Seguidores

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Serviço Cristão -- Capítulo 24 — Requisitos para o serviço cristão eficiente

Capítulo 24 — Requisitos para o serviço cristão eficiente


Resultado de imagem para imagens de serviço cristão de exito

 Eficiência 
Descuido e ineficiência não são piedade. Quando reconhecermos que estamos trabalhando para Deus, teremos uma intuição mais elevada da santidade do serviço espiritual, do que jamais tivemos. Essa intuição introduzirá vida e vigilância e perseverante energia no desempenho de cada dever. — Testimonies for the Church 9:150. 
O tempo demanda maior eficiência e mais profunda consagra- ção. Oh! estou tão preocupada com esse assunto que clamo a Deus: “Suscita e envia mensageiros possuídos do sentimento de responsabilidade, mensageiros em cujo coração tenha sido crucificada a idolatria do próprio eu, que jaz no fundamento de todo pecado.” — Testemunhos Seletos 3:295, 296. 
A obra comissionada aos discípulos iria requerer grande efici- ência, porque a onda do mal corria profunda e forte contra eles. — Atos dos Apóstolos, 31. 

Resultado de imagem para imagens de serviço cristão eficiente

O cultivo da palavra 
A cultura e uso convenientes do dom da palavra relacionam-se com todos os ramos da obra cristã. [...] Devemos acostumar-nos a falar em tom agradável, usar linguagem pura e correta, e palavras amáveis e corteses. — Parábolas de Jesus, 336. 
Todo pregador e todo instrutor deve lembrar que está dando ao povo uma mensagem que encerra interesses eternos. A verdade anunciada julgá-lo-á no dia do grande ajuste final. E para algumas almas a maneira de alguém apresentar a mensagem determinará sua aceitação ou rejeição. Seja pois falada a verdade de modo que apele ao entendimento e impressione o coração. Seja ela pronunciada compassada, distinta e solenemente, mas com toda a sinceridade que sua importância requer. — Parábolas de Jesus, 336.
Ao buscardes atrair outros para o círculo de Seu amor, que a pureza de vossa linguagem, o desinteresse de vosso serviço e o 206 Requisitos para o serviço cristão eficiente 207 contentamento de vossa conduta sejam um testemunho ao poder de Sua graça. — A Ciência do Bom Viver, 156. 
Cada cristão é chamado para anunciar a outros as inescrutáveis riquezas de Cristo; por isso deve procurar perfeição no falar. Deve apresentar a Palavra de Deus de maneira tal que a recomende ao auditório. Deus não pretende que Seus porta-vozes sejam incultos. Não é Sua vontade que o homem diminua ou avilte o manancial celeste que por ele flui para o mundo. — Parábolas de Jesus, 336. Serão exercitados na paciência, na bondade, afabilidade e espírito de serviço. Exercitarão a verdadeira cortesia cristã, tendo presente que Cristo, seu companheiro, não pode aprovar palavras e sentimentos ásperos, desagradáveis. Suas palavras serão purificadas. A faculdade de falar será considerada um talento precioso, a eles emprestado para a realização de uma obra elevada e santa. — Obreiros Evangélicos, 97. 

Resultado de imagem para imagens de serviço cristão de exito

O cultivo da mente 
Cultura mental é o que, como povo, precisamos, e temos de ter para satisfazer as exigências do tempo. — Obreiros Evangélicos, 280. Importa que não entremos na obra do Senhor a esmo, e esperemos sucesso. O Senhor necessita de homens de entendimento, homens que pensem. Jesus chama coobreiros, não desatinados. Deus quer homens de reto pensar e inteligentes para fazer a grande obra necessária para a salvação de almas. — Testemunhos Seletos 1:453. 
Alguns necessitam disciplinar a mente mediante o exercício. Devem forçá-la a pensar. Enquanto dependem de outros para pensarem por eles, para resolverem suas dificuldades, e se recusam a forçar a mente a pensar, continuará sua incapacidade de lembrar, de olhar em frente e discernir. Todo indivíduo tem de fazer esforços para educar sua mente. — Testimonies for the Church 2:188. 
Deus não quer que nos satisfaçamos com mente preguiçosa, indisciplinada, pensamentos superficiais e memória fraca. — Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, 506. 
Os homens de Deus precisam ser diligentes no estudo, esforçados na aquisição de conhecimentos, nunca desperdiçando uma hora. Mediante esforços perseverantes, podem atingir quase qualquer grau de eminência como cristãos, como homens de poder e influência. — Obreiros Evangélicos, 278.  
Contanto que se aproveitem os momentos. [...] O tempo gasto em viagens; [...] os minutos de espera pelas refeições, de espera pelos que são impontuais — se se tivesse um livro à mão, e estes retalhos de tempo fossem empregados estudando, lendo ou meditando, que não poderia ser conseguido! — Parábolas de Jesus, 343, 344. 
O propósito resoluto, a aplicação persistente e cautelosa economia de tempo, habilitarão os homens para adquirirem conhecimento e disciplina mental que os qualificarão para quase qualquer posição de influência e utilidade. — Parábolas de Jesus, 344. 
Os homens que ocupam posições de responsabilidade devem melhorar continuamente. Cumpre não se ancorarem numa antiga experiência, e achar que não precisam tornar-se obreiros capazes. O homem, embora a mais importante criatura de Deus ao vir ao mundo, e de natureza mais perversa, é não obstante capaz de constante progresso. Pode ser esclarecido pela ciência, enobrecido pela virtude, e progredir em dignidade mental e moral até que chegue à perfeição da inteligência e a uma pureza de caráter apenas um pouco inferiores às dos anjos. — Testemunhos Seletos 1:479. Os que querem ser coobreiros de Deus devem esforçar-se para aperfeiçoar cada órgão do corpo e qualidade da mente. Verdadeira educação é o preparo das faculdades físicas, mentais e morais para a execução de todo dever; é o adestramento do corpo, mente e alma para o serviço divino. Essa é a educação que perdurará para a vida eterna. — Parábolas de Jesus, 330. 
Os mecânicos, advogados, comerciantes, homens de toda espécie de profissões e negócios preparam-se a fim de se assenhorearem de seu trabalho. Deveriam os seguidores de Cristo ser menos inteligentes e, enquanto professem empenhar-se em Seu serviço ser ignorantes dos meios e modos a serem empregados? O empreendimento de alcançar a vida eterna está acima de qualquer consideração terrena. Para conduzir almas a Jesus é preciso ter-se certo conhecimento da natureza humana e estudar a mente dos homens. Importa dedicarmos muita reflexão e oração fervente a fim de saber a melhor maneira de aproximar-nos de homens e mulheres no que respeita ao grande tema da verdade. — Testemunhos Seletos 1:453. 

Dignidade e cortesia cristãs 
A falta de verdadeira dignidade e refinamento cristãos nas fileiras dos observadores do sábado, depõe contra nós como um povo, tornando sem sabor a verdade que pro
A obra de educar o espírito e as maneiras pode ser levada à perfeição. Se os que professam a verdade não aproveitam agora seus privilégios e oportunidades para crescer até à plena estatura de homens e mulheres em Cristo Jesus, não farão honra à causa da verdade, nem honra a Cristo. — Mensagens aos Jovens, 422. Certificai-vos de manter a dignidade da obra mediante uma vida bem ordenada e uma piedosa conversação. Não temais nunca erguer demasiado alto a norma. [...] Toda rudeza e aspereza têm de ser afastadas de nós. A cortesia, a boa educação, a polidez cristã, têm de ser cultivadas. Evitai cuidadosamente ser abruptos e ásperos. Não considereis tais peculiaridades como virtudes; pois Deus não as olha como tal. Esforçai-vos por não ofender ninguém desnecessariamente. — The Review and Herald, 25 de Novembro de 1890. 
Há a maior necessidade de que os homens e as mulheres que têm conhecimento da vontade de Deus aprendam a se tornar obreiros bem-sucedidos em Sua causa. Devem ser pessoas polidas, de entendimento, não com o verniz exterior e o afetado sorriso dos mundanos, mas com aquele refinamento e genuína cortesia que agradam ao Céu, e que todo cristão possuirá se for participante da natureza divina. — Mensagens aos Jovens, 422. 
Possuímos a maior verdade e esperança jamais concedidas ao mundo, assim como a maior fé; e precisamos apresentá-las perante ele em seu exaltado caráter. Não precisamos assumir uma atitude como se passássemos pelo mundo a pedir-lhe perdão pelo fato de ousarmos acreditar nesta preciosa e sagrada verdade; mas cumpre-nos andar em humildade perante Deus, conduzir-nos como se fôssemos filhos do altíssimo Deus e, embora frágeis instrumentos, como quem trata de assuntos importantíssimos e interessantes, mais elevados e  excelsos que qualquer tema temporal e mundano. — The Review and Herald, 26 de Julho de 1887. 
O que labuta por almas, necessita de consagração, integridade, inteligência, operosidade, energia e tato. Possuindo esses requisitos, homem algum pode ser inferior; ao contrário, possuirá dominadora influência para o bem. — Obreiros Evangélicos, 111. 
Devem estar na obra homens que estejam dispostos a ser ensinados quanto à melhor maneira de se aproximarem de indivíduos e famílias. Seu vestuário deve ser correto, mas não ostentoso, e suas maneiras, tais que não desagradem ao povo. Existe entre nós, como um povo, grande necessidade da verdadeira polidez. Ela deve ser cultivada por todos os que lançam mão da obra missionária. — O Colportor Evangelista, 64, 65. 

Sinceridade 
Não deve haver pretensão na vida dos que têm mensagens tão sagradas e solenes como as que fomos chamados a proclamar. O mundo está observando os adventistas do sétimo dia porque sabe alguma coisa da sua profissão de fé e da elevada norma que adotam; e quando vê os que não vivem à altura de sua profissão, aponta-os com escárnio. — Testemunhos Seletos 3:292. 
Os homens podem ter excelentes dons, boas aptidões, qualidades esplêndidas; um defeito, porém, um pecado secreto nutrido, demonstrar-se-á para o caráter o que a prancha carcomida pelo verme é para o navio — completo desastre e ruína! — Testemunhos Seletos 1:479. 
Paulo levava consigo a atmosfera do Céu. Todos os que se aproximavam dele experimentavam a influência de sua união com Cristo. O fato de sua própria vida exemplificar a verdade que ele proclamava, dava um poder convincente a suas pregações. Nisto está o poder da verdade. A não estudada, inconsciente influência de uma vida santa é o mais convincente sermão que se pode pregar em favor do cristianismo. O argumento, mesmo quando irrefutável, pode não provocar senão oposição; mas um exemplo piedoso possui um poder a que é impossível resistir inteiramente. — Obreiros Evangélicos, 59. 
O verdadeiro caráter não se molda exteriormente; irradia do interior. Se desejamos dirigir outros na vereda da justiça, os princípios da eqüidade devem ser entronizados na própria alma. Nossa profissão de fé pode proclamar a teoria da religião, mas é a piedade que revela a palavra da verdade. A vida coerente, a santa conversação, a inabalável integridade, o espírito ativo e beneficente, o piedoso exemplo — eis os condutos pelos quais a luz é comunicada ao mundo. — O Desejado de Todas as Nações, 307. As orações, as exortações e palestras são frutos baratos, os quais se acham freqüentemente atados à árvore; mas os frutos que se manifestam em boas obras, no cuidado pelos necessitados, pelos órfãos e as viúvas, são frutos genuínos, e crescem naturalmente numa boa árvore. — Testimonies for the Church 2:24. 

Resultado de imagem para imagens de serviço cristão de exito

Ação empreendedora 
Em geral, Deus não opera milagres para fazer Sua verdade avançar. Se o pai de família negligenciar a cultura do solo, Deus não opera por certo nenhum milagre para impedir os naturais resultados. Ele age em harmonia com grandes princípios que nos são dados a conhecer, e compete-nos amadurecer planos sábios, pondo em operação os meios pelos quais Deus há de produzir resultados certos. Aqueles que não fazem esforços decididos, mas esperam simplesmente que o Espírito Santo os force à ação, perecerão em trevas. Não vos deveis deixar estar tranqüilamente, sem nada fazer na obra de Deus. — The Southern Work, 1 de Dezembro de 1903. Alguns dos que se entregam ao serviço missionário são fracos, sem energia, sem entusiasmo e facilmente desanimados. Falta-lhes estímulo. Não possuem aqueles traços positivos de caráter que dão a força para realizar alguma coisa — o espírito e energia que iluminam o entusiasmo. Aqueles que desejam o sucesso devem ser corajosos e otimistas. Devem cultivar não só as virtudes passivas mas as ativas. — Obreiros Evangélicos, 290. 
O Senhor está carecendo de obreiros que levem avante os triunfos da cruz de Cristo. — The Review and Herald, 6 de Maio de 1890. Não deve a mensagem ser proclamada com timidez, destituída de vida, mas com clareza, positividade, e de maneira a despertar. — Testemunhos Seletos 3:207. 
O que necessitamos para dar a mensagem, não são oradores eloqüentes. A verdade deve ser anunciada em toda a sua incisiva severidade. Necessitam-se homens de ação — homens que trabalhem com fervorosa e incessante energia em prol da purificação da igreja e para advertir o mundo. — Testimonies for the Church 5:187. 
Deus não emprega homens preguiçosos em Sua causa; Ele quer obreiros atenciosos, bondosos, afetivos e diligentes. — Obreiros Evangélicos, 277.

Resolução 
Os que se empenham no serviço de Deus precisam mostrar ânimo e determinação no trabalho de ganhar almas. Lembrem-se de que há os que hão de perecer, a menos que nós, como instrumentos de Deus, trabalhemos com uma determinação que nunca falhe nem esmoreça. 
Ele nos incumbiu da realização de uma grande tarefa. Façamo-la com exatidão e determinação. Mostremos em nossa vida o que a verdade tem feito por nós. — Testemunhos Seletos 3:51. 

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque