Seguidores

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

8 marcas de um cristão espiritualmente saudável


8 marcas de um cristão espiritualmente saudável

por Matthew Holst

Quais são as marcas de um cristão espiritualmente saudável? Em 1 Tessalonicenses 1.6-10, encontramos Paulo dando graças a Deus por cristãos espiritualmente saudáveis. Ele diz aos tessalonicenses – que eram relativamente recém convertidos – um número notável de verdades sobre eles. Eu não acho que haja em nenhum outro lugar do Novo Testamento em que um relatório tão explicitamente positivo seja feito de uma igreja e seus membros. Quais são, então, as essas características espiritualmente saudáveis que Paulo os elogia por terem?
Primeiro, eles se tornaram imitadores dos apóstolos e do Senhor. Ele reforça esse ponto no versículo 2.14. Eles se tornaram como seus mestres, que, por sua vez, estavam imitando o Senhor. Na prática (não apenas na união orgânica com Cristo), os tessalonicenses se tornaram parecidos com Cristo. Isso quer dizer que em pensamento, palavras e ações, sua conduta era a mesma de seu Salvador. Cristãos espiritualmente saudáveis são aqueles que se parecem com o Senhor (Mateus 5.13-16).
Segundo, eles receberam a palavra com alegria, mesmo tendo sido afligidos por isso. Muitos vão à igreja semanalmente, se forçando a permanecer acordados, alertas e sem se distrair. Todos já passamos por isso, sem dúvida. Isso, salvo em casos muito especiais, dificilmente é a imagem de um cristão espiritualmente saudável. Receber a Palavra com alegria – até que ela dê fruto – é uma marca de alguém que está imitando Cristo. Os tessalonicenses receberam a Palavra de Deus com alegria, sabendo que era fonte de vida. Eles o fizeram mesmo sendo perseguidos por isso (veja Atos 17). Cristãos saudáveis se deleitam em receber a Palavra de Deus ao longo de suas vidas.
Terceiro, eles se tornaram exemplo para outros cristãos. Paulo diz “vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia”. Que afirmação maravilhosa! O apóstolo diz que esses novos convertidos tinham se tornado um exemplo regional de piedade, prática e zelo pelo Reino. Em outras palavras, cristãos ao redor do mundo estavam olhando para eles e seguindo seu exemplo, conforme eles mesmos seguiam o exemplo dos apóstolos. Cristãos espiritualmente saudáveis, sem tomar para si a atenção que deve ser de Cristo, se tornam bons exemplos para outros crentes seguirem.
Quarto, eles davam testemunho da Palavra. Deles “repercutiu a palavra do Senhor” em toda a região. Isso é muito, muito importante. Sua reputação regional era baseada não nas programações da igreja ou na reputação de seu pastor famoso, mas na Palavra de Deus “ecoando” a todo o redor deles. Parece que os membros da igreja de Tessalônica não conseguiam conter seu entusiasmo pelo evangelismo. Eles sabiam do dever que tinham de compartilhar a palavra, e assim o faziam. Cristãos saudáveis não apenas debatem todos os pontos das doutrinas do Evangelho, mas também falam aos outros sobre esse Evangelho.
Quinto, sua fé era evidente. Paulo enfatiza que “se divulgou a vossa fé para com Deus”. Eu creio que o apóstolo, ao inserir essa ideia, está falando sobre o fato de que o testemunho deles da Palavra não se dava apenas em palavras, mas também em ações. Sua fé também era conhecida. Como? Presumivelmente pelo fato de que era uma fé real, vibrante e visível, que se manifestava em ação. Cristãos espiritualmente saudáveis são vistos e conhecidos pela sinceridade de sua fé.
Sexto, eles tinham boa reputação por sua fé e fidelidade. Paulo afirma que os apóstolos não precisaram falar sobre os membros da igreja de Tessalônica, porque os crentes da Macedônia e da Acaia já sabiam sobre eles – sobre como eles tinham recebido Paulo em seu meio. Em outras palavras, sua reputação de igreja que se parece com Cristo era conhecida. A igreja ou o cristão não conseguem controlar sempre o que as pessoas pensam deles, mas que testemunho poderoso é ser conhecido por ser parecido com Cristo. Cristãos espiritualmente saudáveis não precisam necessariamente ter boa reputação com todos, mas entre os crentes verdadeiros eles certamente terão.
Resultado de imagem para Imagens de cristão saudavel
Sétimo, eles verdadeira e obviamente se arrependeram de sua vida anterior. Uma das realidades mais tristes desse mundo caído é que veremos o mal se chamado de bem e o bem de mal – mesmo na igreja de Cristo! Os tessalonicenses eram idólatras, presumivelmente envolvidos em toda aquela idolatria daqueles dias; entretanto, eles se converteram (isso é, se arrependeram) de seu pecado, o deixaram para trás e olharam para Deus. De fato, sua conduta foi uma mudança drástica e completa. Eles serviam aos ídolos, se arrependeram e passaram a servir “o Deus vivo e verdadeiro”. Ao contrário do que alguns ensinam hoje nas igrejas, nós não podemos permanecer nos velhos pecados e afirmarmos que Cristo é nosso salvador. Sim, cristãos espiritualmente saudáveis, tendo encontrado as misericórdias de Deus em Cristo, continuamente se arrependem de seus pecados e buscam nova obediência e serviço.
Finalmente, eles viviam em expectativa. Paulo diz que os tessalonicenses aguardavam “do céu o Seu Filho”. Parte de sua alegria como cristãos (e podemos assumir que isso é uma das coisas que levava ao seu zelo evangelístico) era a expectativa pela segunda vinda de Cristo. Eles sabiam que haviam sido salvos da “ira vindoura” e desejavam o mesmo para os outros. Eles aguardavam a vinda de Cristo com ansiedade. Cristãos espiritualmente saudáveis anseiam o retorno de Jesus, e se comportam à luz de sua volta.
Essa lista está longe de ser exaustiva; mas nela, Paulo parece ter um objetivo particular em mente – encorajar os frutos que já eram manifestos nas vidas dos crentes visando aumentar a proclamação do evangelho, em obras e palavras. Se essa descrição não nos representa – seja individualmente ou corporativamente, devemos orar para que Deus assim o faça. Ele prometeu, em Cristo, nos dar a graça – por sua Palavra e pelo poder do Espírito – de termos em nós essas características para o avanço do Reino.
Traduzido por Filipe Schulz | Reforma21.org | Original aqui
Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque