Seguidores

sábado, 12 de junho de 2021

O Esporte de Ciclismo

Ellen White

Sei que publicar o texto abaixo, parecerá para muitos "fieis" adventistas, um exagero, ou mesmo fanatismo. Aliás, fanatismo não, dirão que é perfeccionismo. Agora a palavra da moda é perfeccionismo. Procurar ser perfeito hoje, para muito teólogos é motivo de despreso, "onde ja se viu, cristão desejar ser perfeito? isso é loucura" Dizem 

Dirão ainda, que não tem nada a ver, e que o texto foi escrito para outra época, para outra cultura, ou dirão que Ellen White não foi inspirada quando escreveu o texto, ou dirão então, que o mesmo está fora do contexto. que foi torcido por algum estremista. 

Mas o texto existe. Está no livro, Testemunhos para ministros nas páginas, 84 a 87. O que Ellen White queria dizer ao escrever esse texto?.. Queria ensinar que o ambiente dos esportes, que seja ciclimos, futebol, ou outro esporte qualquer, não tem clima para um cristão professar sua fé, e que o cristão nesse meio, perde sua identidade, e ninguem levárá a sério sua profissão de fé.

O problema não é pedalar uma bicicleta. o que não fica bem para um cristão, é está misturado com pessoas que nada querem saber de Jesus, em meio a hiraridade mundana, onde existe todo tipo de palavras, e ditos mundanos


                           O Esporte de Ciclismo

Voltai para outra cena. Nas ruas da cidade reúne-se um grupo para uma corrida de bicicleta. Nesse grupo estão também os que professam conhecer a Deus e a Jesus Cristo, a quem Ele enviou. Mas daqueles que contemplam a empolgante corrida, quem seria capaz de pensar que os que assim se exibiam eram os seguidores de Cristo? Quem suporia que qualquer pessoa daquele grupo sentia sua necessidade de Cristo? Quem pensaria que eles reconheciam o valor de seu tempo e de suas forças físicas como sendo dons de Deus, que deviam ser preservados para o Seu serviço? Quem pensa no perigo de acidentes, ou em que a morte pode ser o resultado de sua selvagem prossecução? Quem tem orado pela presença de Jesus e a proteção dos anjos ministradores? É Deus honrado por essas realizações? Satanás está disputando o jogo da vida por essas almas, e muito se alegra com o que vê e ouve.


Uma Profanação da Religião

O cristão, uma vez fervoroso, que entra nesses esportes, está na descida. Abandonou a região saturada pela atmosfera vital do Céu, e mergulhou numa atmosfera de névoa e cerração. Pode ser que algum crente humilde seja induzido a se unir a esses esportes. Mas se ele mantiver sua ligação com Cristo não poderá participar de coração dessa cena empolgante. As palavras que ouve não são convenientes, pois não são a linguagem de Canaã. Os locutores não dão evidência de estarem fazendo melodias a Deus em seu coração. Mas há inconfundível evidência de que Deus é esquecido. Ele não está em todos os seus pensamentos. Estas festas de prazer e ajuntamentos para empolgantes esportes compostos dos que professam ser cristãos, são uma profanação da religião e do nome de Deus.


Atuação Enganosa de Satanás

O teor da conversa revela os tesouros do coração. Palestra barata e comum, as palavras lisonjeiras, o gracejo insensato, ditos para provocar risada, são a mercadoria de Satanás, e todos os que transigem com esta conversa, estão negociando suas mercadorias. Fazem-se impressões sobre os que tais coisas ouvem, semelhantes às que se fizeram em Herodes quando a filha de Herodias dançou diante dele. Todo esse relatório é registrado nos livros do Céu; e no último e grande dia aparecerá em sua verdadeira luz perante os culpados. Então todos discernirão nele a atuação sedutora e enganadora do diabo para conduzi-los à estrada larga e à porta ampla que se abrem para sua ruína.


Os Professos Cristãos Como Chamarizes de Satanás

Satanás tem estado a multiplicar as suas ciladas em Battle Creek; e cristãos professos que são superficiais no caráter e na experiência religiosa são pelo tentador usados como chamarizes. Essa classe está sempre pronta para reuniões de prazer ou esporte, e a sua influência atrai os outros. Rapazes e moças que têm procurado ser cristãos bíblicos são persuadidos a se unir ao grupo e são atraídos para o círculo. Não consultam com oração a norma divina para saber o que Cristo disse quanto ao fruto a ser produzido na árvore cristã. Não discernem que estes entretenimentos são realmente o banquete de Satanás, preparados para evitar que as almas aceitem o chamado à ceia das bodas do Cordeiro; que os impedem de receber as vestes brancas do caráter, que é a justiça de Cristo. Ficam confusos quanto ao que é certo fazerem como cristãos. Não desejam ser considerados excêntricos, e naturalmente se inclinam a seguir o exemplo dos outros. Assim ficam sob a influência dos que nunca sentiram o toque divino no coração ou na mente.

Nessas empolgantes reuniões, seduzidos pelo encanto e pela paixão da influência humana, jovens que foram cuidadosamente instruídos a obedecer à lei de Deus são levados a se prender àqueles cuja educação tem sido um erro, e a experiência religiosa, uma fraude. Vendem-se para um cativeiro que dura por toda a vida. Enquanto viverem, ficarão embaraçados por sua união com um caráter barato e superficial, com alguém que vive para a ostentação, mas que não tem o precioso adorno interior, o ornamento de um espírito manso e humilde, que à vista de Deus é de grande preço. Ao chegarem a doença e a morte àqueles que viveram para agradar meramente a si mesmos, verificam não terem provido óleo nos vasos e nas lâmpadas e estão completamente incapacitados para terminar a história de sua vida. Assim tem sido, e assim sempre será.

Perguntamos aos que têm tido grande luz em Battle Creek: Perdeu a verdade de Deus o domínio sobre a alma? Empalideceu o ouro fino? Qual tem sido a causa desse fanatismo e desse entusiasmo? Terrível responsabilidade repousa sobre os pais amantes do mundo e egoístas, pois o pecado lhes jaz à porta. Quanto mais favorável seria se os prédios escolares que agora estão em Battle Creek estivessem bem longe da cidade, e afastados de tão grande colônia de professos observadores do sábado!


Deplorável Convicção Está Ganhando Terreno

Está ganhando terreno no mundo a convicção de que os adventistas do sétimo dia estão dando à trombeta um sonido incerto, de que estão seguindo os caminhos dos mundanos. Há em Battle Creek famílias que se estão separando de Deus, planejando contrato de casamento com os que nenhum amor têm a Deus, com os que levam vida frívola, os que nunca praticaram a abnegação, e não sabem por experiência o que significa ser colaboradores de Deus. Coisas estranhas estão sendo tramadas. Aspectos falsos do cristianismo estão sendo recebidos e ensinados, e que prendem a alma na falácia e engano. Os homens estão andando à luz das centelhas que eles mesmos acenderam. Os que amam e temem a Deus não descerão ao nível do mundo, escolhendo a companhia dos vãos e levianos. Não ficarão encantados com os homens e mulheres que não são convertidos. Eles testemunharão de Jesus e então Jesus os defenderá.


Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos. Pags. 84 - 87

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque