Seguidores

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cacau pode evitar doenças intestinais como o câncer de cólon

Para quem gosta de matérias relacionadas a saúde, talvez venha se interessar por esta.
Não é a linha edtorial deste Blog, pois nosso alvo são matérias relacionadas com a Biblia e temas sobre a volta de Jesus, mas achei a matéria interessante, por isto resolvi postá-la. a matéria saiu na revista veja, onde voce pederá ler diretamente na fonte se quiser. veja aqui 


Câncer


Cacau pode evitar doenças intestinais como o câncer de cólon

Substâncias presentes no fruto parecem ajudar a proteger o intestino e a evitar que as células cancerígenas se multipliquem
Cacau: o fruto, um dos principais ingredientes do chocolate, tem substâncias que ajudam a evitar patologias do intestino (Medioimages/Photodisc)
Comer cacau pode ajudar a prevenir problemas intestinais graves, como o câncer de cólon. Segundo pesquisa publicada no periódico Molecular Nutrition & Food Research, o fruto, principal ingrediente do chocolate, tem substâncias eficazes em proteger o intestino contra o stress oxidativo (sobrecarga de substâncias que causam prejuízos à estrutura de componentes celulares) e contra a proliferação de células cancerígenas.
Coordenada por cientistas do Instituto de Ciência, Tecnologia e Nutrição Alimentar (ICTAN, sigla em inglês), na Espanha, a pesquisa reconheceu o cacau como uma excelente fonte de substâncias que oferecem potenciais benefícios à saúde. O achado vai de encontro com o crescente interesse entre a comunidade científica para identificar alimentos capazes de prevenir doenças, o que levou os pesquisadores a categorizar o cacau como um “superalimento”.
“Por estar exposta a diferentes toxinas, a mucosa intestinal é muito suscetível a desenvolver algumas doenças”, diz María Ángeles Martín Arribas, coordenadora do estudo e pesquisadora do ICTAN. O cacau, rico em polifenóis, aparenta ter um papel importante na proteção contra essas doenças. O estudo, conduzido em ratos, confirmou pela primeira vez o potencial efeito protetor que os flavonóides do cacau têm contra o câncer de cólon.
Proteção – Por oito semanas os autores do estudo alimentaram os ratos com uma dieta enriquecida em cacau (12%), além de induzirem a carcinogênese (processo de formação do câncer). De acordo com a pesquisadora María, quatro semanas após a administração do composto químico azoximetano para a indução da carcinogênese, muco intestinal de lesões pré-malignas neoplásicas já haviam aparecido. “Essas lesões são chamadas de ‘focos de criptas aberrantes’ e são consideradas como bons marcadores para o câncer de cólon”, diz.
Os resultados do estudo demonstram que os ratos alimentados com cacau tinham um número significativamente menor de criptas no cólon induzidas pela carcinogênese. Eles tinham ainda uma melhora em suas defesas antioxidantes e uma redução nos danos oxidativos, induzidos pela presença do azoximetano nas células.
Os cientistas concluíram, então, que o efeito protetor do cacau consegue parar as vias de sinalização celular responsáveis pela proliferação celular e, assim, evitar a formação de tumores. Embora mais estudos sejam necessários para se descobrir qual composto do fruto é o responsável por tais efeitos, os autores concluíram que uma dieta rica em cacau aparenta reduzir o stress oxidativo e os riscos de câncer de cólon.
Chocolate - O cacau é um dos principais ingredientes de chocolate. É um dos alimentos mais ricos em compostos fenólicos, principalmente em flavonóides, benéficos na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer (câncer colorretal, principalmente).



Nenhum comentário:

Postagens de Destaque