segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Adventistas Nominais e Igrejas Caidas



Pr. Manoel Barbosa da Silva


“Vi que Deus tem filhos honestos entre os adventistas nominais  e as igrejas caídas, e antes que as pragas sejam derramadas, ministros e povo serão chamados a sair dessas igrejas e alegremente receberão a verdade. Satanás sabe disto, e antes que, o alto clamor da terceira mensagem angélica seja ouvido, ele suscitará um despertamento nessas corporações religiosas, a fim de que os que rejeitaram a verdade pensem que Deus está com eles”. Primeiros Escritos, pág. 261.

Uma das passagens dos escritos de Ellen White, mais impiedosamente torcida, é com certeza este texto ai acima. 

Os inimigos da igreja, que infelizmente se dizem adventistas, refiro-me aos separatistas, e incluo todas as correntes, todos os ramos, pois são dezenas. Eles tomam esta passagem a fazem a seguinte aplicação:

1      1.Dizem que os adventistas nominais são os adventistas do sétimo dia, da igreja grande, como gostam de nos chamar. Eles não são adventistas nominais, eles são genuínos, verdadeiros, eles são puros, santos, maravilhosos. E nós, somos apenas nominais, ou seja, temos nome de adventistas, mais só isto. Mais nada.

2    2.Concluem que as igrejas caídas são todas as demais igrejas evangélicas. 

3    3. Deus está chamando os crentes para sair destas igrejas. Das igrejas evangélicas, e da igreja adventista nominal, a nossa, a igreja grande, como dizem.

Para um leitor desavisado, a texto acima, cai como uma luva, no argumento deles. E com isto, muitos já abandonaram a igreja adventista do sétimo dia para se unir aos inúmeros movimentos que surgem, usando sempre o mesmo argumento. Falo inúmeros, por que há dezenas de igrejas separatistas que se dizem adventistas e todos acusam nossa igreja e consideram-se mais santos que nós.  E lá, entre eles, cada grupo considera-se mais santo que o outro. 

E todos usam este texto, como argumento, para desencaminhar os fieis 

O que Ellen White queria dizer quando falava em adventista nominal e igreja caída?  Estava fazendo uma repreensão a um estilo de vida relaxado?  Estava afirmando que os crentes sinceros e verdadeiros teriam que sair da Igreja Adventista do Sétimo Dia?  Estava ela trabalhando para  derrubar o que ela mesma ajudou, e muito, a construir? 

Ainda que o texto pareça dizer isto, na realidade, não  era isto que ela estava dizendo.

Para que haja uma melhor compreensão do texto, é necessário que conheçamos um pouco da história do início da igreja.

Igrejas caídas

 Quando se iniciou o movimento do advento, que não era a igreja adventista ainda, mas um grande despertamento religioso interdenominacional,  que pregava a volta de Jesus para aqueles dias. Movimento este, que ficou conhecido na história como movimento do advento, e seus seguidores, eram chamados de adventistas.
Estava envolvido neste movimento, pastores e membros de muitas igrejas protestantes, Batistas, Metodistas, presbiterianos, etc..
As igrejas evangélicas, em sua maioria, rejeitaram a mensagem do advento, e expulsaram de suas congregações, os fieis que aceitaram esta mensagem. A estas igrejas, Ellen White, chamou de igrejas caídas.  A interpretação oficial é que, em relação às três mensagens angélicas do apocalipse 14,  o cumprimento da mensagem do segundo anjo às igrejas que desprezaram a mensagem do advento.
 Ou seja: as igrejas caídas são,  realmente, todas as igrejas que se levantaram contra a mensagem adventista. Destas, os fieis devem sair.

E, adventistas nominais, quem são?

Após 22 de outubro de 1844, após o grande desapontamento, aqueles que pertenciam ao grande movimento, desorientados por que Jesus não veio, dividiram-se. Muitos voltaram para suas igrejas de origem, outros foram para o mundo, outros continuaram marcando datas, e outros fundaram outras igrejas, algumas com o nome de adventistas, outras não.  Mas, a maioria,  contra a doutrina da lei de Deus e do sábado.
 A estes, Ellen White chamava-os de adventistas nominais.

Entre os grupos, que fizeram parte do movimento do advento, e passaram pelo grande desapontamento, dois se destacam no cenário evangélico  a até hoje. A igreja de Deus e as Testemunhas de Jeová. 

É claro que naquela época, eles não tinham estes nomes, tudo era começo, tudo era confuso. A maioria deles era contra ter nome e organização.  Só com o passar do tempo é que eles foram se organizando, e tomando nome e estrutura eclesiástica. Eram adventistas, por que fizeram parte do movimento do advento, mas nada tinham a ver com a Igreja Adventista do Sétimo Dia atual. Eram Adventistas Nominais

Só um pouco permaneceu firme esperando a volta de Jesus, ensinando a guarda dos mandamentos de Deus e observar o santo dia do sábado. Estes são os chamados remanescentes. 

Foi com muita luta e oração que este grupo, remanescente  tomou forma e se organizou, e se tornou o que é hoje, a igreja Adventista do Sétimo Dia.  Entre os que ficaram conosco, muitos também eram contra a organização eclesiástica, alguns contra dízimo; outros não aceitavam o testemunho do Espírito de Profecia, e alguns pregavam a teoria da porta fechada, e  outros eram contra a doutrina da Trindade, e etc., mas, com o tempo, e as orientações da serva de Deus, esses problemas passaram e a igreja é hoje esta organização mundial.

Portanto, Ellen White nunca disse que a Igreja Adventista do Sétimo Dia, é igreja nominal, nem disse que os fieis deveriam sair dela. Ela nunca trabalhou contra a igreja que ajudou fundar, e permaneceu fiel a ela, até a morte, e deixou seu acervo literário a esta igreja. Seus filhos e netos permaneceram fieis a esta igreja até hoje.  
É bom lembrar que Ellen White morreu em 1915, e o movimento reformista na Alemanha, começou em 1914, um ano antes de Ellen White morrer. Se Deus suscitou outra igreja mais pura, por que esta se tornou nominal, e precisamos sair dela;  conclui-se que Ellen White se contradisse, pois escreveu para sair da igreja nominal e Ela mesma não saiu...
Igreja Adventista Nominal, amigos,  não é a Igreja Adventista do Sétimo Dia, são os adventistas dominguistas, os que rejeitaram a mensagem do sábado e não creem no Espírito de Profecia. Eram também chamados, por Ellen White,  de adventistas do primeiro dia. Nada a ver conosco.

Características desses adventistas

1.     1.Eram chamados de adventistas nominais.

Vi que Deus tem filhos honestos entre os adventistas nominais e as igrejas caídas, e antes que as pragas sejam derramadas, ministros e povo serão chamados a sair dessas igrejas... Primeiros escritos 261 

2.    2. Eram contrários à organização

Havia, no entanto, entre nosso povo um forte sentimento contrário à organização. Os adventistas do primeiro dia opunham-se à organização, e a maior parte dos adventistas do sétimo dia entretinham as mesmas ideias. Igreja remanescente Pag. 22

3  3.. Também chamados de adventistas do primeiro dia

Havia, no entanto, entre nosso povo um forte sentimento contrário à organização. Os adventistas do primeiro dia opunham-se à organização, e a maior parte dos adventistas do sétimo dia entretinham as mesmas ideias.

4  4.  Tentaram refutar a verdade  do sábado.

Isso enfureceu as igrejas e os adventistas nominais, pois não podiam refutar a verdade do sábado. Primeiros escritos Pag. 33

55. Acusavam Ellen White de fanática 

    Por outro lado, os adventistas nominais acusavam-me de fanatismo e eu era por alguns, falsa e impiamente representada como sendo líder do fanatismo que eu estava na realidade trabalhando para corrigir. Primeiros escritos Pag. 22

Pelo que se pode ver, o texto acima mencionado, não é, e nunca foi um chamado para sair da Igreja Adventista do Sétimo Dia.  Quem o usa para desviar os sinceros desta igreja, está torcendo o sentido do mesmo e trabalhando de acordo com satanás.

Usar o texto para acusar a igreja adventista, ou é ignorância, ou muita maldade
.
Reações: 

Postagens de Destaque