Seguidores

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O CEGO BARTIMEU

uarta-feira, 16 de julho de 2008

Resultado de imagem para Imagens do cego bartimeu

Pr. Manoel Barbosa da Silva


O CEGO BARTIMEU


Marcos 10: 46-52

A vista é o dom mais precioso que temos. Deve ser muito triste a vida do cego. não poder ver os amigos, a paisagem, as flores, a pessoa amada... Trocaríamos qualquer órgão do corpo para ficar com a vista.
Bartimeu era cego.
Quem era Bartimeu? Há pouca informação sobre sua pessoa. A Bíblia informa apenas que ele era filho de Timeu e que era de Jericó
Dos quatro evangelistas três mencionam esta história. Menos João
Há aparente contradição entre os evangelistas.
Lucas e Marcos falam de um cego. Mateus fala de dois .
Mateus e Marcos dizem que Jesus saía, Lucas diz que chegava.
É possível que fosse saindo e que eram dois
As cidades antigas eram muradas e no portão principal das mesmas, havia um espaço reservado aos encontros da comunidade onde se discutiam os assuntos relacionados ao bom andamento da cidade,e também ali se vendiam os produtos colhidos nas hortas e lavouras da vizinhança, uma espécie de feira livre da cidade. era portanto um bom lugar para um cego ficar pedindo esmola
Bartimeu era dos dois cegos o líder. O que mais gritou, o que mais fez barulho para chamar atenção. Por isto ficou conhecido, o outro foi beneficiado de carona.
Quando Bartimeu pressentiu a multidão, informado que era Jesus, passou a gritar “Jesus filho de Davi, tem misericórdia de mim” O povo o ordenava que calasse. Ele gritava mais alto.”Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim”
Jesus ouviu e mandou chamá-lo. Quando ele ouviu que Jesus o chamava, deixou a capa e foi atendê-lo.
Cristo o perguntou: que queres que eu faça?
Ele respondeu. “Senhor que volte a ver”. Cristo replicou. “Vê a tua fé te salvou.”
A partir daquele momento, sua vista ficou perfeita. ....

Deste milagre aprendemos algumas lições:

1ºO mundo encontra-se cego. II Cor, 4: 3, 4.
Pessoas que se dizem cultas, procuram outras analfabetas para se benzerem ou pedir orações, não faz muito tempo o presidente Fernando Henrique atrasou o voo por quinze minutos porque uma vidente lhe escreveu dizendo que se ele viajasse naquele momento haveria um desastre, e ele supersticioso que é, deixou de viajar no horário para atender uma mãe de santo qualquer. Dar mesma forma, muitos estão errando pela vida como cegos´, por lhes faltar a verdadeira luz da palavra de Deus.

2º-Apesar de cegos nada podem fazer por si.
Bartimeu deve ter lutado muito para não ficar cego. Ele não era cego de nascença. À medida que sua vista foi perdendo na certa tomou muitos remédios, fez muito, para ver se não perdia a vista, no entanto nada resolveu.
Isto no leva a conclusão que o esforço pessoal é insuficiente para para nos trazer a visão celestial.
Esforço próprio não salva ninguém. Promessas, sacrifícios, viagens a lugares sagrados não tem valor nenhum para trazer a salvação. Mesmos os deveres religiosos Bíblicos como devolver o dízimo, guardar o sábado cuidar do corpo, e outras coisas mais, em si mesmo não tem nenhum valor nenhum para conceder a salvação.. Esta só se obtém pela fé em Cristo Jesus.

3º - Podemos e devemos clamar.
Bartimeu clamou, insistiu, acreditou, até que foi ouvido.
Clamar é uma demonstração da nossa fé. Quando oramos não mudamos a Deus, mudamos a nós mesmos. Clamar ou orar é prova de que cremos em Deus.

4º-Não devemos dar ouvidos aos que passa, e nos manda calar.
São muitos. Os parentes, os amigos, os colegas de trabalho, os vizinhos etc....
Eles usam toda forma de argumentos. A crítica, a gozação, a sutileza, as ameaças, a chantagem...
Tudo é usado para nos desviar de Cristo. São formas diferentes de nos mandar calar. O que não devemos é dar ouvido. E como bartimeu gritar mais alto ainda.

5º-Cristo nos ouve mesmo em meio à multidão.
Ele ouviu a Bartimeu lá na margem do caminho. Assim também hoje,.mesmo que estejamos à margem da vida, se clamarmos a Deus com fé, ele nos ouvirá

6º - ele nos convida a achegarmos a Ele. Assim como fez com o cego de Jericó, ainda hoje.ele diz: “vinde a mim todos os cansados e oprimidos e eu vos aliviarei.”
Nossas dificuldades, nossos problemas, nossas dores, devemos levar tudo a Jesus. Só ele tem a solução para os problemas da humanidade. Ele pode resolver seus problemas hoje mesmo.

7º - devemos deixar nossa capa.
Assim como Bartimeu deixou sua capa, que na certa o atrapalharia, se aproximar de Jesus, devemos abandonar tudo que nos afaste do nosso salvador.
A capa representa o egoísmo, o orgulho, a vaidade, os prazeres ilícitos, tudo em fim que nos afaste de Jesus.

8º - A fé é essencial para a salvação.”Atua fé te salvou”
“Sem fé é impossível agradar a Deus”
“Porque pela graça sois salvos mediante a fé e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não de obra para que ninguém se glorie”.

9º - Cristo é a luz que abre todos os entendimentos, abre todos os olhos, resolve todos os problemas.

Conclusão

Igual ao cego Bartimeu, o mundo se encontra sem luz. Só Cristo poderá resolver os problemas da humanidade. Ele esta passando. 

Precisamos clamar
Para que nos salvemos, necessário é: 
Crermos, 
clamar, 
não dar ouvido aos que passam, 
e abandonar nossa capa.

E assim veremos a Luz. Assim veremos Jesus. A nossa fé nos salvará

Resultado de imagem para Imagens do cego bartimeu

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque