Seguidores

domingo, 25 de outubro de 2015

10 Razões bíblicas para crer na trindade

10 Razões bíblicas para crer na trindade

   


Desde o séc. 4 quando houve uma enorme polarização em torno da identidade e do status de Cristo e do Espírito santo, não se via tanto interesse no assunto da divindade.
Há uma verdadeira renascença na área da “trinitologia” para criar uma palavra.
Dentre as teorias existentes nas religiões cristãs atuais há esse contrassenso:
Umas afirmam que só Jesus é Deus; outras que Jesus não é Deus e outras que aceitam Deus e Jesus, mas o Espírito santo não.
E a grande maioria crê que os 3 estão em pé de igualdade compartilhando da natureza divina, formando uma trindade. 

O tema é complexo, Agostinho (354-430) escreveu:

“Quem nega a trindade corre o risco de perder a salvação, mas quem aceita e tenta entendê-la corre o risco de perder a mente!”
Dizem que a trindade nasceu de uma especulação filosófica do platonismo ou da religião pagã, e foi introduzida no seio da igreja por Constantino (321) no concílio de Niceia.

No entanto, quem afirma isso não deve ter lido as declarações de Cristo nos evangelhos. Jesus afirmou expressamente ser 1 com Deus, e progressivamente isso ocasionou na consciência cristã, o questionamento da pluralidade de Deus Único e, portanto fez nascer a teologia trinitária.

Embora o termo não apareça na bíblia, há evidência de que o conceito é biblicamente apoiado, e se não fosse o testemunho das escrituras a igreja teria pouca motivação, necessidade ou desejo de desenvolver uma doutrina.

VAMOS ÀS EVIDÊNCIAS BÍBLICAS

Deus está acima da gramática, da matemática e da compreensão finita da mente humana.

Ele é unidade na diversidade, assim como os astros do universo, os componentes da água, da célula, e do átomo.

1| A COMBINAÇÃO DOS NOMES DE DEUS NO PLURAL COM OS VERBOS NO SINGULAR 

Nomes de Deus em hebraico: El, Elah, Eloha e Adoni são nomes singulares.
Elohim, adonai e Elohenu são nomes plurais. O termo El para designar o nome de Deus aparece 258 vezes na bíblia, Elah 95 vezes e Eloha 58 vezes.

Já Elohim, o nome plural de Deus, é usado cerca de 2.600 vezes para Deus ou deuses. Elohim é o substantivo que mais aparece no AT 2.350 vezes. 

Trata-se de um nome genérico para Deus e é empregado 930 vezes em combinação com Yahweh.
 O interessante é que, em muitos casos, Elohim aparece com o verbo no singular.

2| O USO DO PRONOME 'NÓS'

Gênesis 1:26 "E disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança"

Gênesis 3:22 "Então disse o SENHOR Deus: eis que o homem se tornou com um de nós, sabendo o bem e o mal".

Gênesis 11:7 "desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro".

Com o verbo no singular -> Isaías 6:8 "Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós?"

Perceba que para a frase fazer sentido deveria ser assim: a quem enviarei, e quem há de ir por mim? Ou então: a quem enviaremos, e que há de ir por nós?
No entanto ela está correta pela lógica de Deus por que só Ele consegue ser singular e plural ao mesmo tempo.

3| MÚLTIPLOS ELOHIM e YAHWEH NO MESMO CONTEXTO

Gênesis 19:24 "Então o SENHOR (Yahweh) fez chover enxofre e fogo, da parte do SENHOR (Yahweh) desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra.

Perceba nesse verso que um Yahweh da terra enviou fogo da parte do outro Yahweh no céu!

Salmos 45:6,7 "O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de equidade. Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros".

Isaías 48:16 "Chegai-vos a mim, ouvi isto:  Não falei em segredo, desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez, eu estava ali; e agora o Senhor JEOVÁ me enviou o seu Espírito".

Oseias 1:6,7 "E tornou ela a conceber, e deu à luz uma filha. E Deus disse: Põe lhe o nome de Lo Ruama; porque eu não tornarei mais a compadecer-me da casa de Israel, mas tudo lhe tirarei. Mas da casa de Judá me compadecerei, e os salvarei pelo SENHORseu Deus".

Esses versos mostram claramente uma parceria de Deus com Deus ao realizar determinadas obras na humanidade.

4| REFERÊNCIA A DEUS NO HEBRAICO USANDO VERBOS MODIFICADORES NO PLURAL

Literalmente Gênesis 20:13 diz: “Quando Deus (Elohim) me fizeram sair errante da casa de meu pai...

Gênesis 35:7 "E edificou ali um altar, e chamou aquele lugar El-Betel; porquanto Deus (Elohim) ali se lhe revelaram, quando fugia da face de seu irmão. 

II Samuel 7:23 "E quem há como o teu povo, como Israel, gente única na terra, a quem Deus (Elohim) foram resgatar para eles mesmos, para fazer-te nome, e para fazer-vos estas grandes e terríveis coisas à tua terra.

Essas passagens no originam hebraico estão escritas exatamente assim e se referiram a Deus como se fosse uma pluralidade!

O hebraico, assim como o árabe, além de singular e plural tem também o dual, que indica plural, mas apenas num sentido “um par” formando dois itens.
Porém em referência a Deus, nunca é usado o dual, o que indica que o nome Elohim envolve mais de duas pessoas.

5| O ANJO DO SENHOR FALANDO E AGINDO COMO YAHWEH

O ANJO DO SENHOR é mencionado 56 vezes no AT E O ANJO DE DEUS 10 vezes, em várias dessas passagens, o anjo de Yahweh aparece como distinto de Yahweh e, depois, fala em primeira pessoa como se fosse Yahweh.

CASO 1 Abraão Gênesis 22:11-17

"Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho".

Então o anjo do SENHOR bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus, E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho, Que deveras te abençoarei...

CASO 2 Moisés Êxodo 3:1,2,6

"E APASCENTAVA Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro... e apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia". (Vs2)

"Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus". (Vs6)

Afinal, era o anjo do SENHOR ou o SENHOR em si?

CASO 3 Gideão

Em Juízes 6 é relatado o chamado de Gideão Pelo Anjo Do Senhor que num primeiro momento lhe disse "... O SENHOR é contigo, homem valoroso". (Vs12) Depois: "... E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem". (Vs16)
"Viu Gideão que era o Anjo do SENHOR e disse: Ai de mim, SENHOR Deus! Pois vi o Anjo do SENHOR face a face". (Vs22)

Esse é o Anjo do Concerto

Êxodo 23:20,21 "Eis que eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado. Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu nome está nele".

Yahweh diz que o seu nome está nele, isso significa que o Anjo de Yahweh carrega a glória, o poder e a reputação de Yahweh, por que veja o que diz Isaías 42:8 "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura".

Juízes 2:1 "E SUBIU o anjo do SENHOR de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado e disse: Nunca invalidarei a minha aliança convosco.

Ou seja: O Anjo de Yahweh é um Yahweh distinto de Yahweh.
Esse Anjo é o Anjo Miguel (Cristo)

6| A SHEMA HEBRAICA PARA DESCREVER DEUS COMO UM 

Entende-se por Shema o credo dos judeus contido em Deuteronômio 6:4-9, que é recitado duas vezes ao dia por seus devotos: “Ouve, Israel, o SENHOR (Yahweh) nosso Deus (Elohenu) é o único (echad) SENHOR”.

Outras versões dizem: “O SENHOR é UM”. Isso pode sugerir complexidade na Divindade.

Como interpretar a palavra UM (echad) ou ÚNICO (echad) na passagem?

Echad pode representar três aspectos:

(a) O SENHOR é um no sentido matemático estrito e absoluto;

(b) O SENHOR é único, no sentido de que o status de Yahweh diante de outras divindades é singular;

(c) O SENHOR é uma unidade composta no sentido de que é um Deus, mas inclui mais de uma pessoa. (como telhado, cabelo, areia)

Echad é a palavra hebraica para descrever uma unidade composta, a palavra usada para descrever uma unidade absoluta é yachid.

Gênesis 2:24 "Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma (Echad) carne".

A questão fundamental na Shema não diz respeito a unidade de medida mas a unidade de devoção exclusiva e total a Yahweh.

“Ouve, ó Israel Yahweh é nosso Deus, Yahweh somente.”

7| A PESSOA DE JESUS COMO DEUS

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (Jo1:1)

Eu e o Pai somos um (Jo10:30)

."..Ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus" (Fl.2:6)

Paulo usa o termo SENHOR kirios/Grego equivalente de Yahweh/hebraico para indicar o status divino de Cristo. Além de usar o termo cerca de 180 vezes nas suas epístolas em referência a cristo, usa-o em relação ao Pai.

Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU. (João 8:58) 

"Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" (Jo14:8,9)

Veja também Colossenses 1:15-18

PROFECIAS MESSIÂNICAS


Miqueias 5:2 refere-se a Jesus como aquele: “... cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.”
Isaías 9:6 Diz que: “... o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;

Mateus 1:23  “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).”

