quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Pregação Profética que Atrai a Atenção

Chamar a Atenção Para as Profecias
Devem os seguidores de Cristo associar-se num poderoso esforço para chamar a atenção do mundo para as profecias da Palavra de Deus que se cumprem rapidamente. Manuscrito 38, 1905.

Só a Profecia Tem a Resposta Para as Perguntas de Pessoas Pensantes

As profecias que o grande EU SOU tem dado em Sua Palavra, unindo elo com elo na cadeia dos acontecimentos da eternidade no passado à eternidade no futuro, dizem-nos onde estamos hoje na sucessão dos séculos, e o que se pode esperar no tempo por vir. Tudo o que a profecia tem predito que haveria de acontecer, até o presente, tem tomado lugar nas páginas da História, e podemos estar certos de que tudo quanto ainda está por suceder será cumprido no seu devido tempo.
Hoje os sinais dos tempos declaram que estamos no limiar de grandes e solenes eventos. Tudo em nosso mundo está em agitação. Ante nossos olhos cumprem-se as profecias do Salvador, de acontecimentos que precederiam Sua vinda. "E ouvireis de guerras e de rumores de guerras. ... Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares." Mat. 24:6 e 7.
O tempo presente é de dominante interesse para todos os viventes. Governadores e estadistas, homens que ocupam posições de confiança e autoridade, homens e mulheres pensantes de todas as classes, têm fixa a sua atenção nos fatos que se desenrolam em redor de nós.Acham-se a observar as relações tensas e inquietas que existem entre as nações. Observam a intensidade que está tomando posse de todo o elemento terrestre, e reconhecem que algo de grande e decisivo está para ocorrer, ou seja, que o mundo se encontra à beira de uma crise estupenda.
A Bíblia, e a Bíblia só, permite uma visão correta dessas coisas. Nela estão reveladas as grandes cenas finais da história de nosso mundo, acontecimentos que já estão lançando suas primeiras sombras, o som de cuja aproximação fazendo tremer a Terra, e o coração dos homens desmaiando de terror. Profetas e Reis, págs. 536 e 537.

Dar à Trombeta Sonido Certo
Muitos há que não compreendem as profecias referentes aos nossos dias, e precisam ser esclarecidos. É dever, tanto do vigia como do leigo, dar a trombeta sonido certo. Sede fervorosos, "clama em alta voz, não te detenhas, levanta a voz como a trombeta e anuncia ao Meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados". Isa. 58:1. Carta 1, 1875.

Acumular as Nítidas Verdades Proféticas
Os perigos dos últimos dias estão sobre nós, e por nosso trabalho devemos advertir o povo do perigo em que está. Não deixeis que as cenas solenes que a profecia tem revelado sejam deixadas por tocar. Se nosso povo estivesse meio desperto, se reconhecesse a proximidade dos acontecimentos descritos no Apocalipse, realizar-se-ia uma reforma em nossas igrejas, e muitos mais creriam na mensagem.
Não temos tempo a perder; Deus apela para que vigiemos pelas almas como aqueles que devem dar contas. Promovei novos princípios e entremeai a evidente verdade. Será como uma espada de dois gumes. Mas não sejais prontos demais a assumir uma atitude de controvérsia. Há ocasiões em que devemos ficar quietos e ver a salvação de Deus. Deixemos que Daniel fale; que fale o Apocalipse e digam a verdade. Mas seja qual for o aspecto do assunto apresentado, elevai a Jesus como o centro de toda a esperança, "a Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da Manhã". Apoc. 22:16. Testemunhos Para Ministros, pág. 118.

De Maneira Nova e Impressiva
Não permitais que o ensino se processe em forma insossa, abstrata, como tem-no sido em muitos casos, mas apresentai as verdades da Palavra de Deus de maneira nova e impressiva. ...
O livro do Apocalipse deve ser aberto perante o público. A muitos lhes foi ensinado que é um livro selado; mas está selado unicamente para quem rejeita a luz e a verdade. A verdade que contém deve ser proclamada, a fim de que as pessoas tenham uma oportunidade de preparar-se para os acontecimentos que logo ocorrerão. A mensagem do terceiro anjo deve ser apresentada como a única esperança de salvação de um mundo que perece. Carta 87, 1896.

As Três Mensagens São Importantes
O tema da maior importância é a mensagem do terceiro anjo, que abrange as mensagens do primeiro e do segundo anjos. Todos deverão compreender as verdades contidas nessas mensagens e demonstrá-las na vida diária, pois isso é essencial para a salvação. Teremos que estudar com empenho e com oração, a fim de compreender estas grandes verdades; e à capacidade de apreender e compreender será imposto o máximo de esforço. Carta 97, 1902.

A Profecia, o Alicerce de Nossa Fé

Os pastores devem apresentar a firme palavra da profecia como o fundamento da fé dos adventistas do sétimo dia. As profecias de Daniel e Apocalipse devem ser cuidadosamente estudadas e, em ligação com elas, as palavras: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." João 1:29.
O capítulo vinte e quatro de Mateus é-me apresentado repetidamente como devendo ser exposto à atenção de todos. Vivemos atualmente no tempo em que as predições deste capítulo se estão cumprindo. Expliquem nossos pastores e mestres essas profecias àqueles que estão instruindo. Deixem fora de seus discursos assuntos de menor importância, e apresentem as verdades que hão de decidir o destino das almas. Obreiros Evangélicos, pág. 148.

Verdades Importantes Para Todos
Temos que proclamar ao mundo as grandes e solenes verdades do Apocalipse. Estas verdades têm que entrar nos próprios desígnios e princípios da igreja de Deus. É pronunciada uma bênção sobre quem presta a devida consideração a esta comunicação. A bênção é prometida para estimular o estudo desse livro. Não devemos, de maneira alguma, cansar-nos de examiná-lo por motivo de seus símbolos aparentemente místicos. Cristo nos pode dar a compreensão. ...
Deve haver estudo mais aprimorado e mais diligente do Apocalipse, e apresentação mais fervorosa das verdades que contém - verdades que concernem a todos quantos vivem nestes últimos dias. Manuscrito 105, 1902.

Uma Mensagem Para Todo o Mundo
A visão que Cristo apresentou a João, apresentando os mandamentos de Deus e a fé de Jesus, deve ser definidamente proclamada a todas as nações, povos e línguas. As igrejas que são representadas por Babilônia, são apresentadas como tendo caído de seu estado espiritual para se tornarem um poder perseguidor contra os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo. Esse poder perseguidor é representado a João como tendo chifres de cordeiro mas falando como dragão. Testemunhos Para Ministros, pág. 117.

Recebendo o Apoio da Congregação

As reuniões do irmão ______ eram bem freqüentadas, e o público lhe escutava as palavras com atento interesse; o interesse continuou de princípio ao fim. Com a Bíblia na mão, e alicerçando os seus argumentos na Palavra de Deus, o irmão ______ lhes descreveu as profecias de Daniel e do Apocalipse. Poucas eram as suas próprias palavras; ele fazia com que as próprias Escrituras explicassem a verdade às pessoas. Depois de apresentar-lhes a verdade, o Pastor ______ arrancava de seu auditório uma manifestação de opinião, "Agora", dizia ele, "os que reconhecem ser verdade o que estou a dizer, levantem a mão"; e, em apoio, muitas mãos foram levantadas. Mal posso descrever-vos o interesse que o seu trabalho suscitou. Carta 400, 1906.

Atitude Moderna Para com a Verdade Profética
Como na antiguidade, ao claro testemunho da Palavra de Deus opunha-se a indagação: "Têm crido alguns dos príncipes ou dos fariseus?" E, vendo quão difícil tarefa era refutar os argumentos aduzidos dos períodos proféticos, muitos desencorajavam o estudo das profecias, ensinando que os livros proféticos estavam selados, e não deveriam ser compreendidos. Multidões, confiando implicitamente nos pastores, recusaram-se a ouvir a advertência; e outros, ainda que convictos da verdade, não ousavam confessá-la para não ser "expulsos da sinagoga". A mensagem que Deus enviara para provar e purificar a igreja revelou com muita evidência quão grande era o número dos que haviam posto a afeição neste mundo ao invés de em Cristo. Os laços que os ligavam à Terra, mostravam-se mais fortes do que as atrações ao Céu. Preferiam ouvir a voz da sabedoria mundana, e desviavam-se da probante mensagem da verdade. O Grande Conflito, pág. 380.

Versado em Todos os Pontos da História Profética
Os jovens que desejam dedicar-se ao ministério, ou que já o fizeram, devem familiarizar-se com todos os pontos da história profética, e todas as lições dadas por Cristo. Obreiros Evangélicos, pág. 98.

Maior Luz Sobre as Profecias
Maior luz brilhará sobre todas as grandes verdades da profecia, e serão compreendidas com vivacidade e brilho, porque os radiantes raios do Sol da Justiça iluminarão todo o conjunto.
Cremos nós que estamos chegando à crise, que estamos vivendo mesmo nas últimas cenas da história da Terra? Despertaremos agora para fazer a obra que este tempo requer, ou esperaremos até que nos atinjam as coisas que tenho apresentado? Manuscrito 18, 1888.

Profecias Já Esclarecidas
O Senhor deseja que todos Lhe compreendam o trato providencial agora, precisamente agora, no tempo em que vivemos. Não deve haver longas discussões que apresentem teorias novas atinentes às profecias que Deus já esclareceu. A grande obra, de que a alma não deve ser desviada agora, é a consideração de nossa segurança pessoal à vista de Deus. Estão os nossos pés firmados na Rocha dos séculos? Estamo-nos abrigando em nosso único Refúgio? Com fúria inexorável aproxima-se a tormenta. Estamos nós preparados para enfrentá-la? Somos nós um com Cristo, assim como Ele é um com o Pai? Somos nós herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo? Estamos nós trabalhando em comunhão de interesses com Cristo? Manuscrito 32a, 1896.

Ensinar as Lições de Cristo
O apóstolo apresenta uma solene incumbência a todo ministro do evangelho. Ele os conjura, perante Deus e o Senhor Jesus Cristo, que julgará os vivos e os mortos, a pregarem a Palavra, e não devem dar preferência unicamente às profecias e às porções controversas das Escrituras, mas as maiores e mais importantes lições que nos são dadas, são as que nos foram dadas pelo próprio Jesus Cristo. Manuscrito 13, 1888.

Ellen White
Evangelismo Pag. 196

Postagens de Destaque