontramos o “tempo santo” vinte e quatro horas que não foram destinadas para uso do homem, “Meu Santo Dia.” - Êx. 20:10. É o sábado do Senhor Teu Deus. lsaías 58:13 - (Desviar os pés de profanar o sábado, não usá-lo para coisas seculares.)

         Vivendo sempre para interceder por nós.  Heb. 7:25.

         Amigos, numa questão onde está em jogo o destino eterno, seria prudente buscar qualquer advogado para defender nossa causa?

         Num caso assim, sem dúvida, procuraríamos o melhor advogado.

         a) Para enfrentar o tribunal divino devemos buscar o único advogado capaz de defender-nos idoneamente na presença de Deus: Jesus Cristo, é isso que nos aconselha o apóstolo João.  (I João 2:l)

         b) Tem mais. Ao fazer-Se carne em Jesus Cristo, Deus uniu para sempre o divino/humano que haviam sido separados pelo pecado.

         c) Em Cristo, o divino e o humano estão tão unidos que formam uma única pessoa.

VII - Conclusão

         Pode ser que ao nosso redor tudo seja sofrimento, miséria, pecaminosidade.

         O rumo da vitória é para frente e para cima.  Olha amigo nesta direção, e crê no Senhor Jesus.

         Jesus tem chegado até nós e está chamando-nos, convidando-nos, pois Ele quer estar conosco.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque