Seguidores

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Cerimonias da Igreja - O batismo nas águas - Parte 2



Série: O batismo nas águas - Parte 2


1. Quem pode ser batizado nas águas?


A. Aqueles que creram em Jesus como seu Salvador e Senhor. 
a. Você deve ter pessoalmente aceitado a Jesus como seu Salvador e Senhor, não apenas como o seu operador de milagres, provedor, etc. João 11:27 "Respondeu-lhe Marta: Sim, Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo" Romanos 10:9"Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo". Atos 16:31 "Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa" 

B. Aqueles que se arrependeram.
a. Está arrependido de sua vida passada de independência de Deus e de imoralidade, e assumir a responsabilidade de afastar-se de tal comportamento. Atos 2:38 "Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo" Marcos 6:12 "Então saíram e pregaram que todos se arrependessem".

C. Aqueles que venceram a escravidão em suas vidas. 
a. Você deve saber que a escravidão do diabo e o poder de controlar os hábitos da vida foram quebrados. Um verdadeiro esforço deve ser feito para solucionar a vida e relacionamentos. Por exemplo, abordando questões como relacionamentos familiares distante, vivendo juntos, mas não casados, práticas impuras, tais como embriaguez, jogos de azar, entrar em dívidas e outras questões que não glorificam a Deus. Efésios 4:22-24 "a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; a vos renovar no espírito da vossa mente; e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade" 

D. Aqueles que vivem uma vida vitoriosa 
a. Você deve saber como viver uma vida entregue a Deus: 
i. Considerando a si mesmo como morto para o pecado e vivo para Deus, 
ii. Recusando-se a entregar seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade; 
iii. Rendendo-se a Deus como instrumentos de justiça. Leia Romanos 6:1-23; 12:1-3

2. Por que se deve batizar nas águas?

A. O Senhor ordenou fazê-lo. Mateus 28:19 "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" 

B. Para seguir o exemplo do nosso mestre. Mateus 3:13-17 "Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele; e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. 

C. Ele fortalece a sua fé, trazendo o seu discipulado secreto e liberta-o para seguir a Jesus completamente. João 19:38 "Depois disto, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, embora oculto por medo dos judeus, rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus; e Pilatos lho permitiu. Então foi e o tirou" Romanos 1:16"Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego" 

D. Você exteriormente expressa a mudança que ocorreu dentro de você e, assim, tornar-se um testemunho público. Romanos 6:4 "Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida"

E. Você se identifica como uma parte integrante da família de Deus e da comunhão dos crentes. I Coríntios 12:13"Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito"

3. Testemunhos pessoais

Deve ser dado um tempo para todos os alunos compartilhar a sua experiência de salvação na classe durante esta sessão e na próxima. 
[O professor vai ajudar os aluno a reforçar a sua aceitação do Senhor Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor pessoal]

Pr. Aldenir Araújo

http://www.opregadorfiel.com.br/

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque