quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Resultado de imagem para imagens de faixas etárias.

CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Crescimento em Cristo
Caminho a Cristo Pág. 67


"E o Senhor vos aumente e faça crescer em caridade uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco; para confortar o vosso coração, para que sejais irrepreensíveis em santidade de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os Seus santos." I Tess. 3:12 e 13.

“Mas seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”.
Efésios. 4:15


O sonho de todo o casal é ter filhos. Especialmente as mulheres, elas sonham com o privilegio de ser mãe. E nada é mais prazeroso do que ter um filho.
Se é bom ter filhos, melhor ainda é ver o crescimento, e o desenvolvimento físico e intelectual dos mesmos. Quando a criança começa a falar, e andar é lindo. Toda bobagem que eles dizem para os pais é algo muito importante. As mães não cansam de contar as amigas as tiradas dos filhos, o que eles dizem ou fazem é motivo de comentários.
Deve ser um desapontamento muito grande para um casal ter um filho que não se desenvolve. A criança nasce, e o tempo passa e ele, nunca anda, nunca fala nunca cresse.
Outros até que fisicamente cressem porem o desenvolvimento mental não acompanha o físico, torna-se um homenzarrão com atitudes de criança.

Resultado de imagem para imagens de faixas etárias.


São várias as faixas etárias do ser humano

Bebê, infância, juvenil, adolescência, juventude, adulta e velhice.
Destas sete fases, cinco o homem depende de outros para sobreviver.
O bebê não sobrevive sozinho.
O infante também não.
O juvenil e o adolescente podem até sobreviver porem com muita dificuldade
E na velhice o homem volta outra vez a depender de terceiros para terminar seus dias.
Portanto as duas fases melhores da vida são: a juventude e a adulta
O bebê é dependente de tudo. Só come e dorme.
A criança só brinca e pergunta. Que é isto? Que é aquilo? Ou então, por quê? Por quê? Por quê?
O juvenil e o adolescente passam pela fase da preguiça e da revolta. Não querem trabalhar nem aceitam autoridade. Brigam constantemente com os irmãos, discordam dos pais, dos professores, dos mais velhos, e acham que sabem tudo da vida, e tem solução pra tudo no mundo. Só que não querem fazer nada. Para eles a vida se resume em dormir, passear, discordar e brigar.
São os jovens que tem o poder de mudar o mundo. Quase todas as grandes transformações do mundo nasceram na mente de jovens sonhadores, e batalhadores. Não é por acaso que os exércitos só alistam jovens para suas forças.
Na fase adulta o homem, preserva as conquistas realizadas quando era jovem. Na fase adulta o homem aperfeiçoa os métodos, ensina os mais jovens o segredo da vitória, motiva os mais novos a lutar e vencer, e ele mesmo torna-se um vencedor.
Já na velhice o homem recorda as conquistas, conta aos mais novos seus dias de gloria, e diz:: “no meu tempo era bem melhor. Essa juventude de hoje é muito fraca. No nosso tempo...”.

Na vida espiritual acontece o mesmo. Encontramos na igreja todas as fases da vida física. Estas fases não coincidem com as fases da vida, não tem nada a ver com idade, mas com amadurecimento espiritual. Há cristãos que tem pouco tempo de batizados e já são adultos e outros que estão na igreja a trinta anos e ainda não crianças espirituais, ou adolescentes revoltados.
Resultado de imagem para imagens de faixas etárias.

QUAL É TUA IDADE ESPIRITUAL?

BEBÊS
Muitos há que nascem, porém não crescem. Tornam-se eternos bebes espirituais, sempre dependentes dos outros para sobreviver. Passaram pelo novo nascimento, porem tornaram-se um deficiente espiritual. Se não for bem cuidado morrem.
Para estes há um conselho na bíblia. Heb. 5: 12,13.

CRIANÇAS
Há também os infantis espirituais. Só querem brincar, e perguntar. Por quê? Por quê? E acreditam em tudo o que lhe dizem. Qualquer resposta eles aceitam. Estes são fáceis de ser enganados.
Deus também tem um conselho para os meninos da igreja. I Co. 13: 11.Efésios 4: 14, 15.

ADOLESCENTES
Os adolescentes espirituais são aqueles que estão sempre questionando e revoltado com alguma coisa na igreja. E quase sempre estão brigando com alguém. Não gostam de fazer trabalho missionário, não se envolvem com nada, porem acham que sabe tudo e tem uma solução pra tudo, só que não agem. Apenas falam. São críticos, maledicentes e encrenqueiros.
Qual o conselho de Deus para estes?. II Tim 2: 14.-17.

JOVENS
Os jovens são aqueles que estão sempre dispostos a fazer o trabalho de Deus. Não tem nada a ver com a idade física. E a disposição. E com alegria que realizam suas tarefas. Sempre acreditam que vai dar certo. Nunca estão cansados nem com preguiça. São estes que fazem a igreja andar.
Deus se agrada muito dos jovens e tem palavras de animo para os mesmos. I João 2: 14. I Pe. 5: 5-11.

João 15:4 e 5. Sois justamente tão dependentes de Cristo, para viver uma vida santa, como a vara é dependente do tronco para crescer e dar fruto. Separados dEle não tendes vida. Não tendes poder algum para resistir à tentação ou crescer em graça e santidade. Permanecendo nEle, florescereis. Derivando dEle a vossa vida, não haveis de murchar nem ser estéreis. Sereis como árvore plantada junto a ribeiros de água.

Consagrai-vos a Deus pela manhã; fazei disto vossa primeira tarefa. Seja vossa oração: "Toma-me, Senhor, para ser Teu inteiramente. Aos Teus pés deponho todos os meus projetos. Usa-me hoje em Teu serviço. Permanece comigo, e permite que toda a minha obra se faça em Ti." Esta é uma questão diária. Cada manhã consagrai-vos a Deus para esse dia. Submetei-Lhe todos os vossos planos, para que se executem ou deixem de se executar, conforme o indique a Sua providência. Assim dia a dia podereis entregar às mãos de Deus a vossa vida, e assim ela se moldará mais e mais segundo a vida de Cristo.
Caminho a cristo pág 70


ADULTOS
Os adultos (Homens e Mulheres) são os esteios da igreja. São eles que dão estabilidade e orientam os jovens. São os adultos espirituais, que sustentam as doutrinas e fortalecem o corpo espiritual de cristo. Há muita responsabilidade nesta fase espiritual por isto Deus escreveu muito aos homens e mulheres da igreja.
Efesios 4: 22-24

Como a flor se volve para o Sol, para que os seus brilhantes raios a ajudem a desenvolver a beleza e simetria, assim devemos nós volver-nos para o Sol da justiça, a fim de que a luz do Céu incida sobre nós e nosso caráter seja desenvolvido à semelhança de Cristo.
Jesus ensina isso mesmo quando diz: "Estai em Mim, e Eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em Mim. ... Sem Mim nada podereis

VELHOS

Há dois tipos de velhos. Há os velhos jovens, e os velhos, velhos. Assim como também há os jovens, jovens, e jovens velhos.
Jovens, jovens, são aqueles que são entusiastas, que lutam que acreditam que fazem as coisas a acontecer. Já os jovens velhos são aquele jovens apenas no físico, pois na alma são mais velhos que Matusalém.
Da mesma forma os velhos jovens, na idade são velhos, no espírito são jovens, estão sempre abertos as mudanças, estão sempre acreditando, o tempo passa porem eles continuam o mesmo.
Já os velhos, velhos, são aqueles que já desanimaram. Entregaram os pontos. Não acreditam em mais nada tanto no físico quanto na alma estão no fim da vida. Quase morrendo.
Deus tem ama mensagem para os velhos. Isaías 46: 3,4,9.

Tendo-vos entregue a Deus, crestes que Ele, por amor de Cristo, fez tudo isto por vós. Pela fé viestes a pertencer a Cristo, pela fé deveis nEle crescer - dando e recebendo. Deveis dar tudo - vosso coração, vossa vontade, vosso serviço - dar-vos, a vós mesmos, a Ele, para Lhe obedecerdes em tudo o que de vós requer; e deveis receber tudo - Cristo, a plenitude de todas as bênçãos, para habitar em vosso coração, para ser vossa força, vossa justiça, vosso ajudador constante - a fim de vos dar poder para obedecerdes.

Qual é a tua idade espiritual?


És tu um velho rabugento, apesar de ter poucos anos de vida e muito menos ainda de batizado?

Ou és um cristão adolescente que só sabe criticar reclamar e brigar com os companheiros?

Ainda és um bebe? Por quê?... És novo na fé ou é um deficiente espiritual?... O tempo passa e nunca te desenvolve?

Que Deus nos ajude a ser jovens espirituais e adultos responsáveis. Pois são estes que fazem a igreja progredir. É com estes que Jesus conta para a pregação do evangelho.

Amém 

Postagens de Destaque