Davi no Salmo 110:1 afirma: Disse o SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés. (Ver Heb. 1:13) Observe que Davi cita duas pessoas e ambas recebem o título de Senhor! Davi tinha dois senhores?

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro ...” Lucas 16:13 

8| NO NOVO TESTAMENTO JESUS É ADORADO COMO DEUS

Veja por exemplo em Apocalipse (19:10) (22:8,9) (5:6,13).

“Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. (Filipenses 2:9-11)

A adoração a Jesus é uma extensão da adoração a Deus. Rebaixar o status de Jesus a um ser menor que Deus é ir contra o que Ele mesmo disse, quem crer na Bíblia não tem como vê-lo assim.
Com o cristianismo dos apóstolos houve uma reelaboração do monoteísmo judaico para incluir Jesus na identidade do Deus de Israel.

9| O ESPÍRITO SANTO É APRESENTADO COMO UM AGENTE INTELIGENTE E DISTINTO DE DEUS

A Bíblia dá duas ênfases sobre o Espírito Santo:

1ª - Mais impessoal como: vento, chuva e fogo. Isso para destacar seu ilimitado poder e múltiplas atuações;

2ª - Mais pessoal e realística como: confortador,  representante de Cristo e revelador da verdade. Para essa usa-se o termo PARAKLETOS = confortador, auxiliador, consolador e ainda advogado.

João 14:16 "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador (PARAKLETOS), para que fique convosco para sempre.

I João 2:1 "MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado (PARAKLETOS) para com o Pai, Jesus Cristo, o justo".

Tanto o Espírito Santo como Jesus atuam na função de PARAKLETOS!

O Espírito santo não é uma energia como muitos pensam, é uma pessoa divina, a palavra PARAKLETOS não pode ser usada para definir uma energia ou força.

Até mesmo por que Ele:
Contende: Gn 6:3                                            
Ensina: Lc 12:12
Convence: Jo 16:8                                           
Dirige a Igreja: At 13:2
Auxilia e intercede: Rm 8:26                             
Inspira: II Pe 1:21
Tem inteligência: I cor 2:10,11                       
Poder ser contristado: Is 63:10 e Ef 4:30           
Fala: II Sam 23:2                                              
Separa e envia: At 13:2

Atos 5 "3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
4 Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus".

1 Coríntios 12:4-6 "Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos".

João também usa o pronome pessoal ELE Para o Espírito o que reforça sua personalidade: E, quando ELE vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. (João 16:8)
 ELE me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. (João 16:14).

Alguns dizem que o ESPÍRITO SANTO é o Espírito de Jesus ou de Deus, mas veremos a explicação no próximo tópico.

10| AS FÓRMULAS TRIÁDICAS NO NOVO TESTAMENTO

Lucas 3 "21 E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu; 22 - E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo".

Mateus 28:19 "Ide Portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Nos escritos de Paulo há pelo menos 14 passagens com padrão trinitário, com diferentes ordens/combinações. Estas sequências sugerem igualdade em natureza e status, embora não em função.  
Se os três aparecem no mesmo plano, então devem pertencer à mesma categoria divina. 
Romanos 15:30 “E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus”

II Coríntios 1 "21 - Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus, 22 - O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações".

Efésios 2:18 “Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito”.

ALTERNANDO OS NOMES

Observe como o Espírito Santo se distingue de Jesus e do Pai:
Atos 10:38 “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder”
Trocando a ordem: “como o Espírito Santo ungiu a Deus com Jesus de Nazaré e com poder” Faz Sentido?  Não, pois Eles são distintos!

Atos 2:32,33 “A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.”

Tente mudar a ordem também neste.

CONCLUINDO



Se compreendêssemos totalmente Deus, perderíamos o interesse por Ele e pararíamos de crescer, mas o infinito expande nossa mente limitada.

É correto, portanto, o paradoxo Bíblico de um Deus singular e plural, uno e triúno. Deus não é complicado, mas é complexo.

A trindade é Bíblica como foi visto. O Pai, O Filho e o Espírito Santo são distintos, mas não são deuses separados e concorrentes, o que seria Triteísmo.

Mais que isso, Jesus disse que podemos nos tornar um com Deus através da união espiritual (Jo 17:21)

O próprio fato de que Deus é amor (I Jo 4:8) implica que deve haver uma pluralidade na Divindade, Já que o amor somente pode existir em um relacionamento entre seres DIFERENTES EM FUNÇÕES E IGUAIS EM NATUREZA!

Click AQUI para ver esse conteúdo em slides e baixar a palestra. 

Essas informações foram extraídas de um artigo publicado por Marcos de Benedicto na Revista Adventista de Julho 2007 que pode ser acessado AQUI.


VEJA TAMBÉM

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